Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

THQ leva a EA e a Zuffa a tribunal

No cerne está a aquisição da licença UFC.

A THQ abriu um processo contra a Electronic Arts e a Zuffa, a companhia que o organiza o evento de artes marciais Ultimate Fighting Championship. A faísca que originou o processo foi a aquisição da licença para produzir jogos da franquia UFC, que como sabemos, está agora nas mãos da EA.

De acordo com o documento do processo, quando a THQ se apercebeu que apenas tinha dinheiro para financiar as suas operações por alguns meses, tentou vender a companhia como um todo à Electronic Arts, que tinha demonstrado interesse na licença de UFC desde 2006.

Ambas as companhias chegaram a discutir a venda/compra da THQ, e foi desta forma que a Electronic Arts obteve a acesso a documentos que revelavam o estado financeiro da editora bem como outras informações internas e confidenciais.

Depois de uma reunião que decorreu a 12 de dezembro de 2011, a Electronic Arts expressou que tinha perdido o interesse na compra da THQ. Duas semanas após este acontecimento, a Zuffa enviou uma carta à THQ a demonstrar descontentamento com o marketing dos jogos UFC feito pela THQ e ameaçou terminar a licença.

Importa referir que nunca antes a Zuffa tinha demonstrado descontentamento, e há motivos para acreditar que a Electronic Arts comunicou à Zuffa o estado da THQ e demonstrou interesse em comprar a licença UFC, o que resultou no envio desta carta.

Dado o interesse da Zuffa em passar a licença para as mãos da Electronic Arts, a THQ viu-se forçada a negociar o fim da licença UFC. As negociações decorreram entre a THQ, Zuffa e Electronic Arts, que tirou partido do seu conhecido do estado financeiro da THQ para impedi-la de conseguir um melhor negócio na transição da licença.

A THQ acabou por receber $10 milhões pelo fim de contrato abrupto com a Zuffa, mas o valor justo eram pelo menos $20 milhões, que é um dos motivos para este processo.

Com a licença UFC na sua posse, a Electronic Arts lançará um novo jogo para as próximas consolas já na primavera de 2014.

Sobre o Autor

Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Comentários