Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Super Nintendo comemorou 25 anos

Nasceu no Japão no dia 21 de novembro de 1990.

Foi no dia 21 de novembro de 1990 que foi lançada no Japão a Super Famicom, a consola de 16 bit da Nintendo que ficou conhecida no resto do mundo como a Super Nintendo.

A consola, que na altura era conhecida como "o cérebro da besta", destacou-se por conseguir executar diferentes modos visuais, sendo o mais famoso o Modo 7, onde podiam ser introduzidas rotações como demonstraram com o jogo de corridas futuristas F-Zero.

A consola dominou o mercado japonês e norte-americano, e na Europa a luta com a Megadrive da SEGA esteve mais renhida, onde no mercado britânico e em Portugal a consola do ouriço azul fez um grande furor.

Quando a Super Famicom chegou às lojas japonesas as 300 mil consolas disponíveis ficaram esgotadas logo no dia de lançamento. Os jogadores europeus tiveram que esperar até 6 de junho de 1992, ou seja quase 2 anos, para receberem a consola.

No Japão a consola recebeu bastantes periféricos, desde o Satellaview, que permitia a ligação com um satélite para descarregar jogos e conteúdos, que podiam ser jogados durante os tempos de emissão do mesmo, até à Super Scope, esta chegou a ser lançada no resto do mundo, era uma pistola de infra-vermelhos em forma de bazuca parecida à Zapper da NES. Também havia o Super Multitap, que permitia conectar 4 comandos ou o Super Game Boy, que tal como o nome sugere permitia jogar jogos da Game Boy no televisor.

A Super Nintendo teve um catálogo de jogos riquíssimo e de todos os géneros, desde vários RPGs de grande qualdiade da Square Enix (na altura conhecida como Square Soft) , a Street Fighter II, sem esquecer os jogos da própria Nintendo como Super Mario World, entre tantos outros. No total o catálogo de jogos lançados no Japão ascendia os 1400 títulos.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Related topics
Sobre o Autor
Luís Alves avatar

Luís Alves

Contributor

É o nosso super-homem. Não existe nada que o Luís não saiba e o seu conhecimento da indústria é longo, permitindo-lhe estar sempre à frente de todos. É o homem que nunca dorme.
Comentários