Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Tekken 8 é um deslumbre gráfico

Deixa-me elogiar o trabalho da Bandai Namco, se me permites.

Ao longo das últimas semanas, passei bastante tempo a jogar Tekken 8, uma série que adoro imenso desde os tempos de criança e com a qual cresci. É com especial gosto que jogo este título com o sabor doce que estou perante o melhor título da série desde Tekken 5, considerado como um dos melhores, talvez o melhor da série, a par de Tekken 3. A era da PS3 e Xbox 360 foi um pouco estranha para Tekken, pelo menos eu sinto isso, mas Tekken 7 posicionou-a numa boa direção e agora, Tekken 8 consegue chegar onde Katsuhiro Harada e pupilos desejavam.

Apesar de existir imenso que merece ser elogiado em Tekken 8, desde as Super Ghost Battles, modo Story Quest, Character Quest (Arcade Mode com finais CGI), banda sonora, gameplay e novas mecânicas, sinto que há um elemento que contribuiu imenso para o tornar numa paixão imediata, o grafismo. Não quero dizer com isto que apenas adoro ou jogo Tekken 8 por causa dos gráficos, apenas que é uma belíssima cereja no topo de um apetitoso bolo e que decidi elogiar num artigo porque me permitiram isso e quis partilhar contigo este meu gosto, se me permites.

Independentemente do que pensas de Tekken enquanto série, até podes nem gostar de jogos de luta, Tekken 8 é um jogo visualmente fabuloso e enquanto título produzido somente para a PlayStation 5, Xbox Series e PC, são percetíveis as melhorias sobre o que era possível alcançar quando a anterior geração ainda é envolvida no desenvolvimento.

Tekken 8 é um jogo verdadeiramente explosivo, cuja narrativa está para os videojogos como Velocidade Furiosa está para o cinema, há muito que perdeu o sentido e tentar encontrar qualquer justificação é tempo perdido. Isto é pura insanidade, sem restrições e a equipa liderada por Katsuhiro Harada abraçou por completo o lado mais louco. Tekken 8 é um dos mais espetaculares jogos da série, capaz de ombrear com Tekken 5, recupera a série para a sua melhor forma desde os tempos PS2 e ao apostar em tecnologias de topo, consegue tornar-se surpreendente.

O gameplay foi afinado com mecânicas como o sistema Heat e Tornado, conciliados com o Rage de Tekken 7 para tornar os combates ainda mais agressivos. Em Tekken 8, fica a clara sensação que estar parado é perder. Sim, tens de te proteger e evitar ataques, mas a agressividade é recompensada neste gameplay explosivo. Apesar deste gameplay ainda mais eletrizante, confesso que os maiores picos de adrenalina (aqueles momentos em que dei por mim a sorrir para o ecrã como há tantos anos atrás com os primeiros jogos da série), foi quando o gameplay ganhou maior poder com a ajuda dos gráficos.

Tekken 8 é um esplendor visual e um dos melhores jogos para demonstrar a tua nova TV 4K HDR, capaz de maravilhar qualquer pessoa. Nem todos os momentos do jogo, cenas ou ângulos estarão perfeitos e imaculados, mas no geral e a 99% do tempo, a equipa na Bandai Namco merece parabéns e aplausos pelo uso do Unreal Engine 5. Não sou parte do Digital Foundry e não tenho números concretos para te apresentar, mas após longas horas com vários jogos como Street Fighter 6, Mortal Kombat 1, e agora Tekken 8, é nítida a sensação que a Bandai Namco subiu o patamar de qualidade gráfica. Os outros estão muito bons, excelentes, mas Tekken 8 está melhor.

Ver no Youtube

O uso da HDR, a iluminação, detalhe nos cenários que estão ainda mais dinâmicos com partes que explodem ou quebram no contacto, sem esquecer efeitos como hora do dia a criar diferenças, Tekken 8 é um jogo lindo de ver. As personagens em si também estão criadas com um grande cuidado e se nos combates consegues ver elementos dinâmicos como sujidade e suor, que surgem gradualmente com o progredir das rondas, no visualizador de modelos consegues ter uma melhor ideia do nível de cuidado efetuado pela equipa de produção.

Após o tempo dedicado a Tekken 8 para a análise, continuei a jogar Tekken 8, estou próximo de obter a fácil Platina, e dou por mim ansioso por continuar a jogá-lo. Por um lado, a banda sonora está repleta daquela característica sonoridade Bandai Namco que associas a Ridge Racer e Tekken, existem músicas muito boas, o gameplay é muito divertido e frenético, juntas a isto o grafismo de luxo e é impossível não apreciar Tekken 8 como um resultado espetacular.

Ver no Youtube

Atenção, com isto não quero menosprezar outros jogos do género, continuo a jogar Street Fighter 6 e adoro o jogo da Capcom, não fosse esta uma das minhas duas produtoras favoritas, mas Tekken 8 é mais do que uma novidade, é o demonstrar da combinação explosiva entre gameplay agressivo, banda sonora energética e grafismo de elevada qualidade como indicadores de um futuro empolgante.

Read this next