Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

South Park: The Stick of Truth - Antevisão

Preparados para a galhofa?

South Park não é estranho aos videojogos. Desde que a série criada por Trey Parker e Matt Stone começou a ser exibida nos canais de todo o mundo, houve tentativas em transpor o seu humor e estilo único para outros meios, mas sempre sem sucesso. South Park: The Stick of Truth, a ser desenvolvido pela Obsidian Entertainment, é mais uma tentativa de conseguir acertar na fórmula correta para que a série da Comedy Central seja também um sucesso nos videojogos.

Os mais céticos poderão perguntar porque razão South Park: The Stick of Truth será diferente das outras tentativas falhadas. A resposta é simples. Trey Parker e Matt Stone, os criadores da série, estão a colaborar no desenvolvimento, escrevendo o enredo, supervisionando a produção e a emprestar as suas vozes às personagens, o que por si só é impressionante. Nunca antes um jogo de South Park teve este tipo de tratamento.

Pelo que foi mostrado na breve apresentação no evento da THQ em Dublin, ainda é cedo para dizer se este é o jogo pelo qual os fãs têm estado à espera, mas as impressões iniciais são positivas. Uma coisa é certa. O humor que caracteriza a série está bem patente em The Stick of Truth, e a Obsidian fez questão de mostrá-lo logo nos primeiros segundos do jogo.

Em Stick of Truth não entramos na pele de nenhuma das personagens tão conhecidas da série televisiva. Em vez disso, somos um miúdo novo que acaba de chegar a South Park e que os pais lhe dizem "Vai fazer amigos" enquanto têm relações sexuais na nova casa. Dá-mos uns passos em frente e encontramos de imediato Butters, que nos convida para a casa do feiticeiro, mas primeiro quer saber o nosso nome. Um teclado virtual aparece no ecrã para inserir um nome, mas independentemente do que inserirem, Butters acaba sempre por dizer "Chamas-te palerma, não é?". Palerma (Douchebag em inglês) será o vosso nome em The Stick of Truth , vão-se habituando à ideia.

Quando chegamos à casa do feiticeiro, que não passa de uma festa de fantasia medieval no quintal de Eric Cartman, o feiticeiro, o próprio Cartman, dá-nos a primeira missão, ir buscar frango Kung Pow à cidade. Mas antes de haver oportunidade para tal, o "reino" é atacado e temos que que defender o Stick of Truth, um artefacto poderoso cujo o poder ainda está por ser explicado. Aqui vimos pela primeira vez como funcionará o combate me The Stick of Truth.

O combate é descrito como um RPG à moda antiga, funcionando por turnos, mas com novos elementos à mistura. É possível atacar atacar, bloquear e fazer ataques especiais. Bloquear não serve apenas para bloquear. Ao conseguirem um bloqueio perfeito, é aberta a oportunidade para atacar deixando as forças inimigas indefesas. O combate está cheio de humor, a começar pelos ataques. O especial de Eric Cartman é um dos mais hilariantes. Baixa as calças, vira o traseiro e sai lume. Foi dito durante a apresentação que os ataques especiais vão variar com as classes das personagens, que se dividem em atacantes, defensores e healers (curadores).

Mais complexidade é introduzida no combate com a personalização das armas. A Obsidian não aprofundou sobre este assunto, mas acrescentou que os alguns fatos das personagens dão acesso poderes especiais, enquanto que outros são meramente estéticos. Relativamente ao resto, The Stick of Truth funcionará como um RPG normal. As personagens sobem de nível, desbloqueiam novos ataques/habilidades e recruta-se reforços para ajudar na missão de salvar o mundo de uma força maligna.

"Somos um miúdo novo que acaba de chegar a South Park e que os pais lhe dizem "Vai fazer amigos" enquanto têm relações sexuais na nova casa."

Se há coisa em que The Stick of Truth acerta na mouche, é no seu visual. Não há diferença entre ver um episódio na televisão de South Park e jogar The Stick of Truth. Pela primeira vez, seja na televisão ou num jogo, vão poder explorar livremente a cidade de South Park. Toda a cidade foi mapeada de propósito para Stick of Truth, pelo que terão a oportunidade de visitar todos os vossos locais favoritos. Na apresentação em que estive presente, a Obsidian apenas mostrou o quintal de Eric e o nível do cemitério, que é controlado pelos miúdos vampiros, mas nas imagens reveladas e trailer, podemos ver mais alguns.

No que toca ao humor, The Stick of Truth tem tudo sob controlo. Nenhum dos que estavam a assistir à apresentação resistiu a dar uma gargalhada. A adaptação da televisão para o jogo não podia estar melhor. A Obsidian, juntamente com Trey Parker e Matt Stone, está a aproveitar as dezasseis temporadas desta série que marcou e continua a marcar uma geração, e que goza com praticamente tudo, desde modas a pessoas reais. The Stick of Truth promete oferecer tudo isto num produto fantástico que não deixará os fãs de South Park indiferentes.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

South Park: The Stick of Truth

PS4, Xbox One, PS3, Xbox 360, PC, Nintendo Switch

Related topics
Sobre o Autor
Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.
Comentários