Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

RicFazeres dormia apenas entre 3 a 5 horas para manter o canal do Youtube

O livro do youtuber revela curiosidade sobre quando trabalhava no Metro.

Hoje praticamente toda a gente que gosta de videojogos em Portugal conhece ou já ouviu falar de RicFazeres. O canal do Ric conta agora com mais de 1 milhão de subscritores, mas o caminho para chegar a este sucesso não foi fácil.

"O Livro do Ric", que vai na 2ª edição, retrata as dificuldades do youtuber em conciliar o seu trabalho no Metro de Lisboa com a criação regular de conteúdos para o canal.

Quando o canal começou a crescer e a contar com mais apoio dos fãs, Ric impôs-se a si mesmo um "ritmo frenético", chegando a publicar três ou quatro vídeos por dia, e à noite ainda fazia transmissões em directo.

Se anteriormente o sonho dos mais novos era ser jogador de futebol, em muitos casos o sonho foi substituído por ser youtuber. O Livro do Ric, direccionado a uma audiência mais jovem, mostra como não é fácil alcançar esse sonho.

Para continuar a alimentar o canal e trabalhar no Metro (que foi o seu trabalho principal durante 16 anos), Ric começou a sacrificar horas de sono. Eventualmente, começou a afectar a sua saúde.

Aqui está o excerto do livro que fala sobre isso:


"Além de tudo o que fazia, ainda conseguia ter tempo para os meus amigos, para sair ou tirar uns dias de férias. Zé, às vezes olho para trás e pergunto-me como raio é que eu consegui fazer isto tudo ao mesmo tempo! É de loucos," é dito numa das páginas do livro.

"O problema é que desta ginástica que fazia, não era só uma boa gestão do tempo e das prioridades, era também à custa das minhas horas de sono: eu dormia muito pouco, entre três a cinco horas no máximo, e a minha saúde começou a rressentir-se."

"Além de ter dificuldade em reter informação e de me esquecer de imensa coisa, comecei a sentir-me física e mentalmente esgotado. Tentava compensar aos fins de semana ou quando estava de folga, e dormir até mais tarde, mas isso não chegava e acordava todos os dias esgotado."


Mas o sacrifício foi recompensado! O canal de RicFazeres tornou-se grande o suficiente para que este pudesse largar o seu trabalho no Metro de Lisboa e dedicar-se completamente à criação de conteúdos.

Marcado com

Sobre o Autor

Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Comentários