Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Street Fighter IV Championship Mode

Um novo palco de combate!

Desde 24 de Abril à noite que está disponível um “update” para Street Fighter IV sob a forma de conteúdo descarregável, chamado "The Street Fighter IV Power up Pack" e que introduz o modo Championship. Em termos latos; uma série de etapas a progredir por campeonatos de dificuldade progressiva, disputados através de permanentes partidas em rede.

No fundo esta é uma forma de dar seguimento ao sucesso desta quarta iteração de SF, que desde a chegada aos mercados americano e europeu, há sensivelmente dois meses, tem sido presença assídua na lista dos jogos mais vendidos, obtendo uma cifra cumulável impressionante para um género que nem sempre é dos mais perfilhados pela indústria. Por outro lado o modo Championship é um acrescento que vem gerar mais dinamismo e relevo a partir das partidas disputadas em rede, na senda da vertente arcade que a Capcom e os produtores de SF IV sempre cativaram de início quando incluíram a possibilidade de desafiar um qualquer jogador do planeta que estivesse a percorrer o périplo pela estrutura jogador individual arcade.

O conteúdo descarregável pode ser obtido dentro da secção do jogo que permite aceder à área de aquisições (Xbox marketplace), tendo o tamanho de 16,9 megas e, naquilo que devia ser uma regra, é inteiramente gratuito, pelo que podem descarregar logo que assim o entendam, sem preocupações.

Até ao arranque do combate as personagens escolhidas pelos adversários não são reveladas.

Depois de obterem o ficheiro suplementar vão notar que dentro da secção dos combates passam a dispor da opção Championship, a porta de entrada para uma diferente abordagem dos torneios em SF IV. Em vez de tramitar pela estrutura mais comum do género que permite apurar um grupo de contendores em constantes eliminatórias até ao vencedor final e voltar ao início, sem que haja uma progressão por tabelas que distinguem os melhores. Neste caso os diferentes torneios obedecem a diferentes graus de dificuldade, mais precisamente cinco níveis de dificuldade.

Para assegurar a progressão entre os diferentes níveis os jogadores irão obter pontuações crescentes de “Grade Points” por cada torneio ganho, sendo que nas competições mais acessíveis até recebem alguns pontos mesmo que sejam eliminados na primeira ronda. Esta é uma forma que permite compatibilizar partidas entre jogadores menos habituados ao jogo e os mais experientes, já que as partidas são agregadas em função dos “Grade Points”. Assim, nem os jogadores menos experimentados irão jogar contra adversários detentores de outra capacidade, como estes terão sempre lutadores ao seu nível.

Em termos de estruturação de níveis, há 4 torneios de dificuldade variável, para lá do torneio livre constituído por 4 eliminatórias. Para os novatos, há que começar a participar a partir das 2 eliminatórias + 1 final no G3, o torneio mais simples de todos que permite disputar 3 rondas e caso se vença o torneio sobe-se um degrau no Grade 3, sendo que o jogo selecciona sempre para os combates adversários dentro do mesmo nível de dificuldade que estejam a disputar uns quartos-de final, meia-final ou até a final. E sente-se a dificuldade a estreitar à medida que se progride pelo torneio, já que na derradeira partida estará sempre um adversário à espera de ganhar o torneio e arrebatar assim o maior número possível de Grade Points.

Por outro lado são estes pontos que permitem discutir e apurar para outros torneios, dotados de maior equilíbrio, para níveis de dificuldade ao nível do intermédio e de jogadores avançados (G-2 e G1).

Sobre o Autor

Vítor Alexandre avatar

Vítor Alexandre

Redator

Adepto de automóveis é assim por direito o nosso piloto de serviço. Mas o Vítor é outro que não falha um bom old school e é adepto ferrenho das novas produções criativas. Para além de que é corredor de Maratona. Mas não esquece os pastéis de Fão.

Comentários