Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Razer Key Light Chroma e Audio Mixer - O setup ideal para streaming?

A review aos dois novos produtos da marca.

Se na minha época a profissão de sonho dos mais jovens era ser futebolista, nos últimos 10 anos diria que houve uma mudança radical. Agora os mais jovens sonham em viver do streaming e da criação de conteúdos para as várias redes, seja Youtube, Tiktok, Twitch ou outra plataforma qualquer que seja popular nos dias que correm. Não é de admirar, portanto, que haja cada vez mais marcas a apostar em produtos de estúdio de gravação. Por exemplo, adquirir algum tipo de luz (sobretudo aqueles anéis de LEDs) para ter melhor iluminação à frente de uma câmera nunca foi tão fácil. Houve também uma explosão na oferta de tripés para smartphones e outros acessórios importantes na criação de conteúdos. É um mercado em crescimento e que ficou ainda maior durante a pandemia e períodos de confinamento, devido à necessidade das pessoas de terem algum tipo de setup para participar em chamadas de vídeo e reuniões à distância.

Tendo perfeita consciência disto, a Razer entra agora neste mercado com dois produtos: a Razer Key Light Chroma e Razer Audio Mixer. Se queres que os teus conteúdos pareçam profissionais, uma boa câmera não basta. A iluminação e a qualidade do áudio são igualmente importantes no momento de comunicar. É nestas duas frentes que a Razer ataca agora. A Key Light Chroma é uma luz retangular composta por LEDs e que já vem com o suporte necessário para ser colocada numa secretária. O Razer Audio Mixer é um dispositivo de mistura de áudio, que para além de servir para ligar o teu microfone, permite controlar individualmente o volume de quatro canais de áudio - um destes canais está ligado directamente ao misturador, os outros três têm de ser atribuídos por software através do programa Razer Synapse.

Razer Key Light Chroma

Com dimensões de 36 cm x 26 cm e uma luminosidade de 2800 Lumens, a Razer Key Light Chroma é uma fonte de luz impressionante. A luminosidade pode ser ajustada de 0 a 100%, para que consigas ter controlo total na quantidade de luz de uma cena. A montagem do tripé de secretária incluído na embalagem é facílima e não deves demorar mais do que 5 minutos a ter tudo preparado. Para ajustares a luminosidade e outras definições, tens que ligar a Key Light à mesma rede WiFi que o teu PC ou utilizar a app mobile de streaming da Razer (via bluetooth). Qualquer uma das opções funciona, mas pessoalmente prefiro a aplicação mobile, até porque me deixa controlar as definições se quiser utilizar a luz noutro tipo de situações, como fotografias de produtos.

Fácil de ajustar a temperatura da luz

A temperatura da luz também pode ser ajustada nas definições e vai desde 2900 até 7000K - o que te permitir definir se queres uma iluminação mais fria ou mais quente. Este factor é importante para conseguires uma melhor qualidade de imagem. Por exemplo, a minha pele é muito clarinha, pelo que se optar por uma iluminação fria, vou parecer um cadáver falante. Com a Key Light consigo aceder rapidamente ao smartphone e escolher uma temperatura mais quente. A luz é tão potente que, dependendo do teu setup, não vais precisar de mais do que uma. De qualquer forma, e apesar de ser extremamente útil, não deixa de representar um investimento considerável. Cada Razer Key Light Chroma custa 299,99€ - é um preço superior à concorrência (El Gato).

Para além da ajustares a temperatura da luz, podes aplicar efeitos Chroma. Nesta imagem definimos a luz para ter as tonalidades verde da Razer.

Compatibilidade Chroma

A vantagem da Razer Key Light Chroma - comparativamente a um conjunto de luzes profissionais - é a versatilidade e compactabilidade. Aqui no escritório temos um conjunto de luzes profissionais e ocupam muito espaço, além de ser um processo tedioso movimentá-las de um lado para o outro. A Key Light é mais fácil de transportar e permite ajustar rapidamente as definições mediante o cenário. Outra vantagem, que nem todos vão apreciar, é a compatibilidade com o sistema Chroma RGB da Razer. Nas definições podes colocar a Key Light com os mesmos efeitos do que os outros dispositivos da Razer, como respiração, circulação de cores, entre outros. Com o Chroma ligado, a potência da luz diminui bastante.

A luz reage durante os livestreams

Para um nível de interactividade maior com as pessoas a assistir, a Razer Key Light pode ser configurada através do Razer Synapse para reagir aos eventos de uma transmissão em directo. Por exemplo, de cada vez que alguém subscreve ao teu canal, podes escolher que a luz se altere para uma cor específica, como azul ou vermelho. Embora seja verdade que a luz da Razer é mais cara do que a concorrência, as outras luzes de streaming não têm este tipo de funcionalidades. Dito isto, ultimamente estas funcionalidades apenas serão valiosas para quem já faz livestreaming há algum tempo. Para quem se está a iniciar, o preço de entrada da Razer Key Light é elevado.

