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Starfield é lançado como uma experiência polida e consistente na Xbox Series X e Series S

Gráficos, desempenho e qualidade de imagem: comparação entre consolas.

As expectativas são enormes para o mais recente título da Bethesda, Starfield. Promete uma aventura que se estende por toda a galáxia, com uma grande quantidade de conteúdos e centenas de planetas para explorar. Poucos jogos se aproximam desta amplitude - e ainda menos oferecem o elevado nível de qualidade de conteúdo e flexibilidade da jogabilidade que a Bethesda normalmente oferece. Mas isso não significa que não existam preocupações. No topo das dúvidas estão as preocupações técnicas, com os potenciais jogadores preocupados com a possibilidade de bugs e problemas na taxa de fotogramas. Os esforços anteriores da Bethesda nas consolas nem sempre chegaram de forma estável, e esses jogos eram de uma dimensão muito menor do que a de Starfield. A questão fundamental para muitos é a seguinte: Starfield está pronto para ser lançado ou deve esperar que os problemas de desempenho e os bugs sejam resolvidos?

Existem também outras preocupações importantes. Por exemplo, o que é que se passa em relação à Xbox Series S? A máquina júnior da Microsoft tem sido objeto de controvérsia há já algum tempo, com alguns títulos a terem dificuldade em adaptar-se às reduções de memória, largura de banda e desempenho da GPU do sistema. Tanto quanto sabemos, não foi visto nenhum vídeo do jogo antes do seu lançamento na Series S, embora se saiba que Todd Howard, da BGS, passou muito tempo a jogar a versão Series S do jogo.

Logo à partida, a boa notícia é que Starfield é uma experiência muito consistente e estável em ambas as consolas. Ao longo de cerca de 20 horas de jogo até agora, não encontrei bugs óbvios ou outros problemas evidentes, o que é algo que certamente não poderia ter dito em relação às versões de lançamento de Fallout 4 ou Skyrim. Starfield foi adiado várias vezes, mas fica-se com a sensação de que esses atrasos foram provavelmente para o melhor, pois o produto final é uma experiência suave em que vale a pena mergulhar logo no lançamento. Não posso falar de todo o jogo, claro, mas não vi nada que me fizesse hesitar.

O primeiro olhar da Digital Foundry sobre Starfield, que analisa as versões Xbox Series X e Series S do jogo, cobre o desempenho, as diferenças visuais e as primeiras impressões ao longo de 20 horas de jogo. A seu tempo, será feita uma análise mais aprofundada do título e uma cobertura para PC.Ver no Youtube

Os gráficos também são excelentes, com um elevado nível de pormenor, um excelente pós-processamento e algumas belas artes de ambiente. Isto foi uma surpresa e penso que o jogo excede em muito o trabalho anterior da Bethesda. Consulta a próxima análise técnica dos gráficos de John para saberes mais sobre este assunto, mas este não é, de forma alguma, um jogo com mau aspeto. Nem sempre é um espetáculo, mas é um esforço bem conseguido, especialmente tendo em conta o seu incrível alcance.

No entanto, alguns compromissos significativos tornam-se evidentes. O mundo é altamente segmentado e frequentemente interrompido por ecrãs de carregamento, o que é um resquício dos jogos anteriores da Bethesda. Não estava propriamente à espera de uma experiência perfeita, mas as frequentes interrupções - ocasionalmente, embora não muitas vezes, mascaradas por animações curtas - incomodam definitivamente. Nas consolas, a outra concessão importante é a taxa de fotogramas. Tanto a Series X como a S têm como objetivo uma atualização a 30 fps, sem opções de taxa de fotogramas superiores disponíveis. Isto não será uma surpresa - foi anunciado com bastante antecedência - mas a questão é saber até que ponto esses 30 fps são consistentes para que a experiência seja satisfatória.

Para além destes problemas, as versões para consola acabam por funcionar bastante bem, com gráficos suaves, consistentes, estáveis e detalhados. Ao mergulhar nas duas versões Xbox Series, obtemos uma experiência muito semelhante em ambas as consolas, sendo que até a Series S, mais fraca, tem um aspeto bastante bom. No entanto, existem algumas diferenças claras quando olhamos com atenção, como seria de esperar tendo em conta as muitas reduções de especificações na máquina de gama baixa.

