Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

WiiWare e DSiWare

O guia de acesso às duas plataformas!

Uma das principais características que a presente geração de consolas vem consolidando é a distribuição de conteúdos digitais exclusivos por intermédio de plataformas virtuais integradas numa área on-line da consola. A Nintendo Wii há mais de um ano que beneficia do WiiWare e a mesma estrutura tem agora reduto na portátil DSI através do DSIWare. Estas plataformas de acesso a conteúdos exclusivos, tendo como notas salientes um esquema próprio de utilização (geralmente através de cartões de pontos) e preços económicos, não concorrem com os sistemas de venda tradicional de retalho. Há um sentido de complemento na oferta gerada e por outra banda permite a muitos produtores da indústria dos jogos, perante a falta de recursos indispensáveis para colocar uma peça de software no mercado, encontrar uma válvula de escape como forma de concretizarem muitas e brilhantes ideias.

Num prévio artigo reportámos a importância que a Nintendo está a dar aos serviços WiiWare e DSIWare, consciente do interesse manifestado pelos destinatários e também pela adesão de várias personalidades que não enjeitam a possibilidade de concretizar valiosos triunfos. A criatividade associa-se a uma vertente independente, abrindo um novo manto de experiências. Desta vez, porém, pretendemos dar conta da forma como podem aceder e beneficiar de uma miríade de conteúdos exclusivos a partir destas plataformas virtuais.

WiiWare – um imenso cabaz de novos jogos ao dispor

O WiiWare está inserido no Wii Shop Channel e oferece uma vasta gama de jogos compatíveis com diferentes faixas etárias, ao mesmo tempo que podem ser desfrutados através de diferentes características dos mecanismos de controlo. Abundam os géneros em presença; deste jogos de índole clássica, passando por conceitos minimalistas estimulantes, não faltam aventuras e jogos de puzzle concebidos a pensar nas valências da máquina.

LostWinds: Winter of the Melodias desenvolvido pela Frontier, promete renovar a experiência a partir da mudança das estações.

Para adquirirem estes jogos necessitam de pontos Nintendo, disponibilizados através de cartões colocados à venda nos habituais locais de venda a retalho, no Wii Shop Channel ou até no site da Nintendo Portugal caso sejam membros do clube Nintendo. Na posse desse cartão beneficiam de um apreciável pecúlio de pontos que pode ser trocado pelos jogos.

Para dar uso ao WiiWare a primeira coisa que deverão fazer, caso ainda não o tenham feito, é ligar a consola à rede. O processo de conexão é assistido, dado através de passos simples, assim que acedem às definições da máquina e estabelecem uma conexão à internet. Em breves instantes a máquina deverá detectar a existência de uma rede sem fios que possuam e ficará imediatamente ligada. Recordámos que para dúvidas ou dificuldades no processo de ligação, poderão consultar o sítio da Nintendo Portugal que providencia assistência.

Tendo a consola ligada à rede poderão desde logo entrar no Wii Shop Channel que funciona como uma espécie de grande área on-line que providencia acesso aos conteúdos online, nomeadamente da Virtual Console e daquilo que agora queremos, o WiiWare. Seleccionando esta opção são encaminhados para as recentes novidades. Para lá das recentes entradas na lista podem percorrer todos os jogos disponibilizados desde a inauguração do WiiWare. Os preços dos jogos variam entre os 500 e os 2000 pontos Nintendo.

Os títulos descarregados perfilam-se na área dos canais Wii.

Lembrámos que podem adquirir cartões de pontos em forma física nos habituais vendedores a retalho, no Wii shop channel, solicitando o acrescento de pontos, ou então, se forem sócios do Clube Nintendo, no respectivo site da Nintendo Portugal. Com os pontos em titularidade (há-os desde 1000 a 3000 pontos) poderão descarregar os vossos jogos mais desejados e começar a desfrutar dos mesmos que aparecerão como um canal no menu inicial da Wii.

DSiWare – nova família de jogos em forma de portátil

A implementação da DSiWare permite o acesso a novas aplicações e novos jogos que alteram a forma como é utilizado o sistema, principalmente depois de acederem ao browser da internet, o DSi browser, permitindo surfar pela rede ao mesmo tempo que se estabelece a ligação à DSiWare e se beneficia de uma ampla oferta de conteúdos.

Os pontos Nintendo tanto servem para a Wii como para a DS.

O processo de ligação à DSiWare exige, tal como sucede com a Wii, a ligação da consola à rede sem fios. A ligação é simples de estabelecer, assistida, com a vantagem da utilização da stylus no ecrã táctil para seleccionar as devidas opções e a partir do momento que a consola estiver conectada poderão aceder à Nintendo DSi Shop. Lá encontrarão a DSiWare. Poderão escolher os jogos do vosso agrado e comprá-los a partir dos pontos Nintendo que tenham em posse. No caso da portátil da Nintendo o sistema de obtenção de pontos Nintendo é em tudo similar ao da Wii, com a particularidade do recurso à DSi Shop para adquirir pontos estando a consola ligada à rede.

Todas as semanas são acrescentadas novidades às plataformas WiiWare e DSiware. Consolida-se a experiência de jogo através de novas abordagens aos géneros clássicos, entre outras ofertas refrescantes, inovadoras e projectadas à especificidade da Wii e DS. A margem de progressão destas plataformas é grande. Os produtores têm interesse em tomar a dianteira, encontrar uma nova forma de fazer negócio, mas sobretudo gerar ideias que possam colher de agrado os jogadores.

Para vos ajudar a descobrir e conhecer melhor as duas plataformas on-line estamos a oferecer 5 Nintendo Points Cards de 2000 pontos. Poderão descarregar aplicações e os tão almejados jogos.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Related topics
Sobre o Autor
Vítor Alexandre avatar

Vítor Alexandre

Redator

Adepto de automóveis é assim por direito o nosso piloto de serviço. Mas o Vítor é outro que não falha um bom old school e é adepto ferrenho das novas produções criativas. Para além de que é corredor de Maratona. Mas não esquece os pastéis de Fão.

Comentários