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Wii U: retro-compatibilidade penaliza jogadores PAL

Menos opções, sinais AV com erros - O Digital Foundry investiga.

A Sony e a Microsoft podem ter voltado as costas às suas consolas mais velhas, mas a abordagem da Nintendo com a Wii U é refrescantemente diferente. Apesar da nova consola conseguir correr títulos HD de atual geração, as suas bases técnicas foram desenhadas para acomodarem completa retro-compatibilidade com a velha Wii de 2006. Qualquer e todos os títulos Wii e periféricos correm na nova consola. Infelizmente nem tudo são boas notícias - porque nos nossos testes descobrimos um número de problemas relacionados com a apresentação que podem persuadir puristas a manterem a sua consola.

As primeiras impressões sugerem que temos mesmo uma experiência retro-compatível completa, com a adicional vantagem de os que jogam pela primeira vez conseguirem correr os seus jogos Wii com a precisão digital sem perda de qualidade oferecida por um sinal HDMI. Mas também podemos dizer que isto é basicamente a única vantagem oferecida pela nova consola - e a experiência até pode ser abaixo de óptima devido ao sinal fixo de RGB de alcance limitado, que produz cores deslavadas em muitos ecrãs.

Testamos a retro-compatibilidade numa Wii U PAL com dois tipos de jogo teste diferentes. Primeiro, Resident Evil 4 Wii Edition - escolhido pelo seu suporte 480p/PAL60. Para aumentar o seu apelo está o facto de nunca o termos jogado e o seu preço de usado de apenas 6 euros para tornar tudo melhor. A este acrescentamos o aclamado MadWorld do Platinum Games, uma peça insana e fantástica de ultra-violência que conseguimos em segunda mão por apenas 4 euros (ambos vindos da Cash Converters no Reino Unido, para os interessados). Optamos por este devido ao original não apresentar suporte para scan progressivo - uns 576i com bordas era a única opção - e queríamos ver o que o sinal HDMI apenas progressivo da Wii U iria fazer quando confrontado com o material interlaçado.

Os resultados são intrigantes. Numa unidade PAL, onde 480p e PAL60 eram suportados nos originais, a WII U automática opta por este esquema em HDMI - quer o jogador queira ou não. Apesar de acharmos ser algo lógico, o facto é que alguns jogadores Wii preferem usar 576i. Título optimizados para PAL podem sofrer no rácio de fotogramas, mas compensam com 17 por cento mais resolução. O que fica claro é que as escolhas que tinham na consola velha ficam de fora na Wii U quando nem existe qualquer razão para o programa não ter sido desenhado para agradar a todos.

"Importantes opções AV são omitidas do menu Wii, a consola PAL não é capaz de fazer upscale para resoluções HD ou correr em scan progressivo através de componentes - um problema que não parece afetar a consola NTSC."

A Wii U força-te a iniciar o modo Wii para aceder a jogos mais velhos. Uma versão inferiorizada do menu de sistema Wii é usada, com opções limitadas comparado com a consola original.

A situação também é curiosa para títulos onde não existe suporte para scan progressivo no original. Apesar das definições de sistema estarem bloqueadas nos 480p, a Wii corre estes jogos 576i a 576p a 50Hz, não interlaçando o sinal na hora. A qualidade geral do não interlace não é muito má, mas, similar a consolas PlayStation 3 retro-compatíveis, existe um brilho perceptível no detalhe fino onde a interpolação não produz exatamente o resultado correto. Jogos como MadWorld - que não tem qualquer aumento na resolução - permanecem em letterbox e num rácio de aspeto esborrachado, mesmo quando um código bem simples poderia ter sido introduzido para verificar bordas PAL e voltar a aumentar a imagem de acordo.

No geral, apesar o problema do RGB de alcance limitado e do facto de não poderes escolher entre 60Hz ou optimizações PAL, a retro-compatiblidade Wii via HDMI funciona muito bem. Tendo acertado isso, decidimos tentar o sinal componente para uma amostra de retro-compatibilidade sem os problemas de RGB de alcance limitado apresentados pelo sinal digital. No entanto, achamos que as opções de definição de ecrã no menu de sistema Wii U PAL parece não ter qualquer impacto no sinal que a unidade produz ao passar para o modo retro-compatível. Na nossa unidade Inglesa, ficamos restritos apenas a 576i - sem PAL60, sem 480p, ambos suportados na consola Wii original. Não conseguimos testar em pleno isto na nossa unidade NTSC devido à falta de jogos (apesar de termos um jogo para testar na nossa Wii Mini Canadiana de análise) mas o menu Wii em si faz scale para resoluções HD via componente portanto temos poucas dúvidas que os jogos também o suportem. Estranhamente, jogadores PAL não HDMI são penalizados por razões que não conseguimos propriamente explicar.

