Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Resumo da história de Horizon Zero Dawn

Relembra os acontecimentos do primeiro jogo antes de jogares Forbidden West.

Sei que estás ansioso por jogar Horizon Forbidden West e voltar ao mundo apocalíptico de Aloy e das aterrorizantes máquinas mas há algo que te recomendamos antes de o fazeres: jogar novamente Horizon Zero Dawn.

A história de ambos os jogos está interligada e, tendo em conta que o Zero Dawn saiu em 2017, é provável que já te tenhas esquecido de muitos dos eventos que decorreram no primeiro jogo.

De qualquer das formas, caso não tenhas jogado o primeiro jogo, este guia é para ti: aqui, vamos fazer um resumo da história de Horizon Zero Dawn para que possas desfrutar de Horizon Forbidden West a 100%.

Preparado?

Resumo da história de Horizon Zero Dawn

De seguida, podes ver um breve resumo da história de Horizon Zero Dawn, de maneira a que fiques a par dos momentos principais do jogo. A história de Horizon Zero Dawn é bastante complexa mas tentámos simplificá-la ao máximo para que fique o mais acessível possível.


Horizon Zero Dawn decorre num mundo pós-apocalíptico repleto de máquinas inspiradas em animais, umas mais ferozes do que outras. Aloy é a protagonista do jogo - rejeitada pela tribo Nora (a tribo Nora consiste num grupo de caçadores ferozes que vivem nas montanhas e adoram a natureza, conhecida carinhosamente por eles como "All-Mother), é colocada sobre os cuidados de Rost, um outro exilado que se torna na sua figura paternal.

Apesar de uma infância difícil, Aloy aprende a sobreviver no mundo e torna-se numa caçadora de máquinas bastante habilidosa, especialmente com a ajuda do seu Focus - um pequeno dispositivo que lhe concede acesso a uma realidade aumentada, permitindo-lhe ver pontos fracos de máquinas e áreas ocultas do mundo.

No entanto, o desejo de Aloy em perceber o seu passado torna-se cada vez mais intenso - e, para isso, ela terá de regressar à tribo que a expulsou inicialmente e participar num torneio chamado The Proving, que é realizado todos os anos. Após anos de treino, Aloy entra no The Proving, ansiosa para descobrir quem era a sua mãe. Infelizmente, as coisas não correm como esperado.

O torneio é invadido por um grupo chamado Eclipse, liderado por Helis, sendo que todos eles usam também o Focus. A tribo Nora não consegue fazer frente ao poder do Eclipse e Aloy quase é assassinada se Rost não tivesse intervindo - Aloy fica gravemente ferida e Rost acaba por morrer no processo.

Ver no Youtube

Depois de tudo isto, Aloy acorda dentro da All Mother Mountain com uma nova determinação - descobrir quem a atacou no The Proving e porquê. Aloy acaba por localizar o culto e descobre um pouco mais sobre eles: tratam-se de uma fação extremista que se formou a partir de uma guerra civil com a tribo vizinha Carja. Liderados por uma entidade misteriosa chamada "HADES", que lhes concede o poder de subjugar máquinas, o Eclipse tinha Aloy como alvo devido à sua estranha semelhança com a doutora Elisabet Sobeck - mais sobre ela a seguir. É também por esta altura que alguém começa a falar com Aloy através do seu Focus e a ajuda em várias tarefas - chamada Sylens, esta voz permanece com o jogador durante a maior parte da história.

A aventura de Aloy vai levá-la à Faro Automated Solutions, uma fábrica do antigamente projetada para construir enormes máquinas militares que ajudariam as nações a manter a paz. Os cientistas por trás desse empreendimento são o Dr. Ted Faro e a Dr. Elisabet Sobeck - a misteriosa sósia de Aloy.

Ver no Youtube

É nesta fase que descobrimos um pouco mais sobre o mundo fascinante de Horizon Zero Dawn: como não podia deixar de ser, houve um mau funcionamento com a IA e a humanidade perdeu o controlo das máquinas, que acabaram por causar a extinção de toda a vida na terra. Este evento ficou conhecido como a Faro Plague.

Rapidamente ficou claro que não havia forma de parar a Faro Plague e que toda a vida seria extinta em 15 meses. Então, surgiu uma tentativa de garantir a sobrevivência da raça humana depois da praga terminar - a cientista Elisabet Sobeck concebeu o Projeto Zero Dawn, um projeto que visava a restauração da vida orgânica na Terra e torná-la num ecossistema mais uma vez capaz de sustentar vida. Quando a Terra voltasse a ser habitável, humanos e animais seriam reintroduzidos num ecossistema rejuvenescido.

Ver no Youtube

Esse sistema seria controlado por GAIA, uma IA que supervisionaria tanto a desativação das máquinas quanto a restauração da Terra. É evidente, no entanto, que algo interrompeu o plano. GAIA não estava sozinha, e tinha uma série de ajudantes que a apoiavam na sua missão - incluindo HADES (que funcionava como um protocolo de segurança caso as coisas corressem mal, recomeçando o processo do zero).

HADES acaba por se tornar autoconsciente e corrupto, mas GAIA precaveu-se nesse sentido - ela criou um clone da Dr. Sobeck com a forma de Aloy, na esperança de que ela encontrasse a mensagem de GAIA, destruísse HADES e restaurasse as funções de GAIA.

Ver no Youtube

Aloy obtém então uma lança nas instalações de GAIA que a permite destruir HADES e é por esta altura que Sylens admite que foi ele o fundador original do Eclipse depois de restaurar HADES, e agora deseja expiar os seus erros. Aloy mata Helis, o chefe do culto Eclipse, e ajuda a combater ondas de máquinas corrompidas, antes de esfaquear HADES com a lança modificada e subjugá-lo, encerrando assim a guerra. Numa cena pós-créditos, descobrimos que HADES ainda está vivo, mas preso por Sylens, que pretende interrogar HADES e descobrir quem enviou o sinal que o ativou.


O que achaste da história de Horizon Zero Dawn? Pronto para Horizon Forbidden West?

Lê também