Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

ToeJam & Earl quase que foram mascotes da SEGA

Mas foram considerados demasiado americanizados.

A dupla ToeJam & Earl, protagonistas dos jogos ToeJam & Earl da Mega Drive, podiam ter sido as mascotes da Sega, no entanto a companhia descartou os personagens por serem demasiado relaxados e americanizados.

A revelação veio através do livro Service Games: The Rise and Fall of Sega, de Sam Pettus, que conta que a companhia optou por escolher Sonic como a sua mascote oficial em detrimento dos alienígenas.

A Sega precisava de uma mascote para fazer frente a Mario da Nintendo e Alex Kidd não tinha conseguido fazer frente ao famoso canalizador.

As guerras de consolas da atualidade parece uma brincadeira de meninos, se compararmos com as do início da década de 90:

Ver no Youtube

Pettus explicou que Hayao Nakayama, o então presidente da Sega, esteve muito perto de escolher a dupla de personagens. "Foram apresentadas várias propostas e muitas foram rejeitadas," adiantou Pettus, destacando que uma das ideias "mais próximas de ser aceite foi a de um americano."

"A proposta do programador Mark Voorsanger era a de uma dupla de alienígenas 'funkadélicos' chamados ToeJam e Earl, que tinham um ar muito cool. Nakayama gostou da ideia e do jogo, mas tinha dois problemas: O primeiro era que ToeJam e Earl eram demasiado relaxados para a sua sensibilidade. O segundo era que eram demasiado americanizados na sua concepção. Foi um esforço enorme, mas Nakayama queria uma mascote que apelasse a nível mundial."

Apesar de terem sido descartados como mascotes da Sega, foram considerados personagens apelativos e foi aprovado o desenvolvimento dos jogos baseados na dupla.

Ver no Youtube

Quanto ao resto da história, se quiserem saber mais podem passar por aqui para ler o interessante artigo.

Read this next