Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Qual é o comando com menos latência desta geração?

Vídeo coloca à prova o Dualsense e o comando da Xbox Series.

A latência é um factor determinante para ser obter uma experiência ideal nos videojogos. Um jogo com muita latência pode tornar-se praticamente injogável devido ao atraso que há entre o comando introduzido pelo utilizador e a respectiva resposta na televisão.

É por isso que já quase todas as televisões recentes oferecem uma opção de "Modo de Jogo", que reduz o atraso de resposta inerente a todos os ecrãs (nota: os monitores são os ecrãs com menos atraso).

Um avanço, registado nesta geração de consolas, é a aposta no desempenho de 120 FPS, que também ajuda a reduzir o atraso na resposta dos comandos introduzidos pelo jogador. Será que isto resultamente realmente, e mais importante, qual é a consola (ou comando) que tem menos latência, o Dualsense ou o comando da Xbox Series?

O canal NXGamer publicou recentemente os resultados dos seus testes. Para medir a latência, é ligado um LED directamente ao comando e colocado em frente à televisão. Com uma câmera de 240 FPS - e sabendo a latência inerente à televisão - é calculada o atraso na resposta (observando a diferença de tempo entre o LED e a imagem da televisão).

A latência foi testada no menu das consolas e em vários jogos. No que toca à navegação nos menus, a PlayStation 5 é a consola com menos latência (média de 55.33 ms), mas a Xbox Series X ficou muito próxima com uma média de 59.50 ms. No que toca à jogos, depende de caso para caso. Há jogos em que a latência é idêntica em ambas as consolas, há outros que não.

"No que toca à jogos, depende de caso para caso. Há jogos em que a latência é idêntica em ambas as consolas, há outros que não"

Assassin's Creed Valhalla é o caso com mais disparidade. No modo de desempenho (a correr a 60 FPS), a PS5 teve uma latência média de 67.83 ms. A Xbox Series X fez melhor figura com uma média de latência de 61.58 ms. O caso repete-se em Watch Dogs Legion, em que a Xbox Series X tem menos latência (126.17 ms vs 136.58 ms).

DiRT 5 é um caso curioso. O modo de desempenho a 120 FPS regista a mesma latência em ambas a consolas (38.67 ms), mas no modo de 60 FPS, os resultados são diferentes. A PS5 tem uma média de 55.33 ms, enquanto a Xbox Series X 67.83 ms.

Em Black Ops Cold War é a PlayStation 5 que regista menos latência. Correndo a 120 FPS, a consola da Sony consegue uma média de 32.42 ms de atraso. Na Xbox Series X o mesmo modo de desempenho conta com 36.58 ms de atraso.

Nos títulos retro-compatíveis os resultados são mais uma vez parecidos. Foram testados Doom (2016), Battlefield 1, Star Wars Jedi Fallen Order e Red Dead Redemption 2. Embora a PS5 tenha registado menos latência em Doom, a Xbox Series X registou melhores resultados em Red Dead Redemption 2.

Ver no Youtube

Read this next