Política de Análises

Processo de Análises

As análises do Eurogamer.pt dizem-lhe se gostamos ou não de algo e porquê. As nossas análises visam dotá-lo de informação, análise e contexto suficientes para decidir se vai ou não achar um jogo interessante.

Selecionamos jogos para análise com base no que achamos que lhe interessará - quer seja em termos de qualidade, conteúdo ou perfil do jogo.

Selecionamos os responsáveis pelas análises com base na sua experiência com uma série, jogo, género ou plataforma, mas sempre com o objetivo de equilibrar o conhecimento especializado com uma compreensão mais ampla dos jogos e do design do jogo.

A análise é discutida com um editor ou editores antes da publicação, mas continua a ser o julgamento profissional responsável pela análise. As classificações (ver abaixo) são estabelecidas pelo responsável pela análise; os editores podem propor alterações às mesmas mas estas só são feitas com o acordo do responsável pela análise.

Contamos que os nossos autores passem tempo suficiente com um jogo para o compreender intimamente, mas esta não é uma ciência exata e as exigências dos diferentes jogos variam muito. Confiamos e esperamos que os nossos responsáveis pelas análises façam julgamentos informados sobre o que é apropriado. Esta situação é também influenciada pela disponibilidade de materiais para análise; podemos atrasar uma análise se não estivermos satisfeitos com o tempo disponível.

O que analisamos, e quando

Apenas analisamos jogos a partir de cópias comercializadas, ou versões que são idênticas a uma cópia comercial do jogo. Não analisamos a partir de "código debug" de pré-lançamento, ou de versões alfa ou beta.

Uma vez que só analisamos cópias comercializadas, os jogos raramente, se é que alguma vez, serão analisados a partir dos eventos de análise das editoras. Podemos mesmo assim assistir a estes eventos para efeitos de outras coberturas.

Faremos todos os esforços para assegurar que a nossa experiência de um jogo corresponda à da maioria dos jogadores - por exemplo, aplicando atualizações de "primeiro dia" sempre que seja relevante.

Para assegurar ainda mais que a nossa experiência corresponda à dos jogadores, só analisamos jogos que requerem uma ligação à Internet após o seu lançamento e que tenham um número de jogadores plenamente representativo.

Se um jogo não requer uma ligação à Internet, mas julgamos que as funcionalidades online são de importância crucial para a maioria dos jogadores, também o analisaremos após o seu lançamento com uma população de jogadores totalmente representativa.

Nos casos acima referidos, o calendário de análise ficará ao nosso critério, mas deverá ser o mais cedo possível enquanto se procura ser minucioso e representativo. Ao atrasar uma análise até depois do lançamento, publicaremos frequentemente as impressões iniciais antes do lançamento, ou tão perto do lançamento quanto for possível, se não houver acesso antecipado.

Apenas analisamos versões de lançamentos públicos e comerciais de jogos. Não publicamos análises completas de jogos na versão alfa ou beta (embora possamos escrever artigos que sujeitem estes jogos a níveis apropriados de escrutínio). Podemos analisar versões "Early Access" de jogos que estejam comercialmente disponíveis, se o considerarmos apropriado. Quando os jogos são lançados como séries episódicas, apenas publicaremos uma análise detalhada da série completa - embora possamos publicar impressões de episódios individuais, especialmente o primeiro.

Procuramos sempre publicar análises credíveis que não necessitemos que sejam atualizadas. Se as circunstâncias de um jogo mudarem num detalhe específico mas importante, podemos atualizar uma análise ou alterar a nossa classificação, mas estes casos serão excecionais. Se as circunstâncias de um jogo mudarem de forma mais geral e altamente significativa, poderemos publicar uma nova análise completa.

Por vezes analisamos produtos e meios de comunicação relacionados com videojogos: por exemplo, livros, jogos de tabuleiro e filmes. Estas análises não utilizam o nosso classificação por estrelas.

Como cortesia para com os criadores e editores de videojogos, notificá-los-emos de quaisquer classificação por estrelas que os seus jogos tenham recebido - mas apenas após o processo de análise estar concluído e até 24 horas antes da publicação. Não divulgamos o texto de uma análise antes da publicação.

A classificação por estrelas do Eurogamer e a forma como avaliamos os jogos

Desde 10 de maio de 2023, o Eurogamer Portugal utiliza um sistema de classificação padrão de cinco estrelas.

A vantagem dos sistemas de cinco estrelas é que são em grande parte autoexplicativos - mas há alguns pontos a ter em conta.

Os jogos são diferentes dos outros meios de comunicação, ocupando um espaço invulgar entre os produtos de consumo que podem ocasionalmente não cumprir as suas tarefas básicas - como, por exemplo, as impressoras - e as obras de expressão artística, como o cinema, a música ou a literatura, que são pensadas apenas pelo seu mérito artístico. As pessoas não tendem a preocupar-se com o número de páginas viradas dos seus livros, pelo menos que saibamos.

