Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Vejam o jogo cancelado de Daredevil

Deveria ter sido lançado em 2003. O que aconteceu?

Sabiam que um jogo de Daredevil chegou a estar em produção antes do lançamento do filme de 2003? A história de como o jogo foi concebido, e depois cancelado, é contada pelo Unseen64, que se dedica a desenterrar jogos que nunca viram a luz do dia.

O jogo de Daredevil, que agora é uma personagem conhecida graças à série do Netflix, estava a ser produzido no estúdio 5000ft, sediado no estado do Nevada. O estúdio aproveitou a licença da Marvel, em meados de 2000, estava a conceder as suas licenças para serem usadas nos videojogos.

Inicialmente, Daredevil seria lançado para a PlayStation 2 e seria uma espécie de compilação dos melhores momentos da banda desenhada, mas a escala do projecto aumentou quando se descobriu que a Sony estava a fazer um filme. Decididos a capitalizar no filme, o estúdio e a sua editora Encore optaram por lançar o jogo também para PC e Xbox. Também ficou decidido que o jogo seria agora em mundo-aberto.

As complicações começaram a surgir depois de uma reunião com o departamento da Sony que aprovada os lançamentos para a PlayStation 2. Enquanto a Microsoft deu liberdade ao estúdio para fazer o jogo como entendesse, a Sony quis interferir na produção e começou a sugerir a implantação de ideias, nomeadamente um sistema de grinding semelhante ao que encontramos no jogo Tony Hawk Pro Skater.

"A Sony quis interferir na produção e começou a sugerir a implantação de ideias"

A escolha do motor do jogo também trouxe mais problemas ao estúdio. A ideia era usar o Renderware, o motor da Criterion usado em Burnout e Grand Theft Auto III, mas a Encore, a editora do jogo, não quis pagar a licença do motor. O estúdio optou então por usar a base de software usada para construir o Renderware e criar o seu próprio motor de jogo.

No entanto, estas decisões, como o aumento da escala e a criação de um motor de jogo próprio, envolveu contratar novas pessoas para o estúdio, que cresceu de 12 para cerca de 50 pessoas. Foi assim que começaram a surgir problemas internos. Um desses problemas era o abuso de drogas por parte de alguns trabalhadores, que se aproveitaram da atitude relaxada por parte das pessoas que geriam o estúdio.

Além do abuso de drogas, começaram a haver discussões entre as diferentes equipas, isto devido aos problemas do motor do jogo. Cada uma das equipas lutava pelo controlo criativo, e eventualmente a escala do jogo foi cortada, passando de mundo-aberto para níveis lineares. No entanto, apesar de todas as dificuldades, o jogo estava pronto para ser lançado.

Contudo, nos últimos seis meses de produção, a Marvel não aprovou o projecto, acreditando que o jogo deveria respeitar melhor as origens da personagem. Ao tentar agradar tanto à Sony como a Marvel, o estúdio acabou por se afastar da ideia original para o jogo, o que no final o condenou.

Ver no Youtube

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Sobre o Autor
Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.
Comentários