O que está incluído na embalagem?

  • 1 x Razer Key Light
  • 1 x Suporte extensível
  • 1 x Braçadeira de Mesa
  • 2 x Dois clipes para gestão de cabos
  • 1 x Adaptador de suporte
  • 1 x transformador + cabo de extensão
  • 6 x adaptadores para vários países
  • 1 x Guia de informação do produto

Razer Audio Mixer

A maioria parte dos microfones profissionais usam uma ligação XLR. A não ser que equipes o teu PC com uma placa de áudio com suporte para XLR, vais precisar de algum tipo de interface se quiseres usar este tipo de microfones nos teus vídeos e transmissões. É aqui que entra o misturador da Razer. É um dispositivo compacto mas com as portas essenciais para conseguires maior controlo de áudio no teu setup. A porta mais importante, XLR, está atrás e vem com opção de phantom power de 48V - nem todos os microfones XLR precisam de phantom power, mas alguns sim. Na parte traseira encontrarás também uma porta óptica e duas portas 3.5 mm, uma Line In e outra Line Out. À frente tens mais duas portas 3.5 mm, uma para ligar os auriculares e outra para o microfone dos auriculares (há headsets que com dois cabos).

Quatro ajustadores para canais de som

Se fazes transmissões em directo, então sabes que controlar o nível de áudio de fontes diferentes pode tornar-se num pequeno pesadelo. O misturador da Razer é uma solução compacta e que não vai ocupar muito espaço na tua secretária. Deste modo, podes controlar fácil e directamente o volume de quatro fontes - por exemplo, o teu microfone, a conversa de outros jogadores, a música, e misturador da transmissão. Em baixo de cada controlador de volume tens também um botão para fazer mute imediatamente ao canal. Há ainda botões para fazer mute no microfone e "Bleep" se alguém dizer um palavrão e quiseres censurar - esta funcionalidade é útil sobretudo para podcasts ou momentos em que estás a conversar com alguém.

Preamp para microfones XLR

Uma das vantagens do Audio Mixer é que vem com Preamp para microfones XLR, uma forma de aumentar a qualidade da captura sem haver distorção. Além disso, o processamento do áudio é tratado no próprio misturador, libertando recursos do PC para lidar com outras tarefas. O misturador também é compatível com microfones USB, mas não recomendamos. Para começar, o microfone precisa de ter saída 3.5 mm. Aí tens que ligar um cabo Line-In ao misturador. Funciona, o problema é que neste caso não há muitas vantagens. Não há preamp e algumas funcionalidades de processamento não funcionam. O Audio Mixer custa 259,99€ - não vale a pena comprar um dispositivo tão caro se não tens um microfone XLR decente, que seja capaz de tirar partido do misturador.

Compatível com Chroma e fácil configuração

O Audio Mixer é compatível com o sistema Chroma da Razer. Para quem já tem um setup com vários dispositivos da marca, é incrivelmente fácil configurar as definições RGB e colocar tudo a brilhar com os mesmos efeitos luminosos - é bonito. A configuração não é complicada, como podes ver na imagem, e é possível fazer uma configuração de dois PCs, para aqueles pessoas que usam um PC à parte para tratar do processo de streaming. Neste caso, apenas precisas de ligar um cabo 3.5 mm ao Line Out do Audio Mixer à porta Line In do PC de streaming. Na embalagem vêm incluídos dois isoladores de loop, que ajudam a reduzir ruídos indesejados nas ligações 3.5 mm.

O que está incluído na embalagem

  • 1 x Razer Audio Mixer
  • 1 x Cabo USB2.0 Type A para C
  • 2 x Isoladores de Loop
  • Guia de informação do produto

Conclusão

Será que estes dois dispositivos vão ajudar no teu setup de streaming? Sem dúvida. Tanto um como outro são recomendados para streamers com alguma experiência e quando bem aplicados vão trazer resultados. Dito isto, quem estiver a iniciar-se não vai precisar de produtos tão caros. Um simples anel LED e um microfone USB de qualidade bastará. O preço é a pior parte da Razer Key Light Chroma e Audio Mixer. Há bastante concorrência no mercado e não vimos nada que justificasse uma diferença de valor tão grande comparativamente a produtos semelhantes de marcas concorrentes. Os produtos apenas fazem sentido para quem quer mesmo ter um setup completo da Razer.

Prós: Contras:
  • A Key Light Chroma é altamente versátil e serve para mais do que streaming
  • Ambos os produtos são compactos e de fácil configuração
  • Compatibilidade com o sistema Chroma da Razer
  • Podes controlar a Key Light através do smartphone
  • O software do Audio Mixer expande bastante as funcionalidades
  • Preço elevado comparativamente à concorrência
  • Os cabos 3.5 mm do Audio Mixer são muito pequenos

Descobre como realizamos as nossas análises, lendo a nossa política de análises.

Marcado com
Sobre o Autor
Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Comentários