As distâncias de desenho na Series S são um pouco reduzidas. O Series X tem mais para oferecer aqui, com partes extra de detalhes geométricos - como afloramentos rochosos e pedras - que são reproduzidos ao longe. A folhagem também sofre um aumento, com arbustos densos e relva até ao joelho na Series X. No entanto, os detalhes do ambiente, como grandes rochedos e árvores, são reproduzidos da mesma forma nas duas plataformas, pelo que, em traços gerais, a Series S e a X são bastante semelhantes. São apenas os pormenores acidentais entre essas características maiores que parecem ter sofrido uma degradação na máquina mais fraca, mas apenas a distâncias relativamente afastadas do jogador.

Os detalhes das texturas são geralmente semelhantes. Em confrontos diretos nos mesmos locais a curta distância, não consegui detetar quaisquer diferenças óbvias entre as duas plataformas, com a Series X e a S a receberem trabalhos artísticos muito detalhados. À distância, parecem existir algumas diferenças, com a Series X a utilizar melhores mipmaps do que a S, embora isto não seja especialmente percetível na maior parte do tempo. As texturas em ângulos oblíquos também são resolvidas com mais pormenor na X, embora isto possa ser apenas um produto das diferenças de resolução entre as duas consolas. Mesmo a Xbox Series X pode parecer um pouco desfocada neste aspeto.

Notei uma diferença curiosa na renderização do terreno ao comparar estas duas plataformas. A superfície do solo parece diferente entre as duas máquinas, mesmo a curta distância. Não é obviamente melhor ou pior numa plataforma ou noutra, apenas o terreno assume uma forma ligeiramente diferente com uma mistura diferente de texturas. Isto não muda de execução para execução, pelo que parece estar relacionado com uma diferença de definições entre a Series S e a X. No entanto, há alguma diferença na colocação de elementos geométricos mais pequenos entre as execuções, o que sugere que estes elementos são aleatórios até certo ponto.

Além disso, as sombras sofrem pequenos cortes na Series S. Comparando as duas versões lado a lado, a S apresenta mapas de sombras mais suaves que não revelam tantos detalhes como a versão da Series X. Não consegui detetar esta diferença em todos os locais, mas notei uma pequena redução na qualidade em alguns confrontos diretos, embora não seja algo que se possa detetar sem uma comparação direta. As sombras da folhagem parecem estar visivelmente mais degradadas, embora a Series X também não produza um resultado muito limpo.

Xbox Series S
Xbox Series X
Pequenas alterações no desenho do terreno e nas sombras são evidentes nesta imagem de comparação.
Xbox Series S
Xbox Series X
Pode haver uma diferenciação bastante pronunciada na renderização do terreno. É melhor clicar na plataforma individual e alternar entre elas para obter o melhor efeito.
Xbox Series S
Xbox Series X
Em termos de qualidade de imagem, ambos são decentes em uma tela 4K. A Xbox Series S renderiza na maior parte do tempo internamente a 900p, com escala FSR 2 para 1440p. A Series X parece ser nativo 1440p, com o FSR 2 levando a uma apresentação decente em 4K.
Xbox Series S
Xbox Series X
Esta imagem destaca novamente as alterações na distância de desenho de objetos, além das reduções na vegetação na Xbox Series S.

Provavelmente, a diferença visual mais clara entre a Series S e a X resume-se à renderização de cubemaps. Starfield depende de cubemaps, que parecem ser constantemente atualizados em tempo real, para os seus reflexos, e na Series S estes têm uma resolução muito baixa. O Series X não tem um aspeto espantoso, mas a resolução da S parece ser cerca de um quarto da resolução da sua congénere topo de gama. Isto não será muito percetível em todas as imagens, mas sempre que virem reflexos no jogo, estes terão uma qualidade muito inferior na Series S.

Estas são as diferenças que consegui detetar nas definições visuais básicas entre as duas consolas Xbox Series. A essência básica é que ambas as máquinas têm um aspeto semelhante na superfície, embora a Series S apresente uma série de cortes nos detalhes à distância, nas sombras e nos reflexos, que não têm um grande impacto, mas que são percetíveis, diria eu.

