Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Taxa Google para compensar a indústria cultural?

Mais uma ideia vinda directamente de França.

Uma das grandes notícias de hoje vai para o facto de que o governo Francês liderado por Sarkozy, está a pensar em algo que denominaram de Taxa Google.

Esta taxa basicamente seria um imposto que teriam que pagar todos os grandes motores de busca, ou seja a Google, Bing entre outros, assim como os portais como o MSN, Yahoo e Facebook, devido às receitas publicitárias dessas companhias. Na mente do governo Francês estas companhias estão a enriquecer de uma forma ilimitada à custa de conteúdos que eles não criam. Este imposto reverteria a favor das indústrias criativas, que, segundo o governo, estão a ficar gravemente afectadas pela chamada revolução digital.

Para já esta Taxa Google é apenas um projecto, mas o governo Francês quer começar a falar com outros países europeus para tentar colocar esta ideia em prática em toda a Europa. Como era de esperar a Google não se manteve calada e o representante da companhia em França declarou que, "Em vez de tentarem arranjar uma forma de cobrar-nos impostos, a comunidade de autores deveria trabalhar em conjunto para resolver os seus próprios problemas."

Veremos se este projecto vai avante e se mais uma vez os utilizadores não serão os maiores prejudicados.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Related topics
PC
Sobre o Autor
Luís Alves avatar

Luís Alves

Contributor

É o nosso super-homem. Não existe nada que o Luís não saiba e o seu conhecimento da indústria é longo, permitindo-lhe estar sempre à frente de todos. É o homem que nunca dorme.
Comentários