Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

AOC GM510 - Um rato esburacado que não esburaca a carteira

É leve como uma pena.

O AOC GM510 é um excelente exemplo de como usar o design para reduzir o peso e aumentar eficácia de um rato gaming. Quando olhas para este rato, a primeira coisa que salta à vista são os múltiplos furos irregulares na parte superior e laterais. Faz lembrar um pouco uma teia de aranha, em que os furos convergem para o centro, onde está o logótipo da AOC.

Ultra leve

Os furos não foram implementados apenas para atingir uma estética diferente dos demais ratos, ajudam a poupar peso. Assim que pegas no rato, a sua leveza é inacreditável. São apenas 57 gramas (sem contar com o fio USB), um valor que a marca conseguiu atingir ao tornar metade da estrutura do rato oca.

Toda a parte electrónica, essencial para o rato funcionar, está na parte da frente, debaixo dos botões principais. Na parte traseira, não há nada, apenas um LED RGB que espalha luz pela estrutura perfurada. A cor do LED fica vermelha por padrão. Supostamente, há suporte para 16,8 milhões de cores, mas não descobri como alterar para outras cores (há efectivamente uma mudança momentânea de cor quando trocas o DPI, mas depois volta a vermelho).

Sensor de 16 000 DPI

Apesar de pertencer à categoria dos "pesos pena", o AOC GM510 esconde um sensor potente debaixo da sua estrutura. O sensor de 16 000 DPI tem precisão suficiente cumprir todas as tuas necessidades, seja qual for o teu jogo predilecto. A sensibilidade dependerá sempre do tipo do jogo e também do tamanho do ecrã que estás a jogar. No meu caso, com um ecrã de 27 polegadas, a definição mais baixa de DPI foi a ideal.

No total, o rato tem seis botões. Para além dos grandes botões esquerdo e direito, tem um botão integrado na roda inserida no meio dos botões principais, outro botão para controlar as definições de DPI, e mais dois botões na lateral esquerda; por outras palavras, neste aspecto é igual a praticamente todos os ratos que encontras por aí.

É ergonómico?

A carcaça perfurada pode levantar questões relativas à ergonomia. Os furos não são desconfortáveis e, de certa forma, até ajudam a criar aderência na palma de mão. Sou uma pessoa de mãos pequenas e o rato encaixa perfeitamente comigo. Como é bastante leve, também é confortável durante muito tempo por não requerer esforço para o deslocar de um lado para o outro.

As placas deslizantes na parte inferior são suaves, ao ponto de que nem precisas de utilizar um tapete de rato. O cabo, de 1.8 m de comprimento, vem revestido em nylon maleável para maior durabilidade. Os dois botões principais não são altamente sensíveis como noutros ratos gaming mais caros, embora isto não seja propriamente um ponto negativo — é mais uma questão de preferência pessoal.

AOC GM510 review - Preço, especificações, e conclusão

Este rato custa cerca de 40 euros nas lojas portuguesas. É um bom preço para aquilo que oferece e uma alternativa séria para quem procura um bom rato gaming sem gastar muito dinheiro. Comparativamente a ratos mais caros, nota-se pequenos cortes em alguns materiais (por exemplo, não há borracha aderente nas laterais) e a qualidade do plástico é menor. Todavia, no mais importante — o desempenho, cumpre rigorosamente o seu trabalho. É também mais leve do que a esmagadora maioria dos ratos disponíveis no mercado.

  • Forma: mão direita
  • Durabilidade: 80 milhões de cliques
  • Suporte para dois perfis na memória interna
  • Sensor Pixart PMW3389
  • 16 000 DPI
  • Polling Rate de 1000 Hz, 1 ms
  • Aceleração: 50g
  • Conectividade: USB 2.0
  • Peso: 98,8g (com cabo)
  • Iluminação: 16,8 milhões de cores

Descobre como realizamos as nossas análises, lendo a nossa política de análises.

Marcado com

Sobre o Autor

Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Comentários