Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Tekken 8 Review - Um novo calor agressivo

É como andar de bicicleta, é sempre divertido.

Tekken 8 representa um regresso em espetacular forma. É uma experiência familiar, mas com novas mecânicas e uma qualidade gráfica espetacular que a elevam para a sua melhor forma de sempre.

Tekken 8 assinala o regresso da mítica série da Bandai Namco que, à semelhança da NetherRealm Studios com o seu Mortal Kombat 1, transitou em pleno para a PlayStation 5, Xbox Series e PC para alcançar um maior patamar de qualidade técnica. Isso é percetível na qualidade gráfica de Tekken 8, produzida com o Unreal Engine 5 e absolutamente soberba, que torna ainda mais impressionante o explosivo gameplay.

Tekken 8 chega 6 anos e meio após a chegada de Tekken 7 às consolas e PC, como uma forma de renovar a série e a posicionar para muitos mais anos de atividade. De cara lavada, com novas personagens e uma importante nova mecânica, a Banda Namco espera revalidar a posição da série como um dos mais empolgantes jogos de luta 3D.

De forma resumida, diria que conseguiram pois Tekken 8 é como andar de bicicleta, mas com uma bicicleta nova e brilhante, a velocidade explosiva e que te diverte imenso. Mesmo que não estejas perante nada de realmente novo na experiência em si, voltas a sentir uma enorme alegria.

Sistema Heat e o Gameplay

Começo por falar do gameplay pois é o elemento de maior importância. Tekken 8 é provavelmente o mais impressionante jogo de luta de todos os tempos em termos gráficos, com um elenco de novas personagens muito divertidas de conhecer, mas o mais importante é mesmo o gameplay. Tekken 8 foi pensado para despertar agressividade, maior foco na postura ofensiva e isso é percetível com as novas mecânicas.

Com 29 lutadores que regressam de jogos anteriores, tens 3 novas faces e diria que Victor, Azucena e Reina são os mais intrigantes neste elenco de Tekken 8. As 29 faces já conhecidas chegam com ajustes e pequenas diferenças no catálogo de golpes e movimentos, mas reforçam imenso a sensação de familiaridade na experiência. Para muitos isso é um ponto positivo, podem pegar numa personagem já conhecida e explorar as especificidades da associação dos seus combos às novas mecânicas, mas explorar o trio de novatos foi a minha maior diversão.

Com um foco na agressividade, três novas caras, sistema Heat e o extensor de combos chamado Tornado, Tekken 8 consegue assumir-se como uma experiência familiar para veteranos, mas com novidades interessantes.

O sistema Rage Art regressa, para um poderoso e desesperado golpe quando tens pouca vida, mas agora a grande novidade é o sistema Heat e o seu impacto nas restantes mecânicas. Podes ativar o estado Heat a qualquer momento, alguns golpes de contra-ataque ativam-no automaticamente, o que exige compreensão do lutador que usas, para não ativar acidentalmente este estado. Podes usar um movimento "Heat Smash" que acaba de imediato com este estado ou podes aproveitá-lo para uma postura ainda mais agressiva.

Em estado Heat, o lutador fica mais violento, mais rápido e até recupera alguma vida ao atacar o adversário. Este Heat é especialmente marcante no gameplay de Tekken 8 pois altera alguns movimentos, tem impacto nos combos e até permite usar dash instantâneo em algumas combinações.

Além disto, o extensor de combos Tornado torna Tekken 8 numa experiência muito própria, pois deixa os lutadores prontos para receber mais golpes e prolongar combos quando caem no chão após sofrerem certos ataques. Terás de explorar cada lutador para descobrir quais os golpes que enviam os adversários pelos ares ao ponto de caírem com as costas desamparados no chão e as pernas levantadas para permitir prolongar combos, mas isso é a energia basilar de Tekken 8 e o tal elemento de novidade para personagens cujo catálogo de golpes permanece quase inalterado.

Ver no Youtube

Story Mode

Este gameplay será usado para triunfar em diversos modos de jogo e se Tekken 8 é um jogo pensado para longo prazo através da componente online, a Bandai Namco criou um bom conteúdo singleplayer, onde encontras este Story Mode. A Bandai Namco apresenta-te uma espécie de filme CG totalmente louco, até parece a série Velocidade Furiosa em versão Tekken, divertido de jogar e que dura cerca de 4 horas.

As cenas CG intercalam com as cenas de combate e o uso do Unreal Engine 5 assegura uma qualidade gráfica fenomenal. Em muitos momentos até fica a sensação que a qualidade dos combates é superior às cenas CG. No meio deste filme interativo de 4 horas tens um capítulo muito especial que presta homenagem a Tekken Force, mas o gameplay precisa de melhorias e deixa-te uma sensação agridoce, deixa-te a pensar que um modo Tekken Force completo podia existir em Tekken 8.

Character Quest

Além do "filme interativo" no Story Mode, no qual combates com personagens escolhidas pela Bandai Namco (principalmente Jin), tens o Character Quest, como quem diz o "Modo Arcade" tradicional e clássico. Aqui, tens 5 combates com a personagem que escolhes e no final tens aquela espetacular CG de final que tanto gostas na série Tekken.

Como é hábito na série, os finais de Paul, Kuma, Law, e Bryan são verdadeiramente loucos e até patetas, para gerar um sorriso na tua face, mas os finais de outras personagens são mais sérios e épicos. Além disso, somente no Character Quest, após completar o Story, poderás saber toda a verdade sobre Reina e quem ela é realmente.

