Passar para o conteúdo principal

We Were Here: FriendShip - Testa a tua amizade

Puzzles a dois.

Com vários puzzles criativos e desafiantes que vão meter à prova a tua capacidade de raciocínio, a curta longevidade é o único senão de We Were Here: FriendShip.

We Were Here: FriendShip é o mais recente título da longa franquia de jogos de puzzle mas, desta feita, o estúdio decidiu optar por uma alternativa bastante distinta: criar um jogo bastante pequeno, com pouco mais de uma hora de duração, mas torná-lo gratuito temporariamente, cobrando a módica quantia de € 3,99 após o término deste período.

Assim sendo, We Were Here: FriendShip funciona quase como uma demo glorificada, servindo como ponto de entrada para a saga e dando-a a conhecer a um possível maior número de jogadores. De facto, após terminar FriendShip, fiquei com vontade de jogar os restantes jogos e penso que este foi o raciocínio do estúdio Total Mayhem Games.

Uma mistura de It Takes Two e Sea of Thieves

Mas o que é We Were Here: FriendShip? De forma sucinta, trata-se de um jogo de puzzles cooperativos em que tu e um parceiro terão de resolver uma série de desafios em conjunto. O jogo lembra vagamente It Takes Two, com um look reminiscente de Sea of Thieves, e um foco maior em quebra-cabeças onde não pode faltar a comunicação e o trabalho de equipa.

Este maldito puzzle...

Olhemos para o primeiro puzzle que é apresentado: as duas personagens vão desembocar em salas bem distintas, uma com uma série de botões e outra com uma série de símbolos. Tal como já deves estar a presumir, o jogador com os símbolos precisa de transmiti-los ao seu parceiro de maneira a que o último possa premi-los na ordem correta. A comunicação é essencial porque não tens acesso àquilo que a outra pessoa está a ver, sendo necessário descrever os arredores por walkie talkies que as personagens carregam.

A dificuldade dos puzzles cresce exponencialmente à medida que a tua jornada prossegue e todos eles são criativos e desafiantes à sua maneira; alguns envolvem rapidez e timing, outros coordenação e perspicácia, e o final é uma verdadeira tour de force, com um dos jogadores “bêbado” e o outro a ter de guiá-lo por um percurso de obstáculos.

Uma aventura bem pequena, mas divertida

Ao resolveres cada um dos puzzles, e mediante a tua prestação, és galardoado com um bilhete de bronze, de prata ou de ouro. Em alguns puzzles, obter a melhor classificação não é nada fácil e vai obrigar a que ambos os jogadores estejam em perfeita sintonia; num puzzle específico que mais parecia uma versão colorida de xadrez, tentámos tudo o que nos foi possível para obter a melhor classificação, mas, infelizmente, o máximo que conseguimos foi prata.

Tens de guiar o teu colega bêbedo.

Ao entrares numa sala, nunca é propriamente óbvio o que tens de fazer, mas isso é um dos trunfos do jogo: quando finalmente montas o puzzle na tua cabeça e alcanças o tão desejado momento EUREKA, a descarga de endorfinas no cérebro é intensa (e ligeiramente viciante!). É pena o jogo terminar tão rapidamente, mas suponho que esse tenha sido o propósito desde a génese do título.

Assim sendo, We Were Here: FriendShip é um ótimo jogo para aqueles jogadores que gostam de puzzles, “escape rooms” e afins. Caso tenhas um amigo, familiar ou companheiro disponível para esta aventura, será certamente uma hora muito bem passada em que os vossos neurónios terão de trabalhar ao máximo. Um verdadeiro teste à vossa amizade.

Prós: Contras:
  • Puzzles muito criativos e desafiantes
  • O jogo é temporariamente gratuito
  • Gráficos bonitos e com muita personalidade
  • Duração de pouco mais de uma hora

Lê também