Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Youtube pode impedir upload de vídeos na Europa

Alerta os criadores de conteúdos para o perigo do Artigo 13.

A Google publicou ontem no blog de criadores do Youtube um alerta para todos os utilizadores europeus do serviço, avisando que, devido ao Artigo 13 da nova legislação de direitos de autor aprovado pelo Parlamento Europeu, poderá impedir o upload de vídeos para a plataforma por parte de pequenos utilizadores.

"O Artigo 13, tal como está escrito, ameaça terminar a possibilidade de milhões de pessoas - de criadores como tu a utilizadores comuns - de fazer upload para plataformas como o Youtube," foi escrito no blog do Youtube.

"E ameaça bloquear os utilizadores na Europa de visualizar conteúdo que já está publicado nos canais dos criadores. Isto incluí a incrível biblioteca de vídeos com conteúdo educacional, tais como aulas de línguas, tutoriais de física e outros vídeos de como fazer."

Mas o que diz realmente o Artigo 13? Basicamente, as grandes plataformas como o Youtube, Facebook, Twitter, entre outras, "devem tomar medidas para assegurar o funcionamento dos acordos realizados com os titulares de direitos para o uso dos seus trabalhos".

Devido à maior responsabilidade que o Parlamento Europeu quer colocar nas plataformas que albergam conteúdos com direitos de autor, a Google não quer correr o risco de permitir que pequenos utilizadores realizem uploads de vídeos para o Youtube, isto porque "as plataformas seriam directamente responsáveis por esses conteúdos."

"A legislação é uma ameaça para o teu sustento e a tua possibilidade de partilhares a tua voz com o mundo. E, se implementada tal como foi proposta, o Artigo 13 ameaça centenas de milhares de empregos, criadores da Europa, negócios, artistas e todos os que empregam."

"A proposta poderá forçar plataformas com o Youtube a permitir conteúdo apenas de um pequeno número de grandes companhias. Seria demasiado arriscado para as plataformas albergar conteúdo de pequenos criadores de conteúdos, porque as plataformas seriam directamente responsáveis por esses conteúdos."

"Seria demasiado arriscado para as plataformas albergar conteúdo de pequenos criadores de conteúdos"

A Google afirma que reconhece a importância dos titulares de direitos serem recompensados, explicando que já implementou o Content ID e uma plataforma para pagar a todos os titulares.

Qual é a tua posição perante o Artigo 13 e a ameaça do Youtube de impedir os uploads de vídeos na Europa para praticamente todos os utilizadores?

Sobre o Autor

Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Comentários