Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Stellar Blade - Demo revela um grande potencial

Para algo especial.

Anunciado em setembro de 2021 como Project EVE, o jogo que agora conhecemos como Stellar Blade está finalmente disponível em formato jogável. Mesmo que se trate de uma demo com apenas o primeiro capítulo, é o primeiro contacto global com Stellar Blade da coreana Shift Up, que após conseguir sucesso nos dispositivos mobile, tenta agora cativar as atenções internacionais com o primeiro esforço para consolas, na PlayStation 5.

A demo ficará disponível para todos dentro de dois dias, mas já tive a oportunidade de a jogar e posso confirmar que está preparada para gerar grande entusiasmo entre os jogadores curiosos. É uma daquelas demos capazes de despertar confiança entre todos os que já decidiram comprar Stellar Blade. Dura menos de 30 minutos se te focares na missão principal, mas se for uma fiel amostra do jogo todo, quando a demo terminar estarás mais entusiasmado do que estavas quando a começaste.

Ação coreana com inspiração japonesa

Desde o primeiro trailer que Stellar Blade nos faz pensar em títulos como Bayonetta e NieR: Automata. É fácil ficar com a sensação que a equipa coreana se inspirou nas obras da produtora PlatinumGames para criar a base da sua primeira experiência de consolas. É precisamente essa a sensação que a demo nos transmite, a de estarmos a jogar um título muito semelhante ao que esperaríamos da PlatinumGames, o que para os fãs desta casa japonesa só pode ser visto como uma boa notícia pois queremos mais e mais.

A demo começa com uma introdução focada na espectacularidade visual, numa cena linear a relembrar os grandes blockbusters (explosões por todo o lado) para um tutorial muito dinâmico e eficaz. Os conceitos base são fáceis de aprender para os adeptos dos jogos de ação e como já sabes, os teus reflexos serão testados, juntamente com a tua destreza para os combos, mas isso será feito de forma gradual e progressiva.

Essa cena linear inicial, o tutorial, termina com uma boss fight que te explica conceitos familiares: alguns golpes não podes bloquear, tens de te desviar deles, amparar o golpe no momento perfeito permite aplicar uma resposta que começa com um golpe mais forte, e tens habilidades que podes usar quando a barra está cheia. Na segunda parte da demo vais aprender que desviar no momento certo também é recompensador, que podes desbloquear mais combos e extensores de combos, novas habilidades e mais, mas isto é apenas o início. É uma amostra mesmo pequena.

Saber quando atacar e não nos perdermos no martelar de botões, ler os movimentos dos inimigos, proteger atempadamente, e saber quando desviar são elementos básicos aos quais muitos já estão habituados. Nesta espécie de casamento entre NieR e Bayonetta, a Shift Up mostra que estudou bem a lição e revela potencial para alcançar um efeito similar ao que a coreana Round8 Studio conseguiu com Lies of P, ao introduzir o seu próprio toque numa interpretação muito bem estudada e de grande qualidade dos esforços Soulslike da FromSoftware, mas aqui com a ação e estilo da PlatinumGames.

A própria história geral de Stellar Blade parece altamente inspirada em NieR: Automata, mas as cutscenes que vi são poucas, apesar da boa qualidade e despertarem interesse pelas personagens que vi, especialmente Tachy e a protagonista Eve.

Ver no Youtube

A segunda parte da demo, antes do boss final do capítulo, coloca-te numa área menos linear, com espaço para te desviares da rua principal de uma cidade em ruínas, mas a área de jogo não é especialmente grande e não encontrei oportunidades de gameplay particularmente diferentes. Sugerem que Stellar Blade alterna entre design linear e não tão linear para procurar segredos ou curiosidades.

Algo que revela esforço e dedicação por parte da Shift Up são os três modos visuais de jogo existentes, e já presentes na demo: Gráfico, Equilíbrio e Desempenho. Por predefinição, a demo começou em Equilíbrio e gostei da experiência, mas onde fiquei impressionado foi ao transitar para modo Gráfico. A qualidade gráfica melhorou imenso, especialmente porque a imagem se torna muito mais nítida, e não senti problemas no desempenho.

Para os mais habituados, será perceptível a queda na fluidez, o que torna o modo Desempenho na principal opção, mas para muitos outros, os que preferem o foco nos gráficos, Stellar Blade está bastante satisfatório nesta pequena amostra.

Um promissor título de ação

Stellar Blade parece uma experiência familiar, com conceitos que já conhecemos, capaz de relembrar os melhores jogos de ação e hack ‘n’ slash que adoramos jogar. Com uma qualidade gráfica digna de elogios, um sistema de combate com enorme potencial e imenso carisma entre o seu elenco, a coreana Shift Up tem nas mãos a capacidade para entregar um inesperado sucesso à PlayStation 5.

Read this next