Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Söldner-X: Himmelsstürmer

Soldado aéreo, a última esperança.

Soldner-X é o clássico Shooter estilo Space Invaders que tanto sucesso fez nos anos 80. Acção vertical onde a simples movimentação do topo para a base chega para o recado, tornado o jogo tão frenético quanto possível. Também soldner-X assim o é, com o seu visual em alta definição, apresentando cenários futuristas que variam entre o citadino e o florestal, sempre com a destruição como plano de fundo.

É difícil tomar uma posição ao tecer uma crítica a este jogo, pois se por um lado apresenta um visual altamente detalhado e diversificado, capaz de captar a atenção de qualquer um com a presença de diversos inimigos, aliado aos diversos elementos do cenário que estão visualmente soberbos, por outro lado é impossível deixar de reparar na jogabilidade extremamente repetitiva e sem interesse. Ok, é um acção frenética quase non-stop onde estar parado é sinónimo de morrer, mas é gritante a falta de interesse e o tão pouco proveito e divertimento que se retira desta experiência.

Não que este estilo de jogo requeira necessariamente uma história envolvente, mas Soldner-x apresenta um enredo no qual, curiosamente, o Soldner-X é a ultima esperança para o planeta Terra que, só por acaso, está em guerra. É desta forma que devemos percorrer as várias zonas do jogo que apresentam a típica estrutura alternada entre sequências de acção furtiva e batalhas com Boss.

O visual colorido e altamente diversificado parece ser o ponto mais em voga ao longo de toda a aventura.

Os ambientes não são povoados por uma cor só, pois a periódica mudança de cenários ajuda a dar profundidade e vivacidade ao jogo. Contudo, é necessário salientar que os cenários perdem o brio com o avançar desta experiência, tornando-se altamente semelhantes a outros jogos e reveladores de pouca imaginação. Existem ainda várias armas e alguns upgrades para capturar ao longo do jogo, que poderão ser utilizados durante a aventura. Inicialmente apenas terão uma arma de choque e a usual “metralhadora”, mas é possível acrescentar ao arsenal um lança-rockets ou uma arma de fogo, por exemplo.

Todas estas opções oferecem, de certa forma, alguma diversidade ao jogo mas, por outro lado, são incapazes de colmatar o maior defeito deste título, que é estar assente numa organização já pouco usual nos dias de hoje. Soldner-X baseia-se na constante repetição dos níveis por parte do jogador com a finalidade de que a médio/longo prazo esta surta em efeitos na sua prestação.

De uma forma simplificada, Soldner-X adopta uma fórmula típica aos antigos Shooters, na qual o jogador coloca a moedinha e começa o nível de inicio na esperança de bater um alto Score. Sempre que quiserem jogar terão que começar pelo primeiro nível e tentar chegar novamente até à parte em que morreram sem que haja a hipótese de escolher o nível inicial ou, caso tenham morrido, de continuar a jogar.

A quantidade de inimigos no ecrã é astronómica. Tanto que por vezes é quase impossível avançar sem sofrer danos, e aqui sofrer o mínimo de danos é meio caminho andado para a morte.

Algo semelhante ao que acontece em Wolf of the Battlefield ou 1942: Joint Stike, aproveitando-se desta organização para colmatar o pequeno Single Player. A juntar a isto temos o alto grau de dificuldade que, até mesmo no modo Super Fácil, é algo que transcende qualquer outra experiência do género, deitando a baixo a hipótese de se conseguir algum agrado e proveito desta experiência. Caso já tenham superado determinado nível no modo aventura, podem escolher aperfeiçoá-lo no modo treino. Contudo, não será possível avançar de zona uma vez que acabem o nível que decidiram treinar.

É caso para dizer que se não é o do cu, é das calças. Se não se fartarem de Soldner-X pela dificuldade, fartam-se devido à necessidade de jogar constantemente os mesmos níveis. Os desbloqueáveis são ridículos, pois ao completarem o jogo vão desbloquear novos níveis de dificuldade ainda mais difíceis, naturalmente. Os upgrades são difíceis de obter e a lista de troféus é digna (pela dificuldade) de todo o resto da experiência. Sempre podem chamar o vizinho do lado para jogar a dois, na esperança que consigam chegar um pouco mais além em Co-op.

Sejamos realistas, Soldner-X não é uma experiência divertida. O alto grau de dificuldade e a constante repetição dos mesmos níveis só fazem aumentar a frustração a cada vês que lhe tocam. Caso sejam altamente dotados neste estilo de jogo terão aqui um belo pitéu para se entreterem. Caso contrário, correm sérios riscos de ficarem retidos nos primeiros níveis do jogo, não só pela dificuldade extrema, mas também pela necessidade de repetir constantemente as mesmas zonas. Soldner-X simplesmente não apresenta nada que já não tenha sido visto antes.

6 / 10

Read this next