Skip to main content

Street Fighter 6 - Primeiras Impressões da beta são espetaculares

Uma nova era.

Image credit: Capcom

A prova da qualidade e saúde de uma série é quando não consegues decidir facilmente qual o teu jogo favorito. Street Fighter 2 é aquela eterna referência, o despertar de milhões de jovens para uma série ao ponto de marcar uma geração. Street Fighter 3 um monstro com um estilo muito próprio e divisivo, Street Fighter 4 uma revolução responsável por rejuvenescer a popularidade de todo um género e Street Fighter 5 uma fera que tropeçou no arranque.

A série Street Fighter é uma referência nos videojogos, um fenómeno cuja marca vai mais além desta indústria e nem sequer preciso falar na série Alpha. Street Fighter é um tesouro no mundo dos videojogos, adorado por milhões de pessoas e quem se tornou fã acompanha os esforços da Capcom, que trabalha agora com a difícil tarefa de continuar a agradar os veteranos e cativar novas audiências.

Após o divisivo Street Fighter 5, que apesar dos problemas iniciais cresceu para se tornar num jogo digno do nome, Street Fighter 6 está pronto para mostrar que os números pares são os de maior sucesso e impacto nesta série japonesa de apelo global. O jogo completo sai a 2 de junho de 2023 e ainda faltam 6 meses até o termos, mas tivemos a felicidade de receber um convite para a beta fechada e ficamos de imediato rendidos ao trabalho da Capcom.

Com os esperados problemas de uma beta fechada, no que diz respeito à estabilidade das partidas online (o único modo jogável na beta, além do Treino enquanto estás no novo lobby em 3D à espera de adversários), Street Fighter 6 já ostenta suficientes novidades para mostrar a sua personalidade. Existem imensos elementos característicos da série aqui presentes, mas as primeiras impressões mostram um forte equilíbrio entre clássico e novo.

Ver no Youtube

A beta de Street Fighter 6 permite jogar com 8 jogadores e o mais fascinante foi descobrir como é possível pegar no jogo e sentir diversão imediata, com movimentos vistosos fáceis de fazer e no estilo da série, mas ver um veterano a explorar formas de encadear movimentos e criar os primeiros combos em Street Fighter 6 é uma maravilha. A Capcom parece mesmo pronta para conseguir esse objetivo de apresentar algo capaz de entreter novatos, com profundidade para os veteranos espremerem muito sumo deste gameplay.

Street Fighter 6 apresenta-te personagens como Ryu, Ken e Guile, lendas da série que reconheces de imediato e com muitos dos movimentos clássicos, mas também descobrirás que apesar de familiares há muito de novo no leque de movimentos destes lutadores. É assim que descreveria o primeiro contacto com Street Fighter 6, um aroma familiar, mas muito de novo para explorar e descobrir.

Todos os lutadores vindos de anteriores jogos, incluindo Juri e Luke, surgem como um misto entre o que já conheces e novidades contextualizadas com a nova Drive Gauge, mecânica que pretende introduzir dinamismo e criatividade. O Sistema Drive é a alma de Street Fighter 6 e a porta para toda a estratégia, que certamente ditará o desfecho de muitos combates. É Street Fighter como conheces, mas com algo fresco.

Um dos melhores exemplos é a mecânica Drive Impact, um ataque poderoso que absorbe o ataque e ataca o adversário, deixando-o atordoado. Isto permite-te iniciar um combo e castigar o adversário. Usado de forma eficaz, trava um assalto devastador ou um adversário que teima em insistir em ataques previsíveis. Mecânicas como Overdrive (versão especial de uma habilidade do lutador) já existem nos jogos anteriores, mas a Drive Parry que te permite aparar o golpe e a Drive Impact trazem uma energia nova, com muita eletricidade à mistura.

Ver no Youtube

A Drive Reversal promete tornar-se numa das favoritas, uma vez que bloqueia o ataque e passa logo para um contra-ataque, mas é um bom exemplar da estratégia que existe em Street Fighter 6. O Sistema Drive é um pilar do gameplay criado pela Capcom pois são mecânicas muito úteis na estratégia geral do jogo, mas tens a barra Drive Gauge que te limita o uso. Terás de gerir com cuidado o uso destas mecânicas, não podes abusar.

Este Sistema Drive em conjunto com os novos movimentos resulta numa eletricidade diferente em Street Fighter 6, num jogo energético e de ritmo feroz. A estratégia habitual também está aqui presente, controlar as zonas, os ritmos e participar naquele belo bailado matemático também é parte da essência de Street Fighter 6, mas as mecânicas Drive trazem uma nova camada para a profundidade que ajudam a dinamizar muitas batalhas.

Neste primeiro impacto, que colocou em grande destaque a espetacular qualidade gráfica de Street Fighter 6, sem esquecer o estilo e a explosão de cores, foram mesmo as mecânicas Drive que me surpreenderam pelo dinamismo. Os novos movimentos vão fazer com que passes muito tempo a praticar combos com os clássicos personagens como Ryu e Ken (especialmente se quiseres estatelar os adversários nas paredes para encadear combos), demonstrando bem como esta poderá ser uma nova era de grande vigor para a série.

Lê também