Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Square Enix: O DRM veio para ficar

Companhia diz que medidas anti-pirataria são necessárias.

Adam Sullivan, gerente de negócios da Square Enix, disse em entrevista com o site TorrentFreak, que as medidas anti-pirataria que a companhia usa nos seus jogos são parte integrante do seu plano de trabalho, como tal não vão eliminá-las apesar do descontentamento dos fãs.

"A principal vantagem para nós é a mesma para que qualquer outro negócio: o lucro," disse Sullivan. "Temos uma conhecida reputação de protegermos muito as nossas PIs, o que desencoraja muitos potenciais piratas. No entanto, a eficácia é muito difícil de medir, dependemos da informação que temos disponível através da nossa equipa de vendas e várias lojas, para além dos comentários dos consumidores."

Os jogadores tendem a opor-se ao DRM quando isso afeta negativamente a sua experiência de jogo, a Microsoft, por exemplo, eliminou várias medidas de segurança que queriam implementar na Xbox One devido às criticas dos seus fãs.

No entanto Sullivan esclareceu que as medidas anti-pirataria devem usar-se de forma a não prejudicar os utilizadores.

"A chave para o DRM é que este não interfira com a capacidade do cliente de jogar a um jogo. Não é muito raro as pessoas comprarem um novo computador passado uns anos ou que até tenham vários computadores. Às vezes não têm uma conexão à Internet de confiança. Ainda não existe uma solução perfeita."

Sullivan terminou afirmando que essas medidas irão permanecer. "DRM será essencial no futuro. Enquanto nos preocuparmos com coisas como a privacidade de informação, partilha de contas e quebra de segurança das mesmas, precisamos de alguma forma de DRM."

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Related topics
PC
Sobre o Autor
Luís Alves avatar

Luís Alves

Contributor

É o nosso super-homem. Não existe nada que o Luís não saiba e o seu conhecimento da indústria é longo, permitindo-lhe estar sempre à frente de todos. É o homem que nunca dorme.

Comentários