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Soul Calibur V - Antevisão

Uma nova geração de lutadores.

Estamos na reta final para o lançamento de Soul Calibur V. A Namco Bandai quer continuar em força em 2012 e, como tal, está a preparar o lançamento de um dos mais distintos brawlers de sempre já para o próximo mês de Fevereiro no nosso território. Desde há umas semanas que nos chegou uma versão ainda limitada para antevisão do jogo. É contudo, suficiente, para nos permitir um contacto muito claro sobre um dos regressos mais aguardados.

Soul Calibur é sinonimo de qualidade. Na verdade, a Namco Bandai dá-se ao luxo de possuir duas grandes marcas no género. Se por um lado a série Tekken é respeitada mundialmente e prepara-se para um cruzamento inédito com a franquia Street Fighter em breve, já Soul Calibur oferece uma natureza distinta, nobre e até épica de combate, ao fixar escudos e armas brancas como elementos integradores do combate.

Soul Calibur V representa um esforço adicional da equipa Project Soul em consolidar um formato, mais do que propor uma revolução na série. Isso acaba por ser melhor para os fãs, que podem assim continuar a pisar terreno familiar, não obstante os novos desenvolvimentos do arco narrativo e da assumpção de um novo protagonista, que é Patroclus, filho de Sophitia. Serão estes, aliás, factores importantes de transformação, uma vez que o avanço no enredo conduziu à entrada de novos lutadores, causando uma importante alteração no roster de personagens.

As transformações ocorridas em 2008, após o lançamento de Soul Calibur IV, ditaram uma debanda da equipa Project Soul, levando inclusivamente os fãs a promover uma petição junto da editora que logo captou a atenção de Katsuhiro Harada. Mas felizmente o núcleo da equipa regressou, voltando a assumir as rédeas de um novo jogo que está prestes a conhecer a luz do dia. Familiar é certo, movendo-se por terrenos seguros, pela zona de conforto, sem contudo, deixar de surpreender o fã da série que irá agora conhecer as relações de amizade e de oposição entre os lutadores em resultado do novo enquadramento temporal que ocorre 17 anos depois de Soul Calibur IV.

Um extenso leque de personagens

Uma das promessas deixadas para o novo jogo, o alargamento do número de lutadores, será cumprida. Para os fãs isto significa sucesso imediato. Ao núcleo original da série, os produtores acrescentaram novos lutadores. Em alguns casos assistimos à entrada de aprendizes de personagens consagradas, como sucede com Natsu, uma aluna de Taki, que é maioritariamente similar ao seu mestre, embora lhe sejam bem-vindas certas nuances que pontuam alguma diferença no ritmo de combate.

Podemos personalizar as nossas personagens.

A Project Soul manteve a decisão de transportar personagens exclusivas de séries e de plataformas para a versão correspondente. No que à primeira concerne poderemos controlar Ezio Auditore da Firenze, mas não sabemos que mais surpresas esconde a Namco já que no quadro de selecção de lutadores há espaços vazios relativamente a outras personagens. Se no passado já conhecemos lutadores como Link, vamos ver se Kratos sempre se confirma para a versão PS3 do jogo.

Em suma, a Project Soul manteve intacta a mitologia da série, relegando-a, porém, para o futuro, de modo a permitir a entrada de novas personagens. É uma decisão que trará bons resultados. Todavia, só poderemos cimentar essa conclusão depois de verificarmos a versão final que nos irá permitir explorar todo o modo história. Com efeito, a presente demonstração queimada em disco em Novembro de 2011, tem nas opções de jogo o modo história, no entanto apenas podemos jogar um combate.

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Soulcalibur 5

PS3, Xbox 360

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Vítor Alexandre

Redator

Adepto de automóveis é assim por direito o nosso piloto de serviço. Mas o Vítor é outro que não falha um bom old school e é adepto ferrenho das novas produções criativas. Para além de que é corredor de Maratona. Mas não esquece os pastéis de Fão.

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