Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Tekken 8 CNT - Eletrizante diversão

Uma energia familiar, mas super divertida.

Desde o anúncio em setembro de 2022 que esperávamos pela oportunidade de jogar Tekken 8, e o Closed Network Test a Bandai Namco permitiu finalmente isso. Durante estes últimos dias o teste fechado do novo Tekken permitiu descobrir as novas mecânicas, e como a equipa parece procurar algo que se sente extremamente familiar mas ainda assim com novidades.

Tekken 8 é um jogo que conheces bem, qualquer fã da série o conhecerá bem, é como andar de bicicleta, nunca se esquece. Mesmo que não jogues Tekken há muito tempo, assim que começas a jogar começas a lembrar-te de tudo o que aprendeste e a aplicar esse conhecimento. Desde a componente visual ao gameplay, é um jogo muito idêntico ao que veio antes, mas existem aqui novidades que geram forte impacto no gameplay.

O estado Rage e a Rage Art, algo que regressa de Tekken 7, é uma mecânica que pode permitir alcançar triunfo num combate que parecia perdido. Este golpe devastador tira imensa energia ao adversário se conectar. Os 16 lutadores aqui presentes têm golpes novos, mas na sua maioria estão muito similares ao que viste em Tekken 7.

Onde Tekken 8 mostra tentativas de dinamizar ainda mais o seu gameplay eletrizante é com a recuperação de vida e o sistema Heat, duas novas mecânicas que à primeira vista parecem simplificar o gameplay e podem ser vistas como formas de facilitar o jogo para novatos, mas que certamente vão dar muito que falar nos meios competitivos.

Ver no Youtube

A recuperação de vida permite-te readquirir parte da vida perdida, aquela parte da barra que está num laranja transparente (o laranja vivo é o que tens e o preto é o que já não recuperas). Seja ao atacar o adversário ou ao defender, poderás recuperar essa parte. Isto funciona como mais elemento estratégico, para gerir risco e recompensa num jogo cujos combates decorrem a velocidade frenética.

Um dos melhores exemplos que posso dar é quando consegui um Perfect após levar dois socos. O dano causado ficou nesse laranja transparente e após atacar o adversário recuperei a vida que perdi. Isto permitiu-me alcançar um Perfect mesmo após perder vida.

O Sistema Heat pode ser ativado ao pressionar um botão específico, tal como a Rage Art, para um ataque ou combo que drena por completo a barra, mas podes mantê-lo ativo e desfrutar de maior recuperação de vida, durante o tempo em que a barra está ativa. O lutador fica também um pouco mais rápido e causa mais dano. É uma nova arma para criar dano devastador e tentar encurtar a diferença quando estás a levar muita porrada, ou uma forma de recuperar vida para quem prefere jogar com mais calma.

Ver no Youtube

Muitos dos movimentos de Tekken 7 estão aqui presentes, tal como muitos dos combos, mas outros são novos. O sistema Heat resulta em novos movimentos específicos para a ativar e até tens movimentos que absorvem dano para causar um contra-ataque forte. É uma espécie de gestão de equilíbrio e risco vs recompensa num sistema de combate que pode ser visto como demasiado frenético ou simples para alguns.

Este equilíbrio de grande familiaridade com novidade resultou bem e ficamos rendidos a Tekken 8, à espera do lançamento. Os novos combos, as novas variações em alguns deles, e o regresso da maioria dos principais movimentos foram um equilíbrio que nos deixa de imediato à vontade e a querer aprender mais das.

Tekken 8 ainda parece ser um daqueles jogos no qual martelar os botões ou jogar de forma agressiva pode trazer esforços, mas com profundidade e novos sistemas para permitir elevar o jogo a quem vai além da superfície.

Read this next