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Rumor: Nintendo Switch baseada na arquitectura Maxwell da Nvidia

Mais eficiente e barata, mas menos poderosa.

O VentureBeat diz ter sido informado por duas fontes que a Nintendo Switch não será baseada na arquitectura Pascal da Nvidia como os fãs desejavam e especulavam, mas antes na arquitectura Maxwell da Nvidia.

A consola, anunciada para Março, poderá ser menos poderosa do que a PlayStation 4, segundo as fontes do rumor, e mostram que a Nintendo está focada na eficiência energética e no custo de fabrico, e venda, e não no poder gráfico. Segundo avançado pelo site, a nova arquitectura Pascal da Nvidia não está pronta para o chip Tegra que estará dentro da Switch, sendo usada a arquitectura Maxwell.

Ainda assim, as capacidades visuais da Switch devem satisfazer a maioria dos jogadores, especialmente porque os jogos da companhia apostam mais na qualidade da arte do que no poder gráfico. No entanto, poderá mostrar dificuldades para acompanhar a fidelidade gráfica de alguns dos jogos mais vistosos da actual geração de consolas.

Em Janeiro teremos mais informações oficiais, mas o site avança que as suas fontes informam que a Nintendo não tem tempo para esperar pela arquitectura Pascal. Por um lado, a companhia Japonesa quer substituir a Wii U o mais rápido possível, e pelo outro, existe o medo que a concorrência introduza um conceito similar e até melhorado.

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Jogos como The Legend of Zelda: Breath of the Wild, que já vimos a correr na Switch, demonstram bem as capacidades gráficas da consola, e a Nintendo assegurou que terá poder para correr jogos de aspecto realista, como Skyrim ou NBA 2K16, e a arquitectura Maxwell será bem capaz disso, adianta o rumor, somente o fará numa resolução inferior. Algo que se enquadra bem com o contexto portátil da nova Nintendo Switch.

O VentureBeat diz ainda que a nova tecnologia Pascal não estava pronta a tempo para a Nintendo Switch, e que se a Nintendo lançar a consola na data prevista e tiver o sucesso esperado, poderá vender mais de 5 milhões de unidades até ao final de 2017. Isto de acordo com analistas que esperam uma boa adesão à consola.

A necessidade de adquirir maio apoio das third-parties também poderá ter forçado a Nintendo a escolher a tecnologia mais antiga, de forma a preparar os kits de desenvolvimento com tempo suficiente para as editoras se familiarizarem com as capacidades da consola, e também poderá significar um preço de venda abaixo das concorrentes.

Como referido, nada disto foi comentado oficialmente pela Nintendo ou pela Nvidia.

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Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.
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