Outros problemas na retro-compatibilidade surgem ao lidar com a Virtual Console. Para começar, transferir compras da Wii para a Wii U é um procedimento bizarro. O processo envolve transferir a ferramenta de transferência tanto na Wii U como na velha Wii. Tens então que preparar um cartão SD (com pelo menos 512MB de espaço) na Wii U e depois inserir na consola velha. Depois tens que o por de novo na Wii U e copiar todos os dados. Estranhamente, precisas ter acesso à internet para completar o processo. Um dos nossos colegas ficou imensamente frustrado por falhar sempre o passo final desta estranha operação, com a própria Wii U a não oferecer qualquer explicação para o problema que poderia haver, e problemas de rede acabaram por ser o problema. Também um pouco irritante é que apesar da consola ter 32GB de memória flash, os limites de armazenamento interno da Wii são os mesmos parcos 512MB que tínhamos de aturar na consola original.

"Como esperado, não existe o gerar de uma mágica resolução HD nativa em HDMI, mas o upscaling de 480p e a conversão de jogos 576i é gerida muito bem."

Eis como o scaler da Wii U (e no caso de MadWorld, do não interlaçador) processa jogos Wii. As resoluções SD da Wii U a 720x480 ou 720x576 com o scaling da HDTV que saem numa resolução 16:9 - algo que fizemos aqui no Photoshop (juntamente com conversão de cor de limitado para RGB de alcance completo). Todos os jogos Wii tem algum grau de letterbox, o que passa para a retro-compatibilidade Wii U, enquanto artefatos do não interlace podem ser vistos na caixa de diálogo em MadWorld no topo à direita. Carreguem para imagens de resolução completa.

Um par de mais palavras de aviso - tenham em conta que a Wii U podem ter completa retro-compatibilidade com a Wii mas a GameCube não é suportada. Se estás a usar um brilhante comando GameCube nos teus jogos VC, vais de precisar comprar um comando clássico ou de preferência um comando clássico Pro para os jogar na Wii U. Hackers já conseguiram correr código GC na Wii U via hack à retro-compatibilidade, sugerindo que a consola é perfeitamente capaz de correr jogos GameCube, mas a falta de um interface físico com o velho comando é o ponto que se destaca. Surpreendente - e aborrecido - é que não existe qualquer suporte para o GamePad Wii U ou para o Comando Pro nos jogos Virtual Console, portanto não surpreende que a tua coleção retro não corre no ecrã do tablet - mesmo pena. AO invés disso, jogos VC compatíveis com a Wii U vão ser lançados no futuro e isto vai incluir jogos GameCube.

Tendo em conta o quão fundamental a retro-compatibilidade é para o design geral do equipamento Wii U, ficamos ambíguos e um pouco desapontados quanto à implementação da Nintendo aqui. O que os jogadores tem é o absoluto mínimo, com os jogadores PAL em particular forçados a aturar com um número de bizarros problemas que achamos difíceis de acreditar não terem sido verificados nas fases iniciais do desenvolvimento do SO. Apenas podemos esperar que a Nintendo corrija isto mais cedo do que tarde. E quando o fizerem, uma opção RGB de alcance completo e a capacidade de correr vídeo através de HDMI e audio através da entrada AV seria útil.

No entanto, frustrações e desapontamentos à parte, ficamos genuinamente surpresos com o preço dos jogos Wii usados atualmente - e isto oferece uma interessante oportunidade para donos da nova consola que nunca compraram a consola anterior. Olhem para lá dos pixeis gigantes e existe uma libraria substancial de grandes jogos que podes encontrar por preços fenomenais - um extra altamente cativante que merece mais investigação para novos donos da Wii U.

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Sobre o Autor
Richard Leadbetter avatar

Richard Leadbetter

Technology Editor, Digital Foundry

Rich has been a games journalist since the days of 16-bit and specialises in technical analysis. He's commonly known around Eurogamer as the Blacksmith of the Future.
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