Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Será que a versão consumidor do Oculus Rift chega em 2015?

Oculus VR diz que não tem nada a anunciar por enquanto.

A Oculus VR parece que não se quer comprometer a 2015 como o ano de lançamento da versão consumidor do dispositivo de realidade virtual Oculus Rift.

Face à questão colocada pelos nossos colegas ingleses se a versão para os consumidores estaria disponível no próximo ano, Palmer Luckey, o criador do dispositivo, disse que "não temos nada para anunciar neste momento". Nate Mitchell, co-fundador da Oculus VR acresntou que "essa é a questão mais difícil, é aquela que mais me atormenta".

A segunda versão do Oculus Rift. A Oculus só aconselha a compra a produtores.

Explicando a razão para a demora, Luckey relembra que a Oculus VR só existe como uma companhia há dois anos e que desde o início têm mostrado abertamente o que estão a fazer e disponibilizaram imediatamente os kits de desenvolvimento para os produtores, aumentando o reconhecimento da realidade virtual.

Uma nova versão do Oculus Rift, o segundo kit de desenvolvimento, ficou recentemente disponível, mas esta não é ainda a aguardada versão para os consumidores, que terá ainda melhores especificações, deixou escapar Luckey.

"A versão do consumidor está significativamente melhorada. O salto do DK1 para o DK2 é semelhante ao salto do DK2 para o CD1 ( a versão para o consumidor)" disse Luckey.

Uma das melhorias, para além de ser mais leve e compacto, diz respeito à resolução. No segundo kit de desenvolvimento a resolução foi aumentada de 720p para 1080p. Embora não tenha sido especifico, Luckey revelou que o aumento "será significativo".

Apesar da resolução ter sido aumentada, Luckey admite que ainda têm dificuldades em apontar para os inimigos em Elite: Dangerous por não conseguir distingui-los claramente do cenário por detrás. Aumentar a resolução é a solução.

Quanto a versão para os consumidores estiver pronta e disponível no mercado, a adesão dependerá do preço. Não existe ainda nenhum valor definitivo, mas a Oculus quer estar algures entre os $200-$400 e diz prontamente que "seja qual for o preço, será o mais barato possível".

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Sobre o Autor
Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.
Comentários