Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Team Ninja falou-nos sobre Rise of the Ronin

Uma amálgama dos seus anteriores jogos.

Image credit: Team Ninja

Rise of the Ronin é o mais recente épico da PlayStation Studios, um jogo construído pela Team Ninja em cima dos alicerces criados em Ninja Gaiden, dos quais nasceram Nioh e Wo Long. O design de mundo aberto associado ao combate violento da Team Ninja é algo particularmente interessante para os adeptos desta ação japonesa e tivemos a oportunidade de saber mais.

Graças à PlayStation Portugal, conversámos com Yosuke Hayashi e Fumihiko Yasuda, produtor e diretor, respetivamente, de Rise of the Ronin, que partilharam curiosidades sobre a génese deste projeto. Ronin é uma nova fantasia samurai em mundo aberto e foi pensado como o maior desafio na história da Team Ninja, maior do que Nioh, para a equipa se sentir continuadamente desafiada.

Como nota, queremos referir que a entrevista foi efetuada com vários membros da imprensa presentes, mas foi concedida permissão para incluir as suas perguntas.

Pergunta: O que mais o deixa orgulhoso em Rise of the Ronin?

Yasuda: Este título representa um grande empreendimento para a Team Ninja. No passado, com Ninja Gaiden, tivemos o jogador a assumir o papel de um Ninja e em Nioh, um samurai. Desta vez, temos um Ronin. Queríamos fornecer uma experiência que fizesse juz ao Ronin, seja no gameplay de ação ou na capacidade de passear com liberdade ou afetar a história, e estou muito orgulhoso do que conseguimos fazer com isso. Sobre o impacto do jogo, ainda é muito cedo para falar disso. Existem coisas com as quais podíamos ter sido mais ambiciosos e claro, queremos aprender com esta experiência no desenvolvimento deste jogo para o incorporar nos próximos jogos.

Ver no Youtube

Pergunta: Porque decidiram desenvolver um jogo em mundo aberto?

Hayashi: Sim, desde o início optámos por desenvolver um jogo em mundo aberto com o Ronin como a figura central. Ao passar de Ninja Gaiden para Nioh, Nioh representou um grande empreendimento para nós e queríamos enfrentar um novo empreendimento enquanto estúdio. Até a essa altura, os nossos jogos focaram-se muito no combate e queríamos explorar novas possibilidades, mas manter o apelo do nosso gameplay de ação e sistemas de combate. Essa foi a inspiração para este projeto.

Pergunta: Como explicam aos fãs a diferença entre Nioh e Rise of the Ronin, em termos de história, cenário e gameplay?

Hayashi: Isto está relacionado com a resposta anterior. Uma diferença distinta é como o cenário, este período histórico japonês, muitas armas de fogo chegaram ao Japão e podes usar isto no combate. Fora do combate, como é um jogo em mundo aberto, ao contrário dos jogos anteriores mais lineares, existem formas novas e diferentes de interagir em vários momentos. Agora, tens o elemento furtivo, mas para os fãs dos jogos Team Ninja, temos na mesma o combate intenso que esperam de nós. Além disso, agora os inimigos são humanos, mas existe maior diversidade na forma como podes abordar os combates devido à maior diversidade de inimigos.

Pergunta: Acreditam que qualquer pessoa pode desfrutar de Rise of the Ronin ou têm um público específico?

Yasuda: Com este jogo, queríamos manter a sensação e satisfação do combate presente nos nossos jogos anteriores, mas aqui tens muito mais para fazer fora dos combates. Queremos que os jogadores se divirtam como Ronin a viver no Período Bakumatsu, é por isso que fornecemos três dificuldades diferentes, para os jogadores sentirem essa liberdade quando se tornarem no Ronin.

Pergunta: Porque escolheram este período histórico?

Hayashi: Quando decidimos o conceito do jogo, que é viver e jogar como um Ronin, sentimos que este período era o mais adequado pois é um momento no qual a cultura samurai ainda estava presente, mas convergiam com imensos elementos que puxavam o Japão para a modernização. Devido a isto, existem imensas figuras com diferentes valores. Sentimos que se colocássemos os jogadores no meio disto, iriam conseguir experienciar este período tumultuoso na história japonesa.

Pergunta: O combate em Rise of the Ronin é o melhor da Team Ninja, até à data?

Yasuda: Penso que em termos da liberdade, é o nosso melhor sistema de combate. Claro que todos os nossos jogos têm as suas próprias qualidades, mas incorporamos isso em Ronin.

Ver no Youtube

Pergunta: Como encorajaria jogadores preocupados com a dificuldade a experimentar Rise of the Ronin?

Yasuda: Neste jogo, preparamos várias definições de dificuldade que podes ajustar de acordo com o gosto. Existem elementos RPG no jogo, o que te permite melhorar a personagem, mas também podes chamar outros jogadores para te ajudar em momentos de maior dificuldade. Pessoalmente, o meu nível de habilidade é equivalente ao modo Normal e penso que os jogadores podem perceber a abordagem que querem assumir e qual a dificuldade que querem jogar.

Pergunta: Rise of the Ronin inclui momentos nos quais tomamos decisões e formamos alianças, as futuras missões disponíveis mudam de acordo com a decisão?

Yasuda: Para não estragar a história a ninguém, não entrarei em detalhes, mas dependendo das escolhas que tomas e as alianças que escolhes, isso afetará quem enfrentarás como inimigo. Também tens a opção de jogar novamente certas partes do jogo sem recomeçar do início por isso Bruno, e outros jogadores, por favor, usem essa opção para ver como a história pode mudar.

Read this next