Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Seed Studios - O antes e depois de Under Siege

Qual o futuro do estúdio?

Portugal viu no início de 2011 ser reconhecido internacionalmente no mundo dos videojogos com o lançamento de Under Siege para a PlayStation 3, via PlayStation Network.

Under Siege foi em geral bem recebido, estando neste momento com nota média de 69 no Metacritic, onde consta a nota da Eurogamer Portugal, um 8/10.

Under Siege não é certamente o último jogo dos estúdios Seed Studios, muito menos de outros estúdios em Portugal, que estão também eles a produzir jogos para as máquinas de última geração.

A produção de Under Siege teve alguns altos e baixos, se assim podemos chamar. Onde foi adiado pelo menos por duas vezes, a última sem qualquer culpa do estúdio, durante o infortúnio do ataque à PlayStation Network por hackers.

Mas tudo isso é passado. Agora Under Siege já corre na consola de milhares de jogadores e sendo um jogo para a comunidade, qual será o seu futuro? DLCs? Expansões?

Melhor ainda, o que fará agora o estúdio de Under Siege, o Seed Studios? Um novo jogo? Ou sequela de Under Siege?

Saibam todas as respostas na entrevista em baixo, onde tivemos a oportunidade de conversar com Filipe Pina, produtor do jogo e Jeffrey Ferreira, diretor artístico do jogo.

Eurogamer Portugal

Como receberam as críticas dos meios e dos jogadores sobre Under Siege?

Filipe Pina

No geral estamos satisfeitos. Houve pessoas que não gostaram, outras gostaram. O IGN não gostou nada do jogo, por exemplo. Houve outros que deram 92 porcento. Fizemos uma comparação engraçada, onde por exemplo a maior parte dos alemães gostaram do jogo, mas os franceses não gostaram tanto. Se fizeres assim uma média, é engraçado que varia um pouco de acordo com a nacionalidade.

Eurogamer PortugalPara vocês quais foram os pontos em destaque no jogo e que foi realçado nas críticas?
Filipe Pina

Gostaram dos comandos e por termos passado bem para a consola os controlos de um jogo de estratégia em tempo real. Gostaram de todas as funcionalidades e de termos aproveitado tudo aquilo que a PlayStation 3 tem. Muitos gostam de colocar a música a tocar enquanto jogam, ou até mesmo o vídeo chat. Só por termos trazido um jogo genericamente PC, com os conteúdos online, a possibilidade de poderem jogar em ecrã dividido, já em si foi algo aprovado. Ficaram logo agradados.

Eurogamer PortugalUma das críticas foi o grau de dificuldade empregue no jogo. Como comentam isso? Estamos a ficar simples demais?
Filipe Pina

Existem realmente pessoas que não gostaram da dificuldade do jogo.

Jeffrey Ferreira

Penso que esse foi o ponto mais negativo que se falou sobre o jogo. É um jogo realmente algo difícil. Mas difícil de propósito. Era suposto ser assim. De qualquer forma, e tendo em conta as enumeras críticas que recebemos, quer dos jogadores quer dos meios especializados, na nova atualização iremos corrigir a curva de dificuldade do jogo, assim mais no seu início. Assim as pessoas não sentem que o jogo é muito difícil no arranque e iremos suavizar isso. Mas consideramos que o jogo a partir de uma altura está bem em termos de dificuldade.

Filipe Pina

Como tivemos tanto tempo no jogo, para nós já parecia tudo tão fácil (risos). Houve alturas que começamos afinar a dificuldade e se calhar ficou difícil demais. Estes parâmetros eram tão fáceis de serem mudados que dávamos por nós a colocar mais inimigos, e a criar um pico de dificuldade que será corrigido.

Eurogamer PortugalEssa nova atualização, o que trará também de novo?
Jeffrey Ferreira

Para além de corrigir essas situações de dificuldade ainda melhora o jogo. Levamos em atenção algumas críticas da comunidade e até tivemos alguns jogadores nos nossos fóruns a explicar como poderíamos corrigir certos bugs do jogo.

Filipe Pina

Estamos também a adicionar suporte para quatro jogadores em ecrã dividido online. Houve alguns problemas com o online, que também serão corrigidos. Chegámos até a receber críticas de amigos e familiares que apontaram aquilo que viram de mal, como pequenos erros de português.

É claro que houve críticas e pedidos que não iremos levar em conta. Coisas como X inimigo deveria ter outra opção, coisas dessas. O que fizemos foi colocar o modo Casual ainda mais fácil, pois havia pessoal que apenas queria jogar com o filho no modo mais fácil, e que é ainda um pouco complicado.

Vê lá que tivemos até que mudar os nomes. Antes tínhamos o Normal, todos querem ser "normais", ninguém quer ser "casual". Por isso temos agora, "Casual", "Avançado" e "Difícil".

Vêm também novos mapas multijogador novos. O pacote ainda não está fechado porque ainda temos que afinar os mapas, principalmente os de quatro jogadores. É no fundo um novo update para puxar novamente o jogo.

Jeffrey Ferreira

Não esquecer que temos também o jogo na Ásia e depois do Brasil.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Under Siege

PS3

Related topics
PS3
Sobre o Autor
Jorge Soares avatar

Jorge Soares

EG.pt Master of Puppets

Sempre ocupado e cheio de trabalho, é ele quem comanda e gere a Eurogamer Portugal. Queixa-se que raramente arranja tempo para jogar, mas quando está mesmo interessado num jogo, lá consegue arranjar uns minutos. Tem mau perder e arranja sempre alguma desculpa para a sua derrota, mas no fundo, é o que todos fazemos.

Comentários