Skip to main content

Square Enix admitiu falhas na produção de jogos para o público alvo certo

Novidades FF15 e Kingdom Hearts 3 na E3. Só agora descobriu que há fãs de JRPGs em todo o mundo. Novo Hitman irá ao encontro dos fãs hardcore.

Yosuke Matsuda, presidente da Square Enix, falou com o site japonês Nikkei Trendy sobre o futuro da companhia e sobre os seus próximos jogos.

Matsuda referiu que para ele Final Fantasy Agito e Seiken Densetsu: Rise of Mana são indicativos um bom começo para 2014, mencionou que a beta de Nosgoth vai no bom caminho e confirmou que estão a trabalhar num novo Tomb Raider.

No que toca ao desenvolvimento dentro da própria Square Enix, ele referiu que estão muito confiantes da qualidade de Final Fantasy XV e de Kingdom Hearts 3, e que deveremos saber mais novidades sobre estes jogos na E3.

Matsuda falou também que existem jogos como Bravely Default que foi feito pensado para o mercado japonês e que vendeu bem em todo o mundo. E de que, apesar de haver algumas diferenças entre regiões, os fãs de RPGs japoneses estão espalhado pelo mundo todo. Ele contou que quando as últimas novidades são lançadas no Japão, os fãs em todo o mundo recebem-na instantaneamente, quer sejam fãs norte-americanos, europeus ou sul-americanos.

Matusda disse que se somarem todos estes fãs obtém-se então um bom número, deixando assim de parecer um género para um mercado de nicho. Ele acredita que os jogos que forem desenvolvidos no futuro, e que tenham histórias ricas e poderosas com um estilo muito JRPG, poderão ter bons resultados se forem focados para o público alvo certo.

Ele admitiu que a companhia poderá ter-se focado muito na globalização do seu público alvo, o que acabou por ser prejudicial. Matsuda deu como exemplo Hitman Absolution. O jogo foi criado para ter um apelo mais amplo e chegou até a ganhar popularidade por entre os novos jogadores da série, no entanto perdeu alguns dos elementos que a tornaram famosa, o que fez com que muitos dos fãs de sempre ficassem chateados, acabando por não ter as vendas esperadas.

O novo Hitman que está em desenvolvimento está a ter isso em conta, uma vez que será focado para os fãs da série, em vez de para um publico no geral. Matusda acredita que seguindo esse caminho o estúdio de desenvolvimento será capaz de atingir a qualidade dos jogos originais.

Lê também