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Riders Republic recupera o furor dos desportos radicais vivido nos anos 90

Coolboarders!

Depois de Steep, a Ubisoft está de volta com mais uma proposta para os amantes dos desportos radicais, mas Riders Republic é muito mais do que um mero continuar das ideias vistas nesse jogo. Esta nova proposta da Ubisoft parece recuperar o espírito irreverente de jogos radicais como Coolboarders e SSX da década de 90 e aplica-lhes imensos dos conceitos modernos que têm apaixonado comunidades inteiras. Durante a E3 2021, tivemos a oportunidade de assistir a uma apresentação mais extensa do que aquela que foi partilhada com o público e de conversar com Manfred Neber (Principal Designer) sobre como nasceu esta ideia e quais os principais objetivos deste "recreio multijogador massivo".

Esta apresentação mostrou como o lado radical é a base de tudo, mas também mostrou como a imersão permitida pelos gráficos e a componente social são dos elementos mais importantes de Riders Republic. É possível jogar com amigos qualquer evento e poderás personalizar a tua personagem para te expressares a teu gosto perante os outros jogadores, além disso, terás eventos semanais e temporadas de conteúdo pois como Manfred Neber nos explicou, desde o primeiro dia que esta experiência radical foi imaginada para ser jogada a longo prazo. É um desafio de grandes proporções que a Ubisoft traçou para si, mas a amostra E3 2021 de Riders Republic deixou boas indicações para o que está a caminho.

Existem diversos percursos de carreira, relacionados com as diversas modalidades sociais, um esforço para tornar a experiência altamente personalizável, desde os controlos à dificuldade, para que Riders Republic seja um local social onde podes simplesmente relaxar a ver as paisagens ou então um local altamente competitivo onde vais perseguir a melhor pontuação. Tentando combinar toda esta ambição social radical com variedade, terás um mundo aberto que percorres ininterruptamente entre eventos, o que me faz acreditar que a popular série Forza Horizon foi vista como um exemplo a seguir em termos de design e ritmo.

Riders Republic aposta um mundo massivo com diferentes tipos de terreno, desde grandes planícies a difíceis trilhos de montanha, prometendo figurar como o multiplayer online de referência para amantes destas modalidades e não só. O jogo combina vários desportos radicais como descidas de bicicleta, snowboard, esqui e fato-asa que descobrirás em percursos e áreas recriadas a partir de sítios reais, como os parques naturais norte-americanos Bryce Canyon, Yosemite Valley e Mammoth Mountain. O jogo terá suporte para vários modos PvP e mais de 50 outros jogadores poderão participar nessas corridas se estiveres a jogar na PS5 ou Xbox Series.

Sem mais demoras, vamos à nossa entrevista com Manfred Neber e ao porquê de termos sentido entusiasmo ao saber mais desta experiência social e radical da Ubisoft para vários jogadroes.

Bruno Galvão (Eurogamer Portugal): Como surgiu a ideia para Riders Republic?

Manfred Neber (Principal Designer) : Steep foi uma experiência de sucesso para nós. Por isso, após 5 anos de experiências e mais de 15 milhões de jogadores na comunidade, tivemos a oportunidade de criar uma novíssima experiência. Com tudo o que aprendemos e a ambição de elevar o género para novos patamares, começámos a focar-nos em 3 pilares. O primeiro foi procurar experiências de desporto mais refinadas, intensas e diversificadas, a bicicleta de montanha é um dos desportos radicais mais populares do momento, decidimos adicionar isso ao alinhamento de desportos que já tínhamos. E isso abriu um leque de grandes oportunidades.

Em segundo veio o mundo, queríamos encontrar o melhor local para criar um jogo de desportos radicais em mundo aberto. Com a bicicleta, um novo recreio podia ser considerado, terra batida, floresta, estrada, trilhos etc...e uma experiência de corrida enriquecida. Por isso, procurámos o cenário mais espetacular que podíamos recriar fielmente e surgiu o parque nacional nos Estados Unidos, casa para muitos desportos radicais. Em terceiro, a ambição era apresentar um toque de multijogador massivo na fórmula. Basicamente, temos as disciplinas, temos o cenário e a vontade de conectar muitos jogadores juntos para os deixar abraçar a adrenalina dos desportos radicais com amigos e outros jogadores. A partir desta base, começámos a focar-nos na criação de conteúdo e atividades empolgantes para entreter os jogadores em conjunto, como corridas com mais de 50 jogadores (mais de 20 na geração anterior)!

