Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Unity recua em parte dos planos em cobrar aos criadores por cada instalação

Mas a fúria continua.

Image credit: Unity

A Unity decidiu recuar em parte das medidas anunciadas para obter uma parte da receita sempre que alguém efetua o download de um jogo criado com o seu motor de jogo.

Como seria de esperar, os criadores não gostaram nada da ideia e após a chuva de críticas, os líderes da Unity decidiram reunir-se para discutir algumas das principais preocupações demonstradas.

Inicialmente, a Unity anunciou o plano para cobrar uma pequena comissão sempre que um utilizador instala um jogo Unity, agora diz que isto mudou e apenas cobrará essa comissão na primeira vez que o jogo é instalado.

No entanto, mantém a sua política de cobrir uma comissão sempre que um jogo é instalado, pela primeira vez, num novo dispositivo, mesmo que seja o mesmo jogador a efetuar múltiplas instalações.

No caso de jogos desenvolvidos com o Unity e disponíveis em serviços como o PS Plus e Game Pass, a Unity diz que ao invés de cobrar ao criador do jogo, passará a cobrar à dona do serviço.

Isto significa que sempre que um novo jogador efetua o download de um jogo Unity no Game Pass ou PS Plus, a Microsoft ou a Sony terão de pagar uma comissão à Unity.

A resposta da esmagadora maioria dos criadores foi extremamente negativa e muitos já falam em mudar para o Unreal.

Read this next