Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Serão Kinect/Move impulsionadores de vendas?

Inquiridos preferem reduções preço PS3/360.

Tanto a Microsoft como a Sony afirmam que os seus novos dispositivos Kinect e Move irão impulsionar as vendas de uma forma significativa da suas consolas, mas um novo estudo aponta para que isso venha a ser improvável.

A consultora de mercado Cowan & Company fez um inquérito onde conversou com cerca de 1300 indivíduos e 1001 jogadores de videojogos dos Estados Unidos, e, de acordo com o analista Doug Creutz, os resultados indicam que as reduções de preço das consolas teriam sido melhores para o efeito.

"Embora os nossos resultados da pesquisa mostrem uma grande procura pelos dois periféricos por entre os actuais possuidores da Xbox 360 e PS3, a procura por entre os que não têm as duas consolas e potencias compradores parece morna," disse Creutz.

"Os resultados da nossa pesquisa mostram também que o preço que os potenciais compradores estão dispostos a pagar por uma nova consola desceu consideravelmente se tivermos em conta os resultados do ano passado; no entanto o preço das consolas continuam inalterados."

O estudo da Cowan certamente que desaponta tanto a Sony como a Microsoft, uma vez que ambas esperam expandir o tipo de publico das suas consolas.

A Microsoft já veio a publico dizer que espera que o Kinect prolongue a vida da Xbox 360 por mais cinco anos, e espera que até ao final do ano sejam vendidas, em todo o mundo, cinco milhões de unidades.

A Sony parece mais cautelosa no que diz respeito a previsões de vendas do seu PlayStation Move, mas espera que o dispositivo apele tanto aos jogadores casuais como para os mais experientes.

No que toca à Nintendo Wii, a Cowen afirma que a primeira consola a usar sensores de movimentos não conseguirá ter um grande aumento de vendas neste Natal, contrariando assim as palavras do presidente da Nintendo of America.

A Cowan concluiu o seu relatório com uma nota de recomendação para as produtoras de jogos: as editoras que apostam com sucesso nos jogos para uma audiência mais hardcore poderão continuar a prosperar, apesar das mudanças na estrutura da indústria.

Read this next