De um modo geral, vemos os jogos como uma forma única de cultura e meios de entretenimento, e analisamo-los como tal. Uma vez que os objetivos dos jogos podem variar muito, voltamos sempre à explicação original acima: avaliamos os jogos com base no mérito do que estão a tentar fazer e no sucesso que têm. Não pretendemos fazer uma análise de um produto à moda antiga, e achamos que não o devemos fazer.

Acreditamos numa abordagem de senso comum à classificação por estrelas, em vez de fornecer limites ou definições claras de um jogo para o outro. As comparações são inevitáveis, mas vale a pena lembrar que as classificações por estrelas não são um sistema de classificação que coloca um jogo acima ou abaixo de outro - os jogos são um meio demasiado vasto para isso, e são simplesmente demasiados. Cada análise é uma avaliação de um jogo nos seus próprios termos, sendo que as estrelas dão uma visão global da opinião geral.

Em caso de dúvida, vale a pena rever as palavras da própria avaliação, que são o motivo do número de estrelas atribuído. Também continuamos a fornecer um breve resumo de uma frase em cada avaliação.

Em termos gerais, as nossas classificações por estrelas podem ser consideradas da seguinte forma:

5 Estrelas significa o melhor dos melhores, indo ao cerne do que os videojogos podem e devem ser. Não significa "sem falhas", mas significa que ultrapassa os limites do género ou do meio, ou que é um exemplo verdadeiramente excecional. Só esperamos ver uma mão-cheia de jogos 5 estrelas todos os anos.

Os jogos de 4 Estrelas são aqueles que se destacam da maioria dos outros jogos geralmente competentes como algo particularmente digno de nota. Têm de ter algo de especial, mesmo que, no geral, tenham algumas falhas. Poderás ver algumas análises de 4 estrelas - isso deve-se simplesmente ao facto de, ao procurarmos jogos para analisar para além dos grandes lançamentos habituais, tentarmos escolher e descobrir os que esperamos que sejam excelentes. Encaramos isso como parte do nosso trabalho!

As análises de 3 Estrelas variam entre o moderado e o positivo, para uma grande variedade de jogos que simplesmente não conseguem dar o salto qualitativo. Pode tratar-se de um esforço polido e funcional que não faz nada de particularmente interessante, de um ano pouco inspirado para uma série de jogos anuais que, na sua maioria, é excelente, ou mesmo de um conceito brilhante que acaba por ter resultados mistos na prática. Fundamentalmente, 3 estrelas deve ser visto como uma avaliação mediana, mista ou positiva - não é uma avaliação negativa ou "má".

Os jogos de 2 Estrelas são aqueles em que os aspetos negativos começam a ultrapassar os positivos, por exemplo, quando as ideias são especialmente pouco inspiradas, ou quando algo pouco imaginativo é também problemático ou desajeitado na prática. Isto não significa que estes jogos não possuam qualidades redentoras ou mesmo muito interessantes - apenas que estão demasiado escondidas.

Jogos com 1 Estrela são principalmente aqueles que têm falhas graves de design, tecnologia ou conceito, são abertamente ofensivos, ou apenas profundamente desagradáveis de jogar - defeitos que os tornam impossíveis de recomendar para gastar o teu dinheiro ou tempo. Felizmente, jogos deste género são muito raros.

Anteriores sistemas de avaliação

Até 10 de fevereiro de 2015, o Eurogamer.pt pontuava os jogos numa escala de 10. Entre esta data e 10 de maio de 2023, utilizámos um sistema de selos de recomendação.

Não convertemos as nossas antigas análises dos sistemas anteriores para o nosso sistema atual. Enquanto utilizámos os selos de recomendação, transferimos uma classificação de cinco estrelas para o Google, com o objetivo de manter uma presença de alto nível nos resultados de pesquisa. No entanto, para evitar dúvidas, as avaliações desse período devem ser consideradas apenas de acordo com o sistema de selos.

Para que seja possível compreender as nossas avaliações mais antigas, eis como o anterior sistema de selos funcionava:

Jogos Recomendados são exatamente isso. São os jogos que achamos mais interessantes, mais emocionantes e mais divertidos; os jogos para os quais queremos chamar a vossa atenção.

Jogos Obrigatórios são os melhores dos melhores. São jogos que nos emocionam profundamente, que chegam ao cerne do que os videojogos podem e devem ser. Prevemos apenas ver um pequeno número de jogos Obrigatórios todos os anos.

A Evitar não é tanto para jogos que não são do nosso gosto, mas para jogos que têm sérias falhas no design, tecnologia ou conceito - falhas que os tornam impossíveis de recomendar para que gastem o vosso dinheiro ou tempo. Mais uma vez, esperamos utilizar este selo muito raramente.

Muitos jogos não serão etiquetados com nenhum destes selos. Isto não significa que pensamos que sejam maus jogos. Cobrirão um espectro bastante amplo de qualidade, mas tipicamente serão jogos com algumas qualidades para os recomendar, mas sobre os quais temos reservas. Essas reservas serão significativas, mas talvez não suficientemente significativas para dissuadir os jogadores com um interesse particular no jogo.