Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

VRR da PlayStation 5 permite enormes ganhos em performance

Spider-Man, Ratchet & Clank, Village e mais.

Foi a meio deste semana que a Sony finalmente desbloqueou a funcionalidade VRR (Variable Refresh Rate) para a sua consola PlayStation 5, e já começam a surgir dados bem interessantes, obrigado wccftech.

O VRR permite finalmente aos jogadores tirarem partido dos seus ecrãs capazes de suportar a tecnologia, e dessa forma desfrutar dos jogos com uma maior qualidade em termos de desempenho.

Os primeiros testes já começaram surgir, o YouTuber El Analista De Bits deitou as mãos à massa e realizou testes em jogos que receberam uma atualização para tirar partido do Variable Refresh Rate da PS5.

Ele testou vários jogos, como Marvel's Spider-Man Remastered, Marvel's Spider-Man: Miles Morales, Ratchet & Clank: Rift Apart, Resident Evil Village e Devil May Cry V Special Edition.

Os dois jogos da Insomniac Games, Spider-Man Remastered e Miles Morales, o bloqueio dos fotogramas é removido, permitindo dessa forma uma subida no desempenho nos vários modos visuais.

Spider-Man Remastered vai até aos 96FPS no modo RT Performance, no modo Fidelidade que corre a 4k consegue ir até aos 59FPS, grandes ganhos quando originalmente este modo corria a 30FPS bloqueados.

Já Miles Morales mostra ganhos menos significativos, com 70FPS no seu Modo Desempenho a 4K ou no Modo Desempenho RT. Estes ganhos menos significativos devem-se ao facto do jogo ser mais detalhado, com visuais mais exuberantes que Marvel's Spider-Man Remastered.

Por seu lado, Resident Evil Village é dos jogos que não teve uma remoção do bloqueio dos fotogramas, continua bloqueado a 60FPS, mas o El Analista De Bits relata que existe uma grande redução no stuttering e input lag com a ativação do VRR.

O grande exclusivo PlayStation 5 Ratchet & Clank: Rift Apart é um dos que mais ganha com a implementação do VRR. Os fotogramas são desbloqueados, e no Modo Desempenho RT consegue ir até a uns impressionantes 110FPS. No Modo de Fidelidade a 4K os ganhos são novamente enormes, consegue chegar muito perto dos 60FPS quando originalmente estava bloqueado a 30FPS.

Já experimentaste os teus jogos com VRR (Variable Refresh Rate) na tua PlayStation 5?

Sobre o Autor
Adolfo Soares avatar

Adolfo Soares

Director

É o nosso homem do PC, por isso qualquer coisa é com ele. É também responsável pelo Eurogamer, bem como dá uma perna nas notícias.

Comentários