Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Rumor: 343 reduzida a estúdio de apoio

Halo será desenvolvido por outros estúdios.

A 343 Industries, conhecida pela série Halo, foi um dos estúdios da Microsoft Gaming afectados pela recente vaga de despedimentos na Microsoft, mas a companhia não comentou publicamente o quão afetado pelos despedimentos foi este estúdio dedicado a Halo.

Relatos de fontes como Jason Schreier e reações de funcionários nas redes sociais sugerem que a 343 foi um dos estúdios mais afectados e agora temos uma nova fonte não oficial a avançar que a 343 foi duramente afectada. Mais do que isso, fala que isto também significa mudanças no futuro de Halo.

De acordo com Bathrobe Spartan, fonte que no passado já revelou corretamente informações sobre Halo e a 343 (via ResetEra), a 343 perdeu um terço dos funcionários (efetivos e a prazo) e permanecerá focada no multijogador de Halo Infinite, mas os planos para a campanha foram descartados.

O plano de Joseph Staten para lançar pacotes de conteúdos adicionais para a campanha de Halo Infinite foi descartado por Pierre Hintze, o novo líder da 343, que não viu rentabilidade nessa aposta e preferiu focar-se no multijogador. Os planos estabelecidos para o multijogador em 2023 seguem em frente e não foram afectados.

Uma vez que Halo Infinite falhou com os seus objetivos, especialmente os financeiros, a Microsoft decidiu tornar a 343 numa espécie de coordenadores da série. Atualmente, a 343 já trabalha com a SkyboxLabs, Sperasoft e Certain Affinity para vários conteúdos e modos de Halo Infinite, mas de acordo com esta fonte, estas colaborações vão-se expandir para as campanhas.

Com estes 3 estúdios a criar a maioria dos conteúdos do multijogador de Halo Infinite, a 343 continuará a trabalhar com eles nessa vertente, mas também já começou a procurar estúdios externos para desenvolver novos jogos Halo, sejam sequelas de Infinite ou spin-offs. O trabalho da 343 será ajudar na criação desses jogos e assegurar que permanecem fieis aos valores fundamentais da propriedade.

Estamos perante informações não oficiais e por enquanto não temos forma de saber se a 343 perdeu mesmo a tutela da série Halo, mas diversas fontes avançam que perdeu muitos funcionários e o seu futuro será bem diferente do papel que desempenho até agora.

Sobre o Autor
Bruno Galvão avatar

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Comentários