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"Riders Republic foi construído com base no sucesso de Steep e motivado por um enorme foco na componente social e na imersão dos desportos radicais numa escala sem precedentes."

Bruno Galvão (Eurogamer Portugal): A apresentação lembrou-me os jogos de desportos radicais dos anos 90, como Coolboarders ou SSX, existiu alguma inspiração?

Manfred Neber (Principal Designer) : Todos conhecemos esses jogos da nossa adolescência nos anos 90 e início dos anos 2000 e os nossos jogadores também os conhecem e abriram caminho para o género de desportos radicais. Mas abordamos sempre a criação de RR com a ideia de apresentar a nossa própria visão do género, obviamente sem negligenciar as suas fundações, mas ir mais longe em termos da nossa criatividade e do que a nossa tecnologia nos permite.

Bruno Galvão (Eurogamer Portugal): Como descreveria o gameplay? Fácil e simples, estilo arcada, ou algo mais avançado e que exige elevada dedicação?

Manfred Neber (Principal Designer) : Desde o início da conceção do jogo, o nosso lema tem sido criar gameplay que pode ser personalizado para permitir a qualquer um ajustar a experiência ao seu gosto. Temos diversos esquemas de controlo à escolha, permitimos personalização, podes mudar o nível de ajudas para os truques e ajustar a dificuldade dos adversários nos eventos. Basicamente, podes preparar uma experiência muito relaxada ou optar por uma configuração super desafiante onde tirarás o máximo proveito da pontuação e do sistema de progressão.

Mas mesmo assim, se quisermos criar uma experiência que presta tributo à beleza e estilo dos desportos que apresentamos, queremos na mesma oferecer uma experiência fantástica e divertida. Por isso, fomos mais além do que o limite das físicas do equipamento e humano permitem, mas não num ponto de arcada exagerado. Conta com grandes quedas de penhascos, truques espetaculares e acrobacias em corridas a alta velocidade.

Bruno Galvão (Eurogamer Portugal): O que me pode dizer dos Boss Events

Manfred Neber (Principal Designer) : Os Boss Events não são uma tradicional luta contra um chefe, é o que chamamos às maiores competições de cada uma das 5 carreiras no jogo. O pináculo para alcançar e vencer. Entre elas temos os X-Games, a Red Bull Rampage e a Red Bull Aces, por exemplo. Devido às suas definições, regras e fantasia, são momentos mesmo únicos e memoráveis para terminar cada carreira.

Bruno Galvão (Eurogamer Portugal): O centro social em Riders Republic mostra que é um jogo com uma forte componente social. O quão importante é esse elemento social no jogo?

Manfred Neber (Principal Designer) : O social é um dos principais pilares da experiência, para nós, Riders Republic é um jogo que deve ser jogado com amigos e a comunidade. Queremos criar um espaço onde saiba bem relaxar com os amigos, um local simpático onde tens uma sensação que a comunidade está mesmo ali contigo. Por isso, quando jogas, provavelmente encontrarás outros jogadores. O jogo tem imenso para oferecer aos jogadores a solo, mas a escala das coisas que fazes com amigos é enorme. Basicamente, é por isso que temos vários modos multijogador, como as batalhas de acrobacias, mas podes jogar qualquer evento das carreiras em VS com os amigos, estamos a falar de centenas de corridas ou batalhas de pontuação.

E temos as corridas em massa para criar momentos de encontro memoráveis com a comunidade como o pináculo desta reunião social. Mais de 50 jogadores a correr ao mesmo tempo numa corrida multidesporto pelo monte abaixo. É uma experiência social memorável, acredita em mim!

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"A PS5 e a Xbox Series estão a ser aproveitadas para colocar mais jogadores no ecrã (50 vs 20 na anterior geração) e elevar a fidelidade de toda a experiência."

Bruno Galvão (Eurogamer Portugal): A apresentação mostrou que recriaram locais reais do mundo. Porque é que não inventaram um local e optaram por esta forma?

Manfred Neber (Principal Designer) : Quando criámos a ideia de apresentar todos estes desportos e a bicicleta de montanha, o local icónico para eles, o teatro para as suas principais histórias, são os parques nacionais nos EUA. Sim, podíamos ter inventado locais, mas as vistas nos parques e a sua fantasia são enormes...foi uma escolha óbvia. E tínhamos a tecnologia para o fazer acontecer. Por isso, a questão foi mais qual deles, quais os locais, e como conectá-los num mapa de mundo aberto ininterruptamente. E penso que a virtude do videojogo também é permitir aos jogadores escapar para locais remotos. Sim, alguns locais foram adaptados para se encaixarem na execução do jogo, mas queríamos oferecer aos jogadores a oportunidade de viajar para alguns dos mais empolgantes locais remotos do mundo, foi o que fizemos!

