Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

"Sébastien Loeb transmitiu-nos todo o seu conhecimento"

Daniele Caso falou-nos sobre o envolvimento do francês no novo jogo de ralis da Milestone.

Depois de vários anos consecutivos a cuidar da licença WRC, a Milestone decidiu que para a nova geração de consolas faria sentido lançar um novo jogo baseado nos ralis com a alma do WRC. Em detrimento da manutenção da licença, a produtora italiana optou por contratar o piloto com maior número de troféus conquistados no campeonato do mundo de ralis. A partir do Outono próximo, Sébastien Loeb terá o seu jogo de ralis e será figura chave na promoção da nava produção da Milestone, que aproveita esta entrada na nova geração para melhorar uma série de componentes do jogo: da física à luminosidade, passando pelos carros e cenários, tudo foi e está a ser aprimorado de modo a criar uma experiência mais autêntica.

Após experimentarmos uma demonstração no evento Level Up (podem ler por aqui a antevisão, organizado pela Bandai Namco em Madrid, conversámos com Daniele Caso, PR manager da Milestone, sobre Sébastien Loeb Rally Evo.

Eurogamer PT: Eu conheço bem os jogos da Milestone. Há vinte anos lançaram o jogo Screamer Rally, que apreciei bastante, entretanto fizeram outros jogos de ralis, baseados na licença oficial do WRC, mas este Sébastien Loeb Rally Evo parece ser diferente.

Daniele Caso: É completamente diferente dos jogos anteriormente desenvolvidos, como os da série WRC. Nós queríamos algo diferente e por isso seguimos outro caminho. Envolvemos a icónica figura de Sébastien Loeb, quer no jogo quer na fase de desenvolvimento de modo a transmitir ao jogador a exacta sensação que tem quando está ao volante de um carro de rali.

Sébastien Loeb milita agora no WTCC, na equipa Citroen, mas os fãs conhecem-no pelos nove títulos conquistados no WRC, sublinha Daniele Caso, ainda que pontualmente faça provas de ralis e montanha.

Eurogamer PT: Haverá algum modo Sébastien Loeb?

Daniele Caso: Não posso dizer muito sobre os modos de jogo e a forma como os jogadores irão experimentar a ligação com o Sébastien Loeb, mas queremos transmitir uma experiência diferente, embora seja algo muito importante para os jogadores do WRC. Há muito rali, ralicross e imensos desafios, pelo que os jogadores terão muito em que se poderão envolver.

Eurogamer PT: Estão ligados à Citroen, como uma das fabricantes de automóveis e a marca associada aos títulos de Loeb?

Daniele Caso: Está relacionado com equipas desportivas porque não é um jogo sob licença, está directamente relacionado com a icónica figura de Sébastien Loeb, daí que tenhamos 14 fabricantes de automóveis, as marcas lendárias, o que levará o jogador a experimentar mais de 50 carros desde os anos cinquenta até aos nossos dias, a época do WRC.

Eurogamer PT: Quais os ralis que serão incluídos e haverá classificativas especiais?

Daniele Caso: Não posso dizer muito sobre isso, a informação disponível é restrita mas iremos revelar mais sobre elas nos próximos meses, através de imagens e por isso convidamos os jogadores a seguirem os nossos canais informativos, mas para já mostramos classificativas da Suécia, Austrália e Gales.

Eurogamer PT: Há pouco experimentei a demonstração e notei grandes melhoramentos em termos de efeitos de luz e pormenores das classificativas. Este é também um jogo para uma plataforma da nova geração.

Daniele Caso: Sim, o jogo é só para a nova geração: PS4, Xbox One e sairá também no PC e Steam. Quando falamos na nova geração, referimo-nos a um novo nível de física, luminosidade e todo o efeito de partículas determinado pelo estilo de condução. Partimos com especiais ao amanhecer mas também ao fim do dia e à noite e isto afecta a experiência do jogador. Na Austrália e durante a noite não é exactamente o mesmo que correr durante o dia

Eurogamer PT: Este é um jogo não oficial em termos de licença, como será em termos de adversários e nomes destes pilotos?

