Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Razer Kaira Hyperspeed review

Vamos jogar ao descobre as diferenças.

Num mundo dominado pelo consumo e pela necessidade de lançar regularmente novidades, é cada vez mais difícil perceber as diferenças de novos produtos. O Razer Kaira Hyperspeed é um exemplo disso. Neste momento, a gama de headsets da Razer compatíveis com a PS5 é composta por quatro produtos: Kaira X, Kaira, Kaira Hyperspeed, e Kaira Pro. Se me permitem a parvoíce... kairago, tantos headsets!

Afinal, qual destes é deves escolher? As diferenças vão além do preço. Nesta review, vamos ver os prós e contras do Kaira Hyperspeed, um headset sem fios com ligação 2.4 GHz e Bluetooth.

As diferenças do Kaira Hyperspeed

Se colocares o Kaira ao lado do Kaira Hyperspeed, é difícil encontrar as diferenças. A primeira é que o Kaira Hyperspeed é um produto oficialmente licenciado para a PlayStation 5 e conta com o logótipo da marca gravado nas laterais. Em efeitos práticos, a licença não traz nenhuma vantagem além do marketing, porque o Kaira e o Kaira Hyperspeed funcionam exatamente da mesma forma: são ligados à consola por um dongle USB-C.

A maior diferença entre os dois headsets está na tecnologia Hyperspeed. É uma tecnologia proprietária da Razer, alegadamente três vezes mais rápida do que outras tecnologias de comunicação sem fio. A maior velocidade é atingida por optimização do protocolo de dados, que reduz o tempo de envio entre o dispositivo e o recetor (neste caso, o PC ou a PS5). Por outras palavras, tens um menor atraso de resposta.

Em teoria, com o Kaira Hyperspeed tens um menor atraso na receção do áudio. Sinto-me obrigado a dizer que nunca testei nenhum headset gaming em que tivesse notado um atraso perceptível do áudio. Numa perspetiva prática, e especificamente sobre a latência, não senti nenhuma diferença no Kaira Hyperspeed comparativamente a outros headsets.

Conforto e design

São três pontos em que o Kaira Hyperspeed acerta em cheio. As almofadas estão revestidas de um tecido macio e que facilita a respiração da pele. Existe espaço nas almofadas para acomodar as hastes dos óculos. E a tensão exercida pela banda para manter o headset seguro na tua cabeça é perfeito. Consegui usar o headset confortavelmente durante mais de 5 horas por dia, sem sentir pressão nas têmporas ou atrás das orelhas.

O design tem traços de minimalismo. É um headset simples, mas funcional. A banda e os suportes que prendem os auriculares são brancos. Os auriculares são pretos, com o logótipo da Razer em azul. Combina com o design da PS5, o que é importante dado tratar-se de um produto licenciado.

Os botões estão todos embutidos nos auriculares. Do lado esquerdo temos o botão de mute para o microfone, controlo de volume, e botão de ligar / desligar. Do lado direito está o controlo do equilíbrio entre som do jogo e do chat, e um botão de emparelhamento bluetooth que também serve para trocar rapidamente de perfis de áudio. Por defeito, existe um perfil para FPS e outro com bass aumentado.

Bateria e microfone

As estimativas oficiais da Razer apontam para 30 horas de duração de bateria. Bate certo com a nossa experiência. A bateria durou uma semana, com uso diário de 5 a 6 horas por dia. É uma ótima longevidade para a bateria, tendo em conta que o headset é extremamente leve (por norma, quanto maior a bateria, mais pesado o dispositivo fica). Há headsets com mais duração, mas a partir deste ponto, não há benefícios práticos. Recarregar a bateria uma vez por semana não é um incómodo.

O microfone do Kaira Hyperspeed é do tipo cardioide, o ideal para captar o som que vem de frente. O headset também tem tecnologia de supressão de ruídos indesejados. Em baixo podes ouvir uma amostra de áudio captada neste microfone. Nota-se que a voz tem supressão aplicada e tem uma pitada de artificialidade. Não é um microfone que captura com fidelidade a tua voz. Para comunicar enquanto estás a jogar, serve.

Qualidade sonora conetividade

A maioria dos headsets da Razer usam as drivers TriForce de 50mm. O Kaira Hyperspeed não é excepção. A qualidade do som é positiva, acima da média para os headsets gamer desta gama. O som é equilibrado e o volume máximo é mais do que necessário. Podes sempre fazer ajustes ao equilíbrio do som através do software da Razer e alterar os perfis disponíveis.

Este headset tem dois tipos de ligação sem fio. A primeira é a ligação 2.4 GHz, que funciona através do dongle USB-C. A segunda é a ligação Bluetooth. É possível ter o headset ligado a dois dispositivos em simultâneo - à consola e ao telemóvel, por exemplo. Assim, podes estar a jogar e atender chamadas sem a necessidade de tirares o headset da cabeça

Preço e considerações finais

No harware, o preço é sempre uma das variáveis mais importantes. O Razer Kaira Hyperspeed custa €159.99 (é o preço marcado no site oficial da Razer). O headset tem várias qualidades, mas o preço é descabido, particularmente na Europa (o preço nos Estados Unidos são $129,99). Os materiais, principalmente a abundância de plástico, não correspondem com o preço. O microfone, ainda que seja funcional, podia ser melhor.

Prós: Contras:
  • Qualidade sonora das drivers TriForce 50mm
  • Leve e confortável para longas sessões
  • Pode ser ligado à consola e telemóvel ao mesmo tempo
  • Design que combina com a PS5
  • O excesso de plástico na construção pode ser uma debilidade a longo prazo
  • O microfone podia ser melhor
  • Preço exagerado

Read this next