Para além destas distinções, existe uma divisão nas resoluções entre os dois sistemas. A Series X atinge uma saída de 4K, enquanto a Series S parece chegar aos 1440p, com os dois sistemas a atingirem esses alvos com a ajuda da tecnologia de upsampling FSR 2 da AMD. Isto significa que a imagem final parece ser de 4K ou 1440p, respetivamente, mas o jogo é melhorado a partir de resoluções mais baixas, combinando dados de vários fotogramas. Na Series X, o jogo está a ser renderizado internamente a 1440p, enquanto na Series S existe uma resolução base de 900p. É possível que esteja a ser utilizada uma resolução dinâmica, mas todas as imagens que contei indicavam essas resoluções.

Xbox Series S
Xbox Series X
Starfield usa extensivamente cubemaps para seus reflexos. Na Xbox Series S, eles têm um nível de detalhe inferior - talvez um quarto da resolução.
Xbox Series S
Xbox Series X
Aqui está outra captura de tela que destaca a diferença de detalhes nos reflexos.
Xbox Series S
Xbox Series X
Outro exemplo das diferenças ambientais mais sutis entre as duas consolas.
Xbox Series S
Xbox Series X
Outro exemplo das diferenças ambientais mais sutis entre as duas consolas.

Na prática, ambas as consolas oferecem uma resolução nítida e limpa durante o típico período de jogo, e ambas ficam muito bem numa TV 4K. É possível ver um pouco de aliasing e brilho em áreas de detalhes finos que o FSR 2 tem dificuldade em resolver de forma limpa, embora estes sejam muito semelhantes nas duas máquinas. É claro que a Series X parece um pouco mais nítida e consegue resolver os detalhes com precisão de píxeis a 4K, mas a Series S não fica atrás - parece apenas um pouco mais suave e sofre de um pouco mais de aliasing. Não notei problemas de reconstrução em nenhuma das máquinas na maioria das áreas, e o desfoque de movimento do jogo faz um bom trabalho ao esconder quaisquer falhas na ação que poderiam ser visíveis de outra forma.

De uma perspetiva visual, Starfield é uma experiência muito boa em ambas as Xbox da geração atual. Obtém-se uma atraente versão do jogo com definições subjacentes sólidas, sem quaisquer compromissos ou problemas evidentes. A Series S, em particular, aguenta-se muito bem, com menos cortes do que os que costumamos ver hoje em dia na consola mais pequena. Mas a qualidade visual é apenas metade da questão, por isso, como se comportará em termos de desempenho?

A Bethesda tem um passado um pouco conturbado no que diz respeito ao desempenho dos seus RPGs nas consolas. O infame problema do "Rimlag" na versão PS3 de Skyrim vem à mente, em que o jogo sofria de fraco desempenho quando o ficheiro guardado pelo jogador ultrapassava um determinado tamanho. Fallout 4 teve problemas mais convencionais, com taxas de fotogramas geralmente inconsistentes no lançamento. Ambos os problemas foram corrigidos mais tarde, mas prejudicaram a experiência de lançamento, pelo que entrei com expectativas um pouco moderadas em relação à versão inicial de Starfield. Será este um jogo para jogar no primeiro dia? Ou é melhor esperar um pouco para ter uma experiência mais polida e melhorada?

Não existem problemas de desempenho assinaláveis em Starfield na Xbox Series X. Corre a 30 fps com um ritmo de fotogramas consistente. Apenas as áreas das grandes cidades podem causar uma ligeira quebra no objetivo de 30 fps.

Ao testar com o patch do primeiro dia instalado, a boa notícia é que a jogabilidade geral é surpreendentemente sólida. Starfield atinge basicamente 30 fps em quase tudo o que fazes durante o jogo. O combate é sólido como uma rocha, tal como a exploração dos vários planetas. O jogo permite combates bastante intensos em ambientes abertos e amplos e não apresenta quaisquer problemas de desempenho. Isto aplica-se igualmente às Series S e X, que têm um desempenho idêntico.

