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Tim Schafer acredita que os jogadores sentem saudades dos jogos difíceis e sem tutoriais

O patrão da Double Fine contou que algumas editoras pedem para que se façam jogos mais fáceis.

Tim Schafer, o criador de jogos como Grim Fandango, Psychonauts e Broken Age, falou em entrevista com o US Gamer sobre a dificuldade no design dos videojogos, onde comentou que uma das partes mais agradáveis num jogo é não saber o que fazer ao chegar a um puzzle ou obstáculo.

Apesar disso ele contou que quando apresenta os seus jogos às editoras, muitas delas aconselham a ele retirar secções onde os jogadores tenham que puxar mais pela cabeça.

"Lembro-me de uma pessoa importante na Microsoft me ter dito, 'Lá fora há vencedores e perdedoras. Mas devias fazer o jogo para os perdedores porque há muitos mais deles," disse Schafer.

"Penso que actualmente há uma reacção a isso, quer as pessoas joguem a Super Meat Boy, Spelunky ou Bloodborne. Há uma certa nostalgia por não saber o que vai acontece a toda a hora. Por não lhes dizerem o que têm de fazer. De terem que descobrir por si."

"No entanto esses jogos são muito difíceis. Penso que essa é uma reacção ao período entre 2000 a 2005 onde os jogos tornaram-se muito tutorializados," concluiu.

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Luís Alves

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É o nosso super-homem. Não existe nada que o Luís não saiba e o seu conhecimento da indústria é longo, permitindo-lhe estar sempre à frente de todos. É o homem que nunca dorme.

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