Skip to main content

Quake comemora 15 anos

Série ajudou a definir o género FPS.

Quake, o jogo clássico de ação na primeira pessoa, faz 15 anos: chegou às lojas no dia 22 de junho de 1996, criado pela id Software, que conseguiu um sucesso, até maior do que o que tinha conseguido com as séries Wolfenstein e Doom.

O jogo foi criado por aqueles que são considerados os grandes nomes da indústria da atualidade como é o caso de John Carmack, que ainda trabalha na companhia, John Romero (que deixou o estúdio anos mais tarde), American McGee (que tem agora o seu próprio estúdio) e Michael Abrash (agora membro da Valve).

Para o desenvolvimento do jogo foram usadas tecnologias inovadoras, como o uso de um mundo completamente em 3D com personagens também em 3D, mapas de luz, funções de rede cliente/servidor, etc.

Carmack relembrou que o desenvolvimento foi muito duro, longo e complexo. "Foi o primeiro projeto em que realmente tive que enfrentar as minhas limitações pessoais. Queria fazer mais do que aquilo que podia com todos os avanços que estávamos a fazer ao mesmo tempo."

A série deu lugar a várias sequelas, jogos derivados, e continuar a atrair os jogadores pela sua experiência de jogo online.

Lê também