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"Sem Regresso" de The Last of Us Part II Remastered é implacável

Não estás preparado para o desafio.

The Last of Us Part II Remastered representa mais um passo da Naughty Dog rumo a melhorias visuais de uma franquia já estabelecida. Neste artigo vou apenas abordar de forma subtil as alterações visuais, que são na sua maioria mínimas e só se tornam percetíveis com uma comparação lado a lado. Aqui, o foco principal é o novo modo "Sem Regresso", uma abordagem roguelike que tem o potencial de envolver profundamente os fãs mais ávidos da série.

Depois do surpreendente DLC gratuito oferecido pela equipa do Santa Monica Studio aos entusiastas de God of War Ragnarök, repleto de conteúdo que rivaliza com muitos jogos completos, o modo "Sem Regresso" deixou-me a pensar que poderia ser uma abordagem semelhante. Infelizmente, porém, não é o caso. Embora apresente algumas alterações visuais, incluindo novos modos de renderização e melhorias gráficas, tenho de confessar que deixa um sabor agridoce a decisão de não ser gratuito.

A Naughty Dog disponibiliza uma oportunidade para os jogadores da PS4 atualizarem a sua experiência original por um custo adicional de 10 euros. No entanto, para aqueles que ainda não possuem o título, a compra será feita pelo preço completo. Esta estratégia recompensa a fidelidade dos jogadores existentes, ao mesmo tempo que permite aos novos jogadores explorar as novidades da versão remasterizada.

Roguelike que não é para todos

"Sem Regresso" é uma importante adição a este Remastered sendo um modo roguelike que desafia até os jogadores mais dedicados a The Last of Us. É, sem dúvida, um desafio que não é para todos, pois a morte é o fim da linha. É possível jogar num nível de dificuldade mais baixo para uma experiência mais acessível, mas nestes níveis o desafio é bastante limitado, com inimigos que são frequentemente ineficazes com disparos que raramente nos atingem. O verdadeiro brilho deste modo surge quando se opta por uma dificuldade moderada ou superior, onde o loot é mais escasso e os inimigos representam ameaças letais.

As personagens disponíveis são diversas e distribuídas por dois grupos distintos: os que acompanham Ellie e os aliados de Abby. Com um total de 10, Ellie conta com a companhia de Joel, Dina, Jesse e Tommy, enquanto os aliados de Abby incluem Lev, Yara, Mel e Manny. Cada personagem tem habilidades e atributos únicos que influenciam diretamente a nossa abordagem durante as rondas. Por exemplo, Abby é excelente em combate corpo a corpo, enquanto Joel é letal e agressivo, mas não tem capacidade de se esquivar. Outros, como Lev, são mais furtivos e habilidosos, e há Tommy, cuja especialidade é usar a Sniper com grande impetuosidade.

A diversidade de personagens, cada uma com as suas características específicas, acrescenta uma camada de versatilidade à jogabilidade, ao proporcionar opções para diferentes estilos de jogadores. Ao reconhecer que cada jogador tem as suas próprias preferências e abordagens únicas, a Naughty Dog oferece várias formas de enfrentar os desafios, adaptados a diferentes formas de jogar.

"Sem Regresso" funciona de forma relativamente simples, apresentando aos jogadores um mapa repleto de desafios. A tarefa inicial consiste em escolher o caminho a seguir, analisar cuidadosamente as opções disponíveis e tomar decisões estratégicas para chegar ao boss final. Embora o percurso ofereça vários caminhos, a escolha de um bloqueia automaticamente os outros.

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Um "regresso" a Fações

Cada ronda apresenta desafios específicos, com vários modificadores que conferem a cada fase a sua unicidade. Estes modificadores são fundamentais, pois determinam o tipo de inimigos, o modo de jogo e até alterações visuais, como a renderização em espelho ou a transformação para preto e branco. Para além disso, existem Gambitos, desafios de alto risco que aparecem uma vez por encontro, e que oferecem recompensas mais valiosas para quem estiver disposto a enfrentar desafios de maior dimensão.

Após uma ronda bem-sucedida, os jogadores são transportados para o seu esconderijo, onde recebem as merecidas recompensas. Neste refúgio estratégico, têm a oportunidade de melhorar as armas na bancada e até adquirir novos equipamentos com os recursos obtidos nas incursões.

A jogabilidade única de The Last of Us é habilmente incorporada em "Sem Regresso", flui de forma suave e sem obstáculos que comprometam a experiência. Em certa medida, este modo transportou-me até uma década atrás no tempo, fez-me lembrar Fações na PS3, a abordagem é semelhante, recolhe-se recursos no mapa enquanto se observa os inimigos, constrói-se itens conforme a necessidade e, claro, tenta-se cumprir os objetivos da ronda. Esta familiaridade proporciona um sentimento nostálgico aos veteranos da série, ao mesmo tempo que oferece uma experiência cativante aos estreantes, graças às suas mecânicas intuitivas e cativantes.

A exploração aprofundada dos mecanismos de jogo intrincados proporciona-nos momentos muito gratificantes. O modo roguelike acrescenta uma componente interessante para aqueles que apreciam o estilo de jogo meticulosamente elaborado pela Naughty Dog para esta lendária série. São muitas horas de puro deleite, sem pausas, diálogos ou cinemáticas. O foco está exclusivamente na ação crua e intensa, que proporciona uma experiência repleta de ação para os mais dedicados a The Last of Us e não só.

Conclusão

"Sem Regresso" é uma adição valiosa e bem recebida, introduz novidades e reflete o empenho da Naughty Dog em fornecer aos fãs conteúdos adicionais na expetativa do eventual lançamento de The Last of Us Part III. Embora não esteja a ser oferecido gratuitamente, é sempre bom saber que os possuidores da versão original para a PlayStation 4 podem adquiri-lo a um preço reduzido.


Para aqueles que não conhecem o original The Last of Us Part II, recomendamos que consultem a nossa análise para obterem uma visão alargada do jogo antes de considerarem a versão remasterizada.

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