Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Sabias que os NPCs de Half-Life conseguem cheirar cadáveres?

Quase 20 anos depois, o jogo da Valve continua a surpreender.

É sempre fascinante quando descobrimos alguma coisa nova acerca de um jogo antigo.

Em Novembro de 1998 a Valve surpreendeu o mundo com Half-Life e agora, quase 20 anos após o lançamento da versão original, volta a surpreender com a IA avançada do jogo para época.

O canal do Youtube "MarphitimusBlackimus" esteve a estudar o código do jogo e descobriu que a inteligência artificial responde a certos cheiros, nomeadamente a carne, carcaças e a lixo. O cheiro a carne e a carcaça vem de cadáveres.

Quanto ao lixo, embora esteja no código do jogo, não há resposta por parte dos NPCs.

Estranhamente, apenas os guardas reagem aos cheiros. Os cientistas também deveriam reagir aos odores, mas ao que parece, o código não funciona correctamente. Outra curiosidade é que os cadáveres apenas libertam odor durante 30 segundos.

O comportamento dos Bullsquids também é alterado pelos odores. Os Bullsquids conseguem detectar odores e encontrar monstros que não estejam na sua linha de visão. É impressionante verificar que um jogo tão antigo como este tenha uma IA com estas funcionalidades.

Marcado com
Sobre o Autor
Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Comentários