Ver no Youtube

Arcade Quest e Super Ghost Battle

A diversão singleplay é reforçada com mais um modo, o Arcade Quest, que é uma espécie de introdução ao modo online. O Arcade Quest é um modo para um jogador no qual crias um avatar 3D (que usarás no lobby online) e viver uma aventura que recria a experiência de um jogador dedicado às arcadas de Tekken. De salão em salão de jogos, viverás uma aventura simples e sem grandes referências, mas que tenta capturar um pouco da realidade.

Além disso, tens o Super Ghost Battle, modo no qual combates fantasmas criados pela equipa de produção (incluindo o Jin de Katsuhiro Harada) e futuramente o de outros jogadores. Até podes enfrentar o teu fantasma para ensinar a inteligência artificial. Quanto mais dominas a personagem e a usas, melhor a inteligência artificial ficará quando a enfrentares.

Estes dois modos permitem-te obter dinheiro para comprar roupas e cosméticos de personalização, e também desbloquear fatos extra para todos os lutadores, um bom incentivo para passar mais tempo com conteúdo singleplayer a curto e médio prazo. Enfrentar os fantasmas foi do melhor nesta fase pré-lançamento pois ensinou-me a jogar melhor com os lutadores que mais gosto, forçou-me a descobrir novas formas de contrariar situações específicas. É quase uma experiência online em forma de singleplayer, muito acima do que foi alcançado em Tekken 7 ou anteriores.

Tekken Fight Lounge

O Fight Lounge é um enorme espaço 3D que recria numa escala online o efeito do Arcade Quest. Tens a possibilidade de ver outros jogadores (o seu avatar 3D), enfrentar os seus fantasmas, e participar em partidas Ranked ou Casual. A experiência pré-lançamento foi limitada a horários específicos, mas as coisas correram de boa forma. Os combates decorreram de foram fluída e senti uma boa resposta, mas somente com a chegada do jogo às lojas é que isto poderá ser testado a sério.

Personalização

Tal como aconteceu nos anteriores jogos da série, com maior profundidade em Tekken 7, este novo jogo permite-te personalizar as personagens, mas a Bandai Namco revela uma inesperada componente com limitações. Podes mudar os cabelos dos lutadores, mas apenas podes escolher um número limitado de opções, podes mudar peças de roupa, mas não podes combinar roupas pré-definidas com roupas diferentes. Com isto quero dizer que não podes, por exemplo, vestir um casaco diferente e manter as calças do fato original de Jin.

Consegues criar versões alternativas e interessantes, Old Man Paul, por exemplo, Victor como Leon de Resident Evil 2 remake, entre outros, mas não podes combinar peças de roupa originais com peças alternativas, apenas mudar cores. É inesperadamente limitado, mas existem opções interessantes.

Ver no Youtube

Qualidade gráfica

Ao transitar para o Unreal Engine 5, a equipa de Tekken na Bandai Namco assegurou uma qualidade gráfica soberba. É simplesmente incrível ver Tekken 8 em movimento e em diversos momentos até senti que a qualidade do gameplay está superior a várias cenas CG que surgem intercaladas no modo Story. Desde os efeitos visuais, cores, velocidade do gameplay, elevado nível de detalhe nas personagens (que de forma dinâmica se sujam durante os combates), elevam Tekken 8 acima de qualquer outro jogo de luta que já joguei. Sim, acredito mesmo que Tekken 8 é o fighting game com a melhor qualidade gráfica até à data.

O modo Story já o evidencia e combater em Tekken 8 é desfrutar de um forte foco numa experiência cinematográfica. Desde níveis como Paris que é absolutamente lindo, com as cores e iluminação a fazer maravilhas, aos elementos interativos dos cenários (como paredes que explodem, por exemplo), sem esquecer os impressionantes detalhes dinâmicos nos lutadores (água a escorrer pelo corpo, sujidade e outros), Tekken 8 é impressionante.

Conclusão

Tekken 8 é como andar de bicicleta, poderás sentir que estás perante um jogo que pouco muda em relação ao anterior, quase que pode ser descrito como uma atualização, mas a sua qualidade é fenomenal. Os novos lutadores são muito divertidos de usar, a qualidade gráfica é deslumbrante, o modo história entretém e o Character Quest cumpre na perfeição o papel de um tradicional modo Arcade. Com a nova aposta no espaço 3D para unir a comunidade, Tekken 8 posiciona-se para um energético e eletrizante longo percurso com muita diversão no horizonte.

Prós: Contras:
  • Visualmente magnífico
  • Loadings rápidos
  • Modo Story é muito divertido e claro, excêntrico
  • Os novos lutadores são divertidos de usar
  • A componente dos fantasmas gera uma boa dinâmica na experiência
  • Character Quest é um Arcade tradicional com CG no final
  • Possibilidade de desbloquear novos fatos no Ghost Battle
  • Sistema Heat e Tornado modificam ligeiramente um gameplay familiar para ser ainda mais agressivo
  • Opções de personalização limitadas
  • O Modo Arcade Quest é uma curiosidade passageira
  • Poderás sentir demasiada familiaridade no elenco e ainda assim sentir que faltam figuras de peso
  • O Modo Tekken Ball não é muito divertido....quanto um Tekken Force ou Bowling

Read this next