Bruno Galvão (Eurogamer Portugal): Qual o seu desporto favorito em Riders Republic?

Manfred Neber (Principal Designer) : O meu cérebro de jogador diria bicicleta de montanha pois é uma experiência que nunca foi sentida nesta escala, eu adoro jogos de corridas e temos pistas empolgantes por todo o mapa e a lista de truques é tão profunda e existem movimentos que partem tudo. É super divertido. Mas a escolha do meu coração seria sessões livres de ski. Eu pratico ski e ter a oportunidade de deslizar por locais tão belos é algo que me toca imenso.

Bruno Galvão (Eurogamer Portugal): Um jogo como este merece uma boa banda sonora, será composta por músicas licenciadas ou originais? Se são licenciadas, por partilhar algo sobre as bandas escolhidas?

Manfred Neber (Principal Designer) : De momento não podemos partilhar muito, mas como poderás ter reconhecido dos vídeos gameplay, estamos muito orgulhosos de contar com Kid Koala e The Glitch Mob na nossa lista de músicas, com músicas exclusivas!

Bruno Galvão (Eurogamer Portugal): Os visuais estão fantásticos, imensos jogadores em locais enormes, aposto que isto não foi fácil.

Manfred Neber (Principal Designer) : Obrigado e sim, não foi! Kudos para a equipa porque nos bastidores está um festival técnico incrível. Traçamos desafios enormes para nós mesmos. O mundo aberto ininterrupto, sem ecrãs de carregamento, mais de 50 jogadores no ecrã, 60fps, locais variados e lindos, desportos completos, jogo cruzado e a lista continua. Honestamente, não são muitos os jogos que alcançaram algo como isto. Não podia estar mais orgulhoso da equipa.

Bruno Galvão (Eurogamer Portugal): Riders Republic terá skins e desafios inspirados noutras propriedades Ubisoft?

Manfred Neber (Principal Designer) : Estamos a investigar isso, é um dos tópicos para o nosso conteúdo pós-lançamento, com toda a certeza, mas vamos manter a surpresa por agora.

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"Para cumprir com as ambições sociais, o jogo cruzado estará ativo desde o lançamento."

Bruno Galvão (Eurogamer Portugal): Teremos temporadas com desafios e conteúdos?

Manfred Neber (Principal Designer) : Sim, mesmo estando totalmente focados no lançamento do jogo, sempre quisemos que Riders Republic fosse um jogo apoiado a longo prazo. Estamos a trabalhar num programa de temporadas repletas de novas coisas, desafios. Já anunciámos alguns elementos como a adição de uma nova disciplina, como a BMX, durante o primeiro ano.

Bruno Galvão (Eurogamer Portugal): Serão introduzidos mais desportos radicais após o lançamento?

Manfred Neber (Principal Designer) : Obviamente queremos adicionar novos desportos ao universo e gameplay de Riders Republic. E eu diria que não estamos a investigar isso. Mas queremos seguir o que motiva a comunidade e os seus desejos. Quem sabe? Vamos guardar isso para uma futura conversa!

Bruno Galvão (Eurogamer Portugal): O jogo cruzado está disponível de imediato no jogo?

Manfred Neber (Principal Designer) : Sim, a partir do primeiro dia e é sensacional. Obviamente, remove imensas barreiras e fricções da nossa experiência social e reforça esta sensação de uma comunidade global única.

Bruno Galvão (Eurogamer Portugal): O que me pode dizer sobre Riders Republic na PS5 e Xbox Series?

Manfred Neber (Principal Designer) : São definitivamente versões superiores e apoiam ainda mais a nossa visão. Não tens apenas maior imersão e gráficos superiores, o gameplay fica ainda melhor com 60fps sólidos e entrega uma sensação ainda mais impressionante de um local vivo com mais de 50 jogadores no ecrã. Por isso, não é apenas "mais" só porque sim. Estas versões entregam uma versão mais fiel da nossa visão. E isto é apenas o início, temos planos para apoiar ainda mais estas consolas e funcionalidades exclusivas.

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Riders Republic

PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S, PC

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Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.
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