Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Take-Two avisa para o perigo de apostar nos metaversos

Recomenda cautela.

Strauss Zelnick, CEO da Take-Two, dona da 2K Games e Rockstar Games, entre outras, avisou que as coisas podem correr muito mal para quem apostar tudo em chavões como 'metaverso'.

Esta rede de espaços virtuais em 3D, não existe uma definição propriamente universal para o que as companhias estão a chamar agora de metaverso, é vista como o futuro da internet e diversas companhias estão já a planear esforços para essa nova fase do mundo da tecnologia.

Em conversa com o GamesIndustry.biz, Zelnick confessou estar cético em relação ao investimento em palavras da moda e diz que GTA Online já é um exemplo do metaverso nos jogos da companhia.

"Fico sempre cético com palavras da moda porque podem significar coisas diferentes para pessoas diferentes, e as pessoas que investem em palavras da moda provavelmente não acabam com bons resultados."

"Não sou cético quanto a enormes mundos de entretenimento interativo e dinâmico porque a nossa companhia é responsável por, no mínimo, três deles. O maior na Terra, Grand Theft Auto Online, Red Dead Redemption Online e NBA 2K online, e outros que estão a caminho."

Zelnick diz que as pessoas vão para mundos digitais à procura de entretenimento e que se entregas uma experiência divertida, elas vão reconhecer apoiar, mas diz que de repente começar a repetir a palavra 'metaverso' como sinónimo de estratégia de negócio é que as coisas vão resultar e tudo se transformará.

"Entreter as pessoas é muito difícil, construir boas propriedades é incrivelmente difícil. Custa imenso dinheiro, demora muito tempo e existe um grande risco nisso."

"Quando uma companhia que não existia há dois anos atrás lança um papel branco, um metaverso sustentado por blockchain e vende centenas de milhões de dólares de propriedade digital em dois dias, claro, fico cético."

Zelnick diz entender muito bem o quão difícil é conseguir manter as pessoas num mundo digital, constantemente entretidas e com motivos para voltar, não confiando nestas novas tendências que prometem revolução de um dia para o outro.

Além disso, diz que atirar dinheiro a uma palavra da moda poderá resultar em consequências desastrosas, mas não imagina um cenário em que todos os metaversos vão falhar. Apenas avisa que é precisa muita cautela.

Read this next