Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Warren Spector critica jogos como Uncharted por quererem ser um filme e não tirar proveito deste formato

Heavy Rain e Walking Dead também foram visados.

Warren Spector, respeitado veterano que nos deu o Deus EX original e Epic Mickey, acredita que jogos como Uncharted, Heavy Rain ou The Walking Dead do Telltale não tiram proveito desta indústria.

Numa apresentação no evento PAX Australia, Spector revelou não acreditar que muitos jogos actuais façam uso do que chama de "narrativa colaborativa" e que estes estúdios estariam melhor a realizar filmes ao invés de jogos. Spector acredita que os jogos deveriam permitir "autoria partilhada" já que é algo que somente este formato permite.

"Se apenas queres exibir o quão esperto és, sai dos videojogos! Vai fazer um filme ou algo assim porque é o que deverias estar a fazer," disse Spector.

Para Spector jogos como Uncharted são de 'baixa expressão' pois não permitem muita interacção por parte do jogador enquanto aqueles jogos que apresentam muita liberdade de escolha, são os jogos de 'média e alta expressão'.

Spector diz que Uncharted limita em demasia a forma como o jogador se pode expressar, que permite que o jogador siga um percurso previamente traçado. "É uma boa história - melhor do que alguma vez contarei num jogo - mas não é a história de um jogador; não é a tua história."

Sobre The Walking Dead, que diz ser fã, acredita que é de 'média expressão' já que as escolhas são escolhas de design e não de jogador. Tudo está pré-escrito e desenhado algures e as consequências não se fazem sentir fora do que estava programado.

Read this next