Dito isto, há uma ressalva importante. Duas das cidades do jogo - nomeadamente New Atlantis e Akila - são propensas a problemas ocasionais de desempenho. Ao percorrer estas áreas, há uma série de fotogramas perdidos, incluindo alguma gaguez significativa. Na maior parte do tempo, estas áreas funcionam bem a 30 fps, mas existem problemas. Em minha opinião, New Atlantis parece ser a área mais afetada, o que faz sentido, pois é a maior área de cidade disponível em Starfield. Também registei algumas interrupções de um segundo - uma vez em ambas as consolas Xbox - enquanto atravessava o porto espacial de New Atlantis. Foi bastante flagrante, mas foi o pior que vi durante o meu tempo com Starfield.

Portanto, Starfield tem um desempenho suficientemente bom, especialmente quando comparado com os padrões dos esforços anteriores da Bethesda. Para além de problemas ocasionais nas cidades, o jogo oferece uma atualização muito sólida de 30 fps com um ritmo de fotogramas consistente. Este objetivo de taxa de fotogramas de 30 fps vai provavelmente suscitar alguma ira por parte dos jogadores, mas dada a complexidade do mundo, bem como o perfil de desempenho pesado da CPU da versão para PC, o objetivo de 30 fps é totalmente compreensível. O desfoque de movimento também ajuda a suavizar a atualização de 30fps até certo ponto, e é renderizado com uma elevada contagem de amostras e sem artefactos aparentes. No entanto, gostaria que houvesse uma opção para aumentar um pouco a velocidade do obturador virtual para obter um efeito mais pronunciado, uma vez que a desfocagem tende a ser um pouco subtil neste momento. E para aqueles que não gostam do efeito, este pode ser desativado nas definições do jogo.

Do ponto de vista técnico, Starfield é provavelmente o RPG mais polido que a Bethesda já lançou. É, em grande parte, uma experiência sem bugs que decorre com um desempenho praticamente imaculado e, para além disso, tem um ótimo aspeto. Os jogos da Bethesda são títulos enormes com uma tonelada de complexidade e interações potencialmente complexas e conseguir que o jogo atinja este nível de polimento no lançamento é um feito impressionante. A sensação que temos é que o atraso de dez meses do jogo deve ter ajudado significativamente neste aspeto.

O desempenho de Starfield na Xbox Series S é quase idêntico ao da Xbox Series X. O objetivo de 30 fps mantém-se firme, sendo que apenas as grandes cidades causam pequenas quedas de desempenho.

O jogo em si também é muito bom. Este é mais ou menos o jogo tal como anunciado - um enorme RPG da Bethesda que tem lugar em vários sistemas estelares, na vastidão do espaço. É muito parecido com Fallout 4, ou Skyrim, mas em vez de andarmos por uma massa de terra contígua, navegamos pelo jogo através de uma interface de viagens planetárias, à la Mass Effect 2 ou Eve Online, entre cidades e zonas de aterragem.

O alcance de Starfield é imenso, embora isso tenha alguns inconvenientes. A exploração planetária não é muito entusiasmante, dadas as massas de terra geradas processualmente com conteúdo repetido. Na verdade, penso que um âmbito reduzido poderia ter ajudado a proporcionar uma experiência mais cuidada, em linha com o que a Bethesda tem feito recentemente. Os jogadores experientes serão capazes de navegar pelas missões principais do jogo, missões de fação e outras missões específicas, mantendo a sua interação com os elementos gerados processualmente a um nível mínimo, mas penso que a estrutura típica de um mapa dos jogos anteriores da Bethesda talvez seja uma abordagem mais adequada.

Dito isto, gostei muito do tempo que passei com Starfield e é provável que o jogue um pouco mais à medida que o ano for terminando. É um RPG da Bethesda super polido e genuinamente divertido. Até o combate é ótimo e o conteúdo principal do jogo está em excelente forma. Também ajuda muito o facto do típico conselho que se dá quando se pensa num novo RPG da Bethesda - esperar que os erros sejam corrigidos - não parece aplicar-se de todo aqui.

Starfield é uma experiência sólida desde o primeiro dia, com um desempenho consistente e excelentes visuais em ambas as consolas. Quer estejas a jogar na Series S ou na Series X, Starfield chega com um desempenho sólido e consistente e um nível de polimento que te dá a confiança para começares a tua jornada logo no primeiro dia.

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