Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Ressaca Natalícia em Tóquio

Como a Nintendo e a 3DS dominam o Japão.

Com a chegada de 2014, o Japão entrou no novo ano com uma esperança centrada na nova geração. A PlayStation 4 foi lançada a 22 de Fevereiro e tal como no Ocidente, um dos grandes interesses ao olhar para aquele mercado foi ver como reagia ao lançamento de um novo sistema. Num mercado em que as portáteis desfrutam de uma popularidade sem igual, uma nova plataforma caseira é na mesma olhada com interesse. No entanto, se existe país em que a profundidade do jogo, a sua substância e a procura incessante por criatividade em muito ultrapassa o desejo de encontrar luxuosos visuais, é no Japão. Dessa forma, é um ponto interessante ver como o catálogo inicial se apresentava aos olhos dos Japoneses que trocam facilmente gráficos de topo por gameplay envolvente e inovadora.

Sendo assim um mercado tão singular e tão igual a si próprio ao longo dos anos, aqui não reinam os gráficos, reinam as mecânicas de jogo, reina o envolvimento com o jogador e a capacidade para conquistar no desafio que é pedido ao jogador. Se existe lugar em que a substância é valorizada e o departamento técnico deitado de lado, é aqui. O que isto significa é que frequentemente também temos experiências "estranhas" ou desconhecidas entre os mais vendidos e claro, surpresas.

A Nintendo 3DS desfruta de uma popularidade invejável, a PlayStation 3 e a PlayStation Vita alcançam frequentemente resultados importantes, na sua maioria relacionados com lançamentos específicos, e a Nintendo Wii U consegue ocasionalmente picos de popularidade quando os seus exclusivos são lançados. Até aqui temos um quadro completamente relacionável com o do ano 2013 mas o que pretendemos aqui é descobrir como se portaram as consolas ao longo destes primeiros três meses de 2014.

Será que a PlayStation 4 conseguiu um lançamento triunfante? Será que a Nintendo 3DS continuou imparável tal como sabemos que foi no ano passado? Será que a PlayStation Vita consegue enfrentar a pequena gigante da Nintendo? O que vimos em Janeiro foi um perfeito continuar do sucedido no ano anterior: a Nintendo 3DS a arrasar as tabelas de vendas enquanto as consolas Sony iam alternando entre si para colocar mais jogos entre os mais vendidos.

A Nintendo 3DS entrou o ano em grande forma e sem surpresas foi o sistema mais vendido. Uma pequena curiosidade que podemos destacar foi protagonizada pela Nintendo Wii U que conseguiu vender mais do que a PlayStation 3, fazendo com que a Nintendo batesse a concorrência no mercado portátil e caseiro, algo raro até ao momento. Entre os jogos mais vendidos temos números que mostram o incontestável domínio da Nintendo 3DS e da singularidade do mercado. Números conquistados por jogos únicos ao sistema e que se enquadram perfeitamente na imagem da Nintendo, originando os resultados esperados.

Vendas de consolas em Janeiro no Japão:

  • Nintendo 3DS - 247.524
  • PlayStation Vita - 156.858
  • Nintendo Wii U - 107.131
  • PlayStation 3 - 71.769
  • PlayStation Vita TV - 12.553
  • Xbox 360 - 1430

Jogos mais vendidos em Janeiro no Japão:

  • [3DS] Kirby: Triple Deluxe (Nintendo, 01/09/14) - 353.292
  • [3DS] Puzzle & Dragons Z (GungHo Online Entertainment, 12/12/13) - 342.890
  • [3DS] The Legend of Zelda: A Link Between Worlds (Nintendo, 12/26/13) - 283.421
  • [3DS] Pokemon X and Y (Nintendo, 10/12/13) - 260.630
  • [PS3] Final Fantasy X | X-2 HD Remaster (Square Enix, 12/26/13) - 226.641

Fevereiro foi então o mês de estreia da PlayStation 4 e um mês bem interessante com resultados que podem até surpreender. A mais recente consola caseira da Sony levou o Japão para a mais recente geração de consolas e esta foi a plataforma mais vendida de Fevereiro. Praticamente o dobro da segunda mais vendida e lançada no dia 22. Como curiosidade, praticamente todos os sistemas tiveram uma descida acentuada nas vendas, a mais acentuada foi sem dúvidas a Nintendo Wii U.

Em termos de jogos tivemos várias estreias a longo do mês mas o grande destaque foi mesmo a sequela para Dragon Quest Monsters que em três semanas vendeu mais do que meio milhão de unidades. O poder das portáteis, especialmente a da Nintendo, foi mais uma vez comprovado e ao longo do mês foi constatado que os Japoneses adoram o sabor do seu próprio país. As experiências caseiras desfrutam de um sucesso sem igual naquele mercado. Knack da PlayStation 4 desfrutou da inclusão no pacote com a consola e conseguiu ser o jogo mais vendido para o sistema enquanto Yakuza: Restoration vendeu mais de 200.000 unidades, quando combinadas as três versões do jogo.

