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Relatos sobre a decandência do mercado japonês são exagerados

Enterbrain diz que apesar de tudo o mercado de jogos está vivo naquele país.

Segundo um estudo da Enterbrain (via Destructoid), agência que recolhe dados sobre a indústria de videojogos no Japão, a chamada decadência do mercado nipónico é um exagero.

A Enterbrain diz que este passatempo tão adorado por nós não teve uma queda abrupta na população mais jovem, no entanto teve um crescimento imperceptível de 0,1%, devido a vários motivos, entre os quais se destaca a demografia.

Ao que tudo indica o factor determinante para este recente minúsculo crescimento da indústria vai para a queda da população nipónica, que atingiu o seu ponto mais alto em 2008. A partir desse ano a população do país tem vindo a diminuir, pelo que os jovens, o principal mercado para os videojogos, também diminuíram.

No entanto, o relativo declínio dos jogos de consola foi compensado pelo auge dos dispositivos móveis, com um mercado que está em constante expansão.

Outra das causas para a estagnação do mercado é a crise económica no território japonês, que obrigou os jovens a aceitarem empregos com menor remuneração, deixando assim menos dinheiro disponível para ser gasto em videojogos.

No entanto, o estudo destaca que os novos modelos de negócio não são menos produtivos que os anteriores, se as companhias souberem tirar partido das oportunidades.

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Luís Alves

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É o nosso super-homem. Não existe nada que o Luís não saiba e o seu conhecimento da indústria é longo, permitindo-lhe estar sempre à frente de todos. É o homem que nunca dorme.
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