Daniele Caso: Nós trabalhamos com os fabricantes e chegámos a um acordo com eles para incluirmos os nomes reais dos veículos. Não haverá equipas e duplas directamente relacionadas com o WRC, porque o jogo não tem ligação com a licença do WRC, mas haverá carros e modelos específicos dos fabricantes.

Ainda em desenvolvimento, a Milestone espera apurar ainda mais alguns elementos do jogo. Pikes Peak estará no jogo.

Eurogamer PT: Haverá modo carreira?

Daniele Caso: Sim haverá um modo carreira, no qual concentramos toda a experiência dos jogos anteriores. Estará devidamente orientado em torno de Sébastien Loeb.

Eurogamer PT: Quanto à estrutura do jogo, disse há pouco que haverá ralis e ralicross. Algo mais nesses desafios?

Daniele Caso: Haverá especiais em forma de ralicross, rali.

Eurogamer PT: Baseadas em eventos reais?

Daniele Caso: Sim, haverá eventos reais, embora não inteiramente oficiais e por isso baseados apenas nesses eventos.

Eurogamer PT: Sobre a física e controlo do carro. Trata-se de um elemento crucial numa experiência deste género. Desenvolveram esse aspecto numa vertente de simulação? Na demonstração senti que a travagem atempada é essencial, não chega travar em cima e sair depressa da curva.

Daniele Caso: O jogo tem essa componente de simulação. Trabalhamos com Sébastien Loeb e ele transmitiu-nos todo o seu conhecimento o que nos permitiu canalizar informação e feedback para o jogo. No entanto o jogo ainda está em desenvolvimento e algumas coisas poderão ser mudadas até à data de lançamento, que está previsto para o Outono. A física será diferente, claro que há uma componente de simulação mas queremos que o jogo esteja disponível para a audiência que prefere jogos de carros. Será possível ajustar o grau de dificuldade

Falando sobre a física e sobre as forças de deslocação, assim como os efeitos da condução à chuva, o Loeb deu-nos muitas informações e feedback sobre como isso se processa. Ele conduziu todos os carros e isso permitir-nos-á ver imensas diferenças face aos jogos anteriores.

Eurogamer PT: Como foi trabalhar com "o campeão", como disseram na apresentação, nove vezes campeão do mundo?

Daniele Caso: Foi muito bom trabalhar com ele. O jogo transporta uma imagem forte dele, ele veio imensas vezes aos nossos escritórios, pelo que a sua presença foi muito importante. Claro, ele foi nove vezes campeão do mundo.

Eurogamer PT: Ele agora conduz para a Citroen, no WTCC, não crê que induzir em erro a audiência dos jogos de carros?

Daniele Caso: Bom, o Sébastien Loeb foi nove vezes campeão do mundo e é algo que tu não esqueces facilmente, mesmo encontrando-se a competir noutra categoria.

Eurogamer PT: Em termos de multiplayer, estará disponível? Pode dar-nos algumas informações?

Daniele Caso: Sim, haverá multiplayer, tanto online como offline. Mas nos próximos meses iremos dar mais informações sobre os novos modos.

Eurogamer PT: O que diferencia Sébastien Loeb Rally de outros jogos de carros?

Daniele Caso: Eu penso que toda a alma do WRC. É um desporto muito poeirento, com uma sensação de física muito grande, muito diferente da Fórmula 1 e outros jogos de corridas. E temos o Sébastian Loeb a figurar no jogo, o que fará a diferença. Sinto também que quanto o jogador experimentar o jogo vai notar a diferença perante outros títulos.

Eurogamer PT: Existe um envolvimento de Sébastien Loeb em termos de vídeos e guias de condução como um campeão?

Daniele Caso: Ele está muito envolvido no jogo. A sua presença é muito grande.

Sobre o Autor

Vítor Alexandre avatar

Vítor Alexandre

Redator

Adepto de automóveis é assim por direito o nosso piloto de serviço. Mas o Vítor é outro que não falha um bom old school e é adepto ferrenho das novas produções criativas. Para além de que é corredor de Maratona. Mas não esquece os pastéis de Fão.

Comentários

More Entrevistas

Artigos mais recentes