Vendas de consolas em Fevereiro no Japão:

  • PlayStation 4 - 309,154
  • Nintendo 3DS - 157.637
  • PlayStation Vita - 71.346
  • PlayStation 3 - 44.549
  • Nintendo Wii U - 32.441
  • PlayStation Vita TV - 5.770
  • Xbox 360 - 1211

Jogos mais vendidos em Fevereiro no Japão:

  • [3DS] Dragon Quest Monsters 2: Iru and Luca's Wonderful Mysterious Keys (Square Enix, 02/06/14) - 634.443
  • [PS3] Mobile Suit Gundam Extreme VS. Full Boost (Namco Bandai, 01/30/14) - 321.064
  • [PS4] Knack (First Limited Pack included) (SCE, 02/22/14) - 309,304
  • [PS3] Yakuza: Ishin (Sega, 02/22/14) - 138,158
  • [PS4] Yakuza: Ishin (Sega, 02/22/14) - 82,540

Chegados a Março, tivemos a chegada de grandes séries como Metal Gear Solid, Dark Souls, Harvest Moon ou Mario Island que mexeram e bem com as tabelas de vendas. Outros jogos como J-Stars Victory VS, que ainda continua exclusivo do Japão, mostraram como os jogos fazem vender consolas e como estas reagem de acordo. A semana mais movimentada foi aquela começada a dia 17 no qual foram registadas 8 novas entradas entre os 10 jogos mais vendidos.

A PlayStation 4 voltou a ser a consola mais vendida e no geral tivemos um ligeiro aumento nas vendas das consolas. A descida para perto de metade nas vendas da consola Sony foi esperada, após a febre do lançamento, e a Vita conseguiu aumentas as suas vendas graças a jogos como Soul Sacrifice Delta. De resto tivemos a PlayStation 3, a Wii U e a Xbox 360 com ligeiras subidas nas suas unidades a saírem das lojas.

Vendas de consolas em Março no Japão:

  • PlayStation 4 - 160.857
  • Nintendo 3DS - 147.501
  • PlayStation Vita - 116.550
  • PlayStation 3 - 54.840
  • Nintendo Wii U - 33.613
  • PlayStation Vita TV - 6.706
  • Xbox 360 - 1123

Jogos mais vendidos em Março no Japão:

  • [PS3] Dark Souls II (From Software, 03/13/14) - 292.482
  • [3DS] Harvest Moon: Tsunagaru Shin Tenchi (Marvelous AQL, 02/27/14) - 186.472
  • [3DS] Mario Party: Island Tour (Nintendo, 03/20/14) - 132,668
  • [PS3] Samurai Warriors 4 (Tecmo Koei, 03/20/14) - 120,452
  • [PS3] Metal Gear Solid V: Ground Zeroes (Konami, 03/20/14) - 119.615
Mais uma vez conquistou tudo e todos.

Feitas as contas temos um mercado Japonês completamente igual a si mesmo. Fortemente focado nos produtos internos, focado na Nintendo e na Sony, focado especialmente nas portáteis e com jogos verdadeiramente singulares. Para resumir estes primeiros três meses do ano, temos uma Nintendo 3DS recheada de jogos exclusivos, temos uma Vita que vai conquistando energia quando acompanhada dos lançamentos adequados, temos a PlayStation 4 a deixar a sua marca e temos os suspeitos do costume a mexer com o mercado.

Vendas de consolas nos primeiros três meses de 2014 no Japão:

  • Nintendo 3DS - 552.662
  • PlayStation 4 - 470.011
  • PlayStation Vita - 344.754
  • Nintendo Wii U - 173.185
  • PlayStation 3 - 171.158
  • PlayStation Vita TV - 25.029
  • Xbox 360 - 3.764

Kirby: Triple Deluxe, Puzzle & Dragons Z, Harvest Moon: Tsunagaru Shin Tenchi, Mobile Suit Gundam Extreme VS. Full Boost ou Dragon Quest Monsters 2: Iru and Luca's Wonderful Mysterious Keys são jogos de nichos aqui na Europa mas no Japão são o topo da cadeia alimentar. São os jogos mais procurados, são os jogos que vendem sistemas e são aqueles jogos únicos que fazem com que os gráficos sejam esquecidos se a experiência de jogo tiver valor. O Japão continua assim igual a si mesmo, sempre focado nas mais recentes novidades e sempre disposto a consumir produtos internos.

Foram lançadas dezenas de novidades ao longo destes três meses e ao caminhar para a recta final desta primeira metade de 2014 temos desde já uma certeza, o Japão de forma alguma deixará de ser igual a si mesmo. Isso são bons sinais para os que aderem sem reservas aos produtos nipónicos mas poderá ser demasiado estranho e abstracto para outros tantos. Para os que se rendem a Kirby: Triple Deluxe, para os que sabem sequer que Youkai Watch não é uma marca de cigarros, esta é uma altura bem interessante.

Read this next