Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Todd Howard diz que Starfield tem poucos bugs

Diz que fizeram um trabalho incrível.

Image credit: Bethesda/Microsoft

O mais recente projeto da Bethesda, Starfield, causou um enorme impacto na indústria dos videojogos, bateu os recordes do estúdio e alcançou marcos extraordinários, tendo ultrapassado a marca de mais de 10 milhões de jogadores. O diretor da Xbox Game Studios, Matt Booty, estava confiante de que Starfield seria o título de lançamento da Bethesda com menos bugs, e as primeiras críticas, de quem teve acesso muito antecipado ao jogo, corroboram esta afirmação e parecem fazer eco deste sentimento.

O diretor do jogo Starfield, Todd Howard, explicou como é que a equipa conseguiu alcançar o feito de um lançamento com poucos bugs. Esta declaração foi feita durante um episódio recente do podcast Game Maker's Notebook da AIAS, trazido pelo Wccftech. Howard atribuiu o mérito aos testes exaustivos realizados por toda a equipa, que começaram durante a última época natalícia de 2022, quando os responsáveis pelo desenvolvimento foram autorizados a jogar Starfield em casa. O objetivo era simples: garantir que Starfield estivesse o mais polido possível antes do lançamento.

Howard admitiu que, embora o jogo não seja perfeito e vá receber atualizações para corrigir quaisquer problemas remanescentes, a equipa conseguiu atingir um nível de qualidade satisfatório. Apesar da escala gigantesca de Starfield, a dedicação e o trabalho árduo dos responsáveis pelo desenvolvimento valeu a pena, resultando num lançamento relativamente suave, especialmente nas consolas, onde a otimização do desempenho foi uma grande preocupação.

Uma das principais estratégias utilizadas foi uma compreensão profunda dos tipos de erros que o jogo podia gerar e a identificação de padrões para os resolver de forma proactiva. Foram utilizados sistemas automatizados para analisar cada recanto do mundo do jogo, identificando problemas de desempenho, crashes e outros problemas para que a equipa de desenvolvimento se concentrasse neles. Esta abordagem sistemática permitiu à equipa resolver os potenciais problemas antes que os jogadores os encontrassem.

O design de Starfield também incorpora a flexibilidade necessária para atualizações e expansões após o lançamento. A Bethesda está ciente da popularidade duradoura dos seus jogos e tenciona apoiar Starfield com novos conteúdos e melhorias ao longo dos anos. O comportamento dos jogadores em títulos anteriores da Bethesda mostrou que estes jogos têm uma vida útil prolongada e a equipa de desenvolvimento quer estar bem preparada para a longevidade de Starfield.

Read this next