Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Spyro Reignited é lindo e está melhor que os originais, mas tem alguns problemas

O DF Retro olha para os originais.

Depois do imenso sucesso da Crash Bandicoot N Sane Trilogy, a Activision recuperou mais outro heróis das plataformas nos anos 90 para as consolas modernas. Spyro Reignited Trilogy traz para a PlayStation 4 e Xbox One os três jogos da Insomniac Games numa conversão com visuais de luxo feita pela Toys for Bob - responsáveis por Star Control 2 e a série Skylanders.

Spyro Reignited Trilogy entrega-te o que esperas: versões fieis dos três jogos Spyro da Insomniac com uma completa melhoria visual e muitos ajustes no gameplay. Spyro Reignited está melhor que os originais, graças a controlos mais suaves e com melhor resposta e uma câmara que pode ser controlada com o analógico direito - tem uma sensação mais moderna e polida. Mas não é um jogo moderno - longe disso. Isto é uma viagem de nostalgia e os níveis, ritmo da história e fluir do jogo permanecem inalterados.

No entanto, as melhorias visuais já são outra coisa. Os jogos foram refeitos do zero com o Unreal Engine 4, ao contrário da Trilogia de Crash Bandicoot, mas os resultados são igualmente espantosos, talvez mais até. Os modelos dos personagens são incrivelmente detalhados e super expressivos; parece quase animação CGI pré-renderizada em alguns momentos. A combinação de um belo motion blur por pixel e trabalho de animação de incrível qualidade é perfeita.

Para tirar partido do que a actual tecnologia permite, a Toys for bob refez todas as cutscenes com novas animações, direcção e câmara. Fica impressionante e parece uma série de TV. Os níveis estão praticamente iguais, mas agora são adornados com detalhes como campos de relva, pedra com modelos completos e bandeiras que voam com a brisa.

A iluminação foi totalmente remodelada com uma solução global pré-calculada e sombras correctas. Um detalhe que adorei é a dispersão sub-superfície nas asas de Spyro: quando estás perante uma fonte de luz, parecem adequadamente transparentes, como se a luz brilhasse pela sua pele. As sombras dinâmicas usadas em certas áreas quando usas o teu ataque de fogo também estão excelentes.

Ver no Youtube

No entanto, o mais impressionante poderá ser o quão perto ficaram da estética original. Apesar das vastas melhorias, o aspecto e atmosfera singulares dos clássicos permanecem.

Apesar de tudo isto, ainda existem algumas desilusões em Spyro Reignited.

Primeiro: tempos de carregamento. O jogo original carregava com o dobro da velocidade das que tens em Spyro Reignited quando instalado no disco. É compreensível, devido ao aumento incrível no tamanho, mas reduz um pouco a sensação da ausência de interrupções no original.

Segundo: a resolução na Xbox One X. Tendo em conta o que vimos em outros jogos, é uma desilusão ver o jogo na mesma 1440p que está na Pro, apesar de ambas terem um aspecto limpo num ecrã 4K. A PS4 corre a 1080p e a Xbox One S a 900p, mas ambas têm um aspeto limpo graças a excelente anti-aliasing do UE4. De resto, com a excepção de sombras mais limpas na Xbox One X, o jogo é totalmente idêntico nas quatro consolas. De certa forma, é uma desilusão que as máquinas mais poderosas tenham tão poucas melhorias, mas pelo menos todos têm uma versão com bom aspecto.

Xbox One X
PlayStation 4 Pro
Xbox One S
PlayStation 4
A resolução é a grande diferença, Spyro corre a 1440p na Pro e Xbox One X, 1080p na PS4 e 900p na Xbox One S. Curiosamente, apesar da mesma resolução, a Xbox One X parece ligeiramente mais nítida.
Xbox One X
PlayStation 4 Pro
Xbox One S
PlayStation 4
A Xbox One X apresenta sombras de maior qualidade, enquanto na Pro e PS4 parecem iguais. A Xbox One S exibe mais vestígios nas sombras.
Spyro Reignited Trilogy
Spyro the Dragon
O mundo todo foi refeito para esta trilogia, mas a atmosfera, design e uso de cor inteligentes permanecem.
Spyro Reignited Trilogy
Spyro the Dragon
A versão PS1 foi impressionante para a sua altura e a versão de 2018 apresenta-te o detalhe que antes só podias imaginar.

A performance também é muito similar em todas as consolas - a terceira desilusão. Não se sente completamente fluído, apesar de, aparentemente, permanecer a estáveis 30fps em todas. É devido ao mau ritmo de fotogramas. Os tempos inconsistentes dos fotogramas geram a sensação que os originais corriam com mais consistência - algo que não é de esperar.

Se esperavas por 60fps, terás de esperar para ver se o jogo chegará para PC tal como Crash Bandicoot (sem falar na versão Switch - o UE4 corre muito bem na portátil da Nintendo).

A falta de HDR também é uma desilusão, mas o maior incómodo é que Spyro Reignited foi enviado para as lojas incompleto. Se comprares a versão física, terás de descarregar dados adicionais antes de jogar. É uma prática que abomino e má para os coleccionadores. Apesar de poder ser aceitável para um jogo multi-jogador como Black Ops 4, jogos singleplayer como Spyro deviam chegar às lojas completos.

No geral, Spyro Reignited é um bom jogo. Os visuais melhorados são fantásticos, a performance é estável e apesar dos problemas no ritmo de fotogramas está melhor que os originais. Os jogos em si também se aguentaram bem; se esperas uma experiência gameplay ao estilo do final dos anos 90, terás muita diversão aqui. Os originais eram charmosos e tecnicamente muito bem conseguidos para a sua altura, a Toys for bob deixa-os orgulhosos.

Read this next