Passar para o conteúdo principal

Silica - Projeto indie de moderada ambição

Estratégia em tempo real, FPS, e mais.

Silica é um jogo modesto, desenvolvido sobretudo por apenas uma pessoa (Martin Melichárek), sobre a alçada da Bohemia Interactive. Tem a missão de entregar uma boa experiência a quem gosta de jogos de estratégia. Considerado como uma produção Indie, o seu conceito é colocado de forma própria, já que o podemos jogar como um RTS tradicional ou na perspetiva de primeira/terceira pessoa. É jogado entre duas fações, e com uma terceira que é caracterizada por extraterrestres.

Tive a oportunidade de jogar uma versão ainda em desenvolvimento, na sua componente online contra outros jogadores. Foram algumas horas a experimentar o seu conceito, nomeadamente o formato em primeira pessoa. Foram embates contra outra fação com os extraterrestres pelo meio. Podia escolher qualquer uma das três, para dessa forma experimentar as variadas possibilidades de gameplay.

Os combates decorreram num mapa apenas, com um aspeto árido e onde existia o ciclo dia-noite. Basicamente, controlávamos um soldado que tem de se deslocar até às instalações inimigas para as destruir. A nível de estratégia, existe um elemento da nossa equipa que assume o papel de comandante, que irá delinear estratégias para os restantes elementos da equipa seguir. É ele que também cria unidades, como veículos e soldados controlados pela IA.

Ver no Youtube

A estratégia das fações humanas é essa, destruir a base inimiga, controlar edifícios, e pelo meio também lutar contra os extraterrestres presentes no planeta. Na outra faceta, quando controlamos os extraterrestres, temos também uma base e elementos diferenciados, uns conseguem apenas fazer ataques corpo-a-corpo enquanto outros possuem a capacidade de efetuar disparos contra os inimigos. A missão dos extraterrestres é aniquilar os humanos.

Devo dizer que a versão que joguei pareceu-me muito embrionária. Há muita coisa por fazer, o que leva a uma certa interrogação do que será possível concretizar num estado mais avançado de desenvolvimento. Não foi uma experiência tão agradável como pensei que seria, mas saliento novamente que há um longo caminho pela frente. Há múltiplas mecânicas ainda estão por construir, o que impede uma maior decisão sobre o patamar que poderá atingir em termos de qualidade.

Ver no Youtube

É interessante o que é proposto, a possibilidade de um jogo com várias facetas de abordagem, seja para amantes de estratégia em tempo real e até para quem prefere ação cara-a-cara. Mas gostaria de ter experimentado mais, com outras opções a nível de mecânicas e até desafios diferentes nas batalhas. Não foi possível testar o modo RTS, o que me deixou desanimado. Também volto a referir que está ainda muito primário a nível visual, precisa de mais pormenores, seja a nível de texturas, iluminação, preenchimento dos mapas, etc..

Silica é agora lançado em Acesso Antecipado na plataforma Steam, fico à espera de mais atualizações e adições a este trabalho da Bohemia Incubator.

Lê também