Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Xiaomi 12S Ultra promete revolucionar a fotografia nos smartphones

Tem uma lente gigante na parte traseira.

A Xiaomi apresentou hoje o seu novo smartphone topo de gama, o Xiaomi 12S Ultra. Desenvolvido em parceria com a Leica, empresa alemã conhecida pelas suas câmeras e lentes, promete entregar um novo patamar de qualidade no que toca à fotografia e vídeo em smartphones.

Na parte traseira do smartphone destaca-se a enorme lente esférica 8P, que segundo a Xiaomi, promete "dar resposta às questões fotográficas comuns, tais como o excesso de luz, o ghosting e a aberração cromática". A lente tem um revestimento anti-encadeamento, bem como revestimento de tinta de borda de lente, material copolímero de olefinas cíclico, e filtro de luz infravermelha com tecnologia de revestimento de spin.

Nas definições da câmera, os utilizadores podem escolher dois perfis de imagem: o "Leica Authentic Look" e o "Leica Vibrant Look" para maior liberdade criativa. O primeiro ajuda a acrescentar uma sensação de tridimensionalidade às fotografias pela captação da luz e sombras; o segundo é um modo para "capturar a emoção do momento".

A câmera grande angular usa o sensor IMX 989 1 da Sony

A Xiaomi e a Leica quiseram criar um smartphone que se aproxima das câmeras profissionais. Para esse efeito, escolheram o sensor IMX 989 1 da Sony, que reduz o ruído, alarga o alcance dinâmico, e aumenta a quantidade de luz captada em condições de pouca luz. Nos modelos inferiores, nomeadamente o 12S e 12S Pro, o sensor usado é o IMX 707, também da Sony.

As specs da câmera do Xiaomi 12 Ultra.

O 12S Ultra também se destaca por ser o primeiro dispositivo Android a suportar a gravação e reprodução de vídeo em Dolby Vision HDR, prometendo cores mais ricas, contrastes maiores, e detalhes que saltam à vista. Para complementar o pacote, está o estabilizador HyperOIS, que "utiliza o intervalo entre dois fotogramas para conduzir o motor OIS à sua posição original, dando a cada fotograma uma gama completa e eficaz de estabilização".

A edição profissional das fotografias captadas pelos smartphones da série 12S será mais fácil graças ao suporte para o formato RAW de 10 bits, calibrado pela Adobe Labs. Recorrendo a programas de edição como o Adobe Lightroom, o software Adobe Camera RAW vai optimizar automaticamente as fotografias com base em meta-dados.

Dois chips para ajudar a melhorar a bateria

Não é só no departamento fotográfico que a Xiaomi se esmerou. O 12S Ultra tem dois chips Xiaomi Surge: o Xiaomi Surge P1 chipset de carga rápida e o Xiaomi Surge G1 chipset de gestão de baterias. Combinados, prometem ajudar a prolongar a bateria. Há suporte para carregamento rápido com fios de 67W, carregamento rápido sem fios de 50W, e carregamento sem fios invertido de 10W.

As specs gerais do Xiaomi 12 Ultra.

Nas especificações, o Xiaomi 12S Ultra tem um Snapdragon® 8+ Gen 1, que comparativamente ao Snapdragon® 8 Gen 1, apresenta uma área central 21% mais pequena, melhoria de 10% no desempenho do CPU e GPU, e 30% de maior eficiência energética, o que reduz o consumo de energia e produção de calor.

Para alcançar uma maior eficiência energética, a Xiaomi implementou um novo sistema de dissipação de calor com líquido, que funciona de forma semelhante ao processo que as folhas de uma planta utilizam para absorver água. Há uma série de canais que bombeiam activamente líquido de refrigeração condensado no lado oposto das áreas quentes, o que melhora consideravelmente a eficiência, diz a Xiaomi.

Ecrã AMOLED com 6.73 polegadas

O ecrã do 12S Ultra é tão impressionante como a restante tecnologia referida até agora. A Xiaomi diz que o ecrã é feito com um "material E5 luminescente que proporciona um nível profissional de detalhe, brilho e desempenho de cor". O pico de luminosidade é de 1500 nits. Quanto a resolução e taxa de actualização, o ecrã tem 2K (1440 x 2560 pixeis) e 120 Hz.

Em termos de dimensões, o Xiaomi 12S é o mais compacto. Tanto o 12S Ultra como o 12S Pro têm as mesmas dimensões. O 12S apresenta ecrã de 6.28 polegadas, mas retém as especificações dos modelos maiores.

Xiaomi 12S Ultra - Quando estará disponível e onde comprar?

O plano da Xiaomi passa por lançar o 12S Ultra e restantes modelos desta linha exclusivamente na China Continental. Os smartphones estão disponíveis a partir de hoje, sendo que o modelo 12S Ultra custa cerca de 1150 euros na configuração inicial de 8GB de RAM e 256 GB de armazenamento.

Como nota final, a Xiaomi sublinha que a parceria com a Leica continuará a longo prazo, o que significa que os outros mercados irão eventualmente receber outros smartphones que tiram proveito da tecnologia óptica da Leica.

Sobre